Qual a diferença entre a Igreja Batista e Presbiteriana?

Perguntado por: acavalcanti . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 16 votos

A norma batista é apostólica. A norma católica é levitica. A norma presbiteriana, em parte, é patriarcal e mosaica. São diferenças fundamentais.

Algumas diferenças entre a Igreja Católica e a Igreja Batista são: na Igreja Batista não há batismo de bebês; os líderes da Igreja Batista são conhecidos como pastores e não têm que fazer voto de celibato (podem casar e constituir família); na Igreja Batista não há imagens e estátuas de figuras religiosas.

Algumas das principais diferenças entre a igreja Pentecostal e Batista é que a Pentecostal acredita que o dom de línguas é para qualquer pessoa que tem o Espírito Santo, enquanto os Batistas acreditam que o Espírito Santo capacita cada discípulo com pelo menos um dom que deve ser usado para a edificação da Igreja.

A teologia presbiteriana tipicamente enfatiza a soberania de Deus, a autoridade das Escrituras e a necessidade da graça por meio da fé em Cristo. O governo da igreja presbiteriana foi assegurado na Escócia pelos Atos de União em 1707, que criaram o Reino da Grã-Bretanha.

Que a Bíblia editada pela Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), versão Revista e Atualizada (RA), é largamente usada pelas igrejas da IPB em todas as regiões do Brasil; 2. Que a SBB certamente tem trabalhado pela atualização periódica de suas edições, sendo também uma grande interessada neste assunto; 3.

Roberto Brasileiro Silva

O atual presidente do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil é o Rev. Roberto Brasileiro Silva, eleito no ano de 2002, reeleito em 2006, 2010, 2014, 2018 e 2022.

Os batismos na igreja Presbiteriana seguem simplesmente o padrão dos batismos descritos nas Escrituras. “Mas, o que dizer sobre ser sepultado com Cristo no batismo?", seus amigos batistas perguntam.

É IGREJA que aceita e celebra os dois Sacramentos instituídos por NOSSO SENHOR JESUS CRISTO: O Batismo (para o crente e seus filhos) e a Comunhão (Santa Ceia).

Assim como as outras igrejas de base protestante, os batistas também defendem a salvação pela graça mediante a fé, e não por obras. "E o sacerdócio universal de todos os crente, ou seja, de que não há a necessidade de um mediador para ter acesso a Deus", acrescenta o teólogo.

Cremos no batismo por imersão e na salvação através da aceitação de Jesus Cristo, como único Senhor e Salvador”, diz. A palavra batismo significa imergir ou mergulhar, e como consta na Bíblia que Jesus foi batizado por João Batista nas águas do Rio Jordão, a igreja realiza essa celebração desta forma.

Crêem na conversão pessoal de cada crente a Jesus Cristo, no exercício de sua responsabilidade individual e que é aceito pela Igreja por batismo por imersão e mediante confissão da sua fé em Jesus Cristo como salvador pessoal.

As Igrejas batistas são um movimento do cristianismo evangélico, que acredita às crenças da Igreja de crentes, incluindo o novo nascimento e batismo do crente, cuja doutrina básica é a salvação mediante a fé somente, tendo como regra de fé e prática a Bíblia Sagrada, e por princípio a separação entre Igreja e Estado.

O protestantismo pode ser subdividido em ramos, como luteranismo, calvinismo, anglicanismo, etc. Atualmente, costuma-se classificar as igrejas protestantes em pentecostais e neopentecostais.

Dentro dos tradicionais, você encontra fundamentalistas e conservadores, mas em geral, ambos os grupos vão concordar com as prerrogativas acima. Muitos batistas reformados, não são tão intransigentes na defesa desses pontos, quanto um batista chamado de tradicional.

Para as igrejas com usos e costumes, devemos nos preocupar primeiramente quais são as regras e o que posso usar. Nas igrejas mais tradicionais ou mais antigas, como por exemplo batistae presbiterianas, não existe a regra dos usos e costumes, mas existe uma doutrinas, essa, por exemplo, é liberado o uso de calça.

Cremos na existência de um Deus Trino, Todo Poderoso, vivo e verdadeiro, sem corpo, membros ou paixões, indivisível, invisível, e imutável, de infinito poder, sabedoria e bondade; Ele é um espírito puríssimo, Criador e Sustentador de todas as coisas visíveis e invisíveis.