Qual a diferença entre a estrutura atômica e a estrutura cristalina?

Perguntado por: nmaia3 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 8 votos

A estrutura atômica é a estrutura que contém os átomos, podendo ser cristalina ou amorfa. A a estrutura cristalina é uma estrutura molecular organizada, onde os átomos se organizam a partir de um padrão que repete continuamente ao longo do material.

Os materiais sólidos podem ser classificados como cristalinos ou amorfos. Nos materiais ditos cristalinos os átomos se arrumam em um modelo tridimensional ordenado e é essa organização que chamamos de estrutura cristalina. Os materiais amorfos não possuem nenhuma organização regular.

Três são as estruturas cristalinas mais comuns em metais: Cúbica de corpo centrado, cúbica de face centrada e hexagonal compacta.

RETICULADO CRISTALINO: conjunto infinito de pontos discretos, que podem corresponder a átomos, ou grupos de átomos, que se repetem no espaço tridimensional (3D) com uma dada periodicidade. Pode ser chamado também de retículo ou rede cristalina.

As estruturas cristalinas são formadas a partir do arranjo ordenado dos átomos de um ou mais elementos, geralmente metálicos, unidos pelas forças de ligação dos átomos.

A estrutura cristalina consiste na forma de como átomos ou íons estão arranjados, enquanto que sistema cristalino consiste na forma que os mesmos estão ordenados; A Estrutura Cristalina de um sólido é a designação dada a um conjunto de propriedades que resultam da forma de como os átomos estão, arranjados, organizados.

As imperfeições presentes em estruturas cristalinas podem ser de três tipos básicos, quais sejam: defeitos pontuais, defeitos em linha e defeitos de superfície. Os cristais podem apresentar defeitos em pontos isolados de sua estrutura, dando lugar às imperfeições de ponto.

Um material cristalino, independente do tipo de ligação encontrada no mesmo, caracteriza- se por apresentar um agrupamento ordenado de seus átomos, íons ou moléculas, que se repete nas três dimensões.

Os metais, as ligas metálicas e alguns materiais cerâmicos constituem exemplos de materiais cristalinos.

Os materiais amorfos não apresentam forma geométrica definida, podem apresentar até certa rigidez como os sólidos comuns, mas seus átomos não se encontram em organização espacial (a nível microscópico). Exemplos de substâncias amorfas: parafina, sabões, vidro, vários polímeros (poliestireno por exemplo).

Célula Unitária é o menor agrupamento de átomos no espaço possuindo a simetria do cristal que quando repetido em todas as direções resultará a estrutura cristalina original. Sistema Cristalino é a maneira como estão relacionadas as dimensões e ângulos das células unitárias. São sete os sistemas cristalinos possíveis.

Vidro é um sólido, não cristalino, que apresenta o fenômeno de transição vítrea.

Por que estudar? As propriedades da célula unitária, muitas vezes, define as propriedades do cristal inteiro. Ex: densidade, estequiometria, morfologia do cristal. formam um padrão repetitivo ao longo da estrutura tridimensional.

Resumo

  • Rede com defeito cristalino.
  • Lacuna ou Vacância.
  • Defeitos pontuais intersticiais.
  • Defeito pontual substitucional.

Os poliedros de coordenação se combinam para formar a estrutura cristalina dos minerais. A Cristalografia é o estudo de sólidos cristalinos e os princípios que governam sua estrutura interna, seu crescimento e forma externa.

As três redes de Bravais cúbicas formam o sistema cristalino cúbico. Há um total de 7 sistemas cristalinos distintos: cúbico, tetragonal, ortorrômbico, monoclínico, triclínico, trigonal (ou romboédrico) e hexagonal, cada um caracterizado por um conjunto de operações de simetria pontual.