Qual a diferença entre a gastrite e Pangastrite?

Perguntado por: ealbuquerque8 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 16 votos

Enquanto a pangastrite refere-se à inflamação de toda a mucosa do estômago, a gastrite pode ocorrer na parte inicial, final ou no meio do órgão. De modo geral, estamos falando da mesma doença que exige os mesmos cuidados e formas de tratamento.

Pangastrite é uma inflamação na parede do estômago que pode ser causada por uma infecção pela bactéria H. pylori, doenças autoimunes, consumo excessivo de álcool ou pelo uso frequente de medicamentos como aspirinas e outros remédios anti-inflamatórios ou corticoides.

A duração do tratamento dependerá muito da gravidade que a inflamação apresenta, assim como as causas da doença. Porém, na maior parte dos casos, o paciente é curado em torno de algumas semanas ou meses.

Antibióticos: se a causa da Pangastrite enantematosa leve for uma infecção por Helicobacter pylori, o médico pode prescrever antibióticos para eliminar a bactéria. Antiácidos: medicamentos antiácidos podem ajudar a aliviar os sintomas de indigestão e refluxo ácido.

- Evitar o consumo de: doces concentrados como goiabada, doce de leite, chocolate e alimentos/preparações gordurosas como frituras, maionese, salgadinhos, fast foods e temperos e molhos condimentados (pimenta, mostarda, catchup, curry, alho e cebola crus).

Ainda, a gastrite enantematosa pode ser causada pelo uso prolongado ou até mesmo incorreto de determinados medicamentos, como corticóides e anti-inflamatórios. Doenças autoimunes também podem causar a gastrite enantematosa, assim como o consumo exacerbado de bebidas alcóolicas e o tabagismo.

A gastrite enantematosa atinge uma camada mais profunda da parede estomacal. Essa inflamação pode ser ocasionada por bactérias, alcoolismo, doenças autoimunes e também pelo uso excessivo de medicamentos.

A gastrite não causa emagrecimento. O problema é que as pessoas passam a comer regularmente, e substâncias menos calóricas, mas não devem passar fome – pelo contrário, é para comer mais vezes, mas se alimentar corretamente. E por isso tem pessoas que emagrecem. Dependendo da medicação, você pode se adaptar ou não.

"O leite também não é proibido para os pacientes, mas não pode tomar o dia todo, ou uma crise pode ser desencadeada." O especialista afirma ainda que, quando a dor se instala, não é possível resolver o problema apenas com alimentação.

A gastrite é uma inflamação que ocorre nas paredes do estômago e pode ser aguda (que dura alguns dias ou menos) ou crônica (que dura até meses ou anos).

Uma pessoa com pangastrite deve seguir uma dieta com alimentos mais leves, com menos chances de lesar a mucosa gástrica. A dieta tem a finalidade de proteger a mucosa gástrica, o que facilita a cicatrização de lesões e evita seu progresso, reduzindo a hipersecreção.

Chá de camomila, água de arroz e espinheira-santa são alguns exemplos de remédio para gastrite.

Em geral, o remédio começa a fazer efeito a partir de 1 hora de seu uso, atingindo seu ponto máximo em até 4 horas. O controle da acidez pode durar por cerca de 72 horas.

Alimentos ricos em probióticos: como o iogurte natural, ajudam a eliminar a bactéria do estômago. Tomilho e gengibre: têm propriedades antibacterianas. Banana e batata: ajudam a controlar a acidez e reduzir o desconforto gástrico.