Qual a diferença entre a estatística descritiva é inferencial?

Perguntado por: sramires . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.6 / 5 11 votos

Podemos dizer que a principal diferença entre a estatística descritiva e inferencial é que a estatística descritiva lida com a descrição e o resumo dos dados, enquanto a estatística inferencial lida com a generalização dos resultados da amostra para a população em geral.

Estuda as relações entre possíveis variáveis que podem contribuir para o efeito. Trata-se de coletar uma amostra representativa da população e a partir desta amostra, obter conclusões a respeito da população. Nesse tipo de análise pressupõe-se amostragem probabilística.

A estatística descritiva é caracterizada pela organização, análise e apresentação dos dados, enquanto a estatística inferencial tem como característica o estudo de uma amostra de determinada população e, com base nela, a realização de análises e a apresentação de dados.

A inferência estatística utiliza o método estatístico em dados amostrais e tira conclusões sobre a população de interesse, descrevendo-a ou testando hipóteses. Em outras palavras: A inferência estatística é um processo de inferir características de uma população por meio da observação de uma amostra.

Resumindo, a inferência estatística é feita quando se estabelecem conclusões para a população com base nos dados de uma amostra e no resultado de um teste estatístico.

A estatística descritiva, cujo objetivo básico é o de sintetizar uma série de valores de mesma natureza, permitindo dessa forma que se tenha uma visão global da variação desses valores, organiza e descreve os dados de três maneiras: por meio de tabelas, de gráficos e de medidas descritivas.

A Estatística Indutiva ou Inferência Estatística, baseando-se nos resulta- dos obtidos da análise de amostra de uma população, procura inferir ou estimar as leis de comportamento de toda a população. Técnicas por meio das quais são tomadas decisões sobre uma população com base na observação de uma amostra.

A estatística está dividida em três áreas que se complementam: estatística descritiva, probabilidade e estatística inferencial.

O que significa inferência:
Inferir é deduzir um resultado, por lógica, com base na interpretação de outras informações. Inferir também pode significar chegar a uma conclusão a partir de outras percepções ou da análise de um ou mais argumentos.

A Estatística Inferencial pode ser subdividida em: estimação (por ponto ou por intervalo) e teste de hipóteses.

A principal diferença entre população e amostra é que a população é o conjunto completo de todos os elementos que estão sendo estudados, enquanto a amostra é uma porção selecionada dessa população.

Por amostragem, ou seja, selecionando alguns elementos da população. Assim, a estatística divide-se em duas grandes áreas: Estatística Descritiva e Estatística Indutiva ou Inferencial.

As medidas de dispersão dentro da estatística descritiva nos permitem avaliar se os dados estão distribuídos de acordo com o padrão desejado. O grande objetivo para isso é encontrar um valor que resuma a variabilidade de um conjunto de dados.

Estatística Descritiva e Estatística Inferencial.

Estatística descritiva: é o ramo da estatística que se concentra na coleta, organização, análise, interpretação e apresentação de dados. Estatística inferencial: é o ramo da estatística que se concentra na generalização a partir de amostras para inferir informações sobre uma população.

O número de objetos (ou de dados) de uma população é o tamanho da mesma, sendo geralmente representado por N. uma população pode ser finita ou infinita. A população finita possui um número limitado de objetos (ou de dados).

Veja um exemplo de estatística inferencial: se você deseja saber se a altura média dos alunos da escola é maior do que a altura média dos alunos de outra escola, a estatística inferencial pode ser usada para testar essa hipótese usando um teste t de amostras independentes, em dados coletados das duas escolas.

Já na estatística inferencial estamos sempre interessados em utilizar as informações de uma amostra para chegar a conclusões sobre um grupo maior, ao qual não temos acesso. Nesse sentido, uma ferramenta muito utilizada na estatística inferencial é a probabilidade.

As duas principais escolas de inferência são a inferência frequencista (ou clássica) e a inferência bayesiana. A inferência estatística é geralmente distinta da estatística descritiva.

Por fim, enquanto a análise exploratória de dados busca resolver problemas e trazer soluções que vão orientar as etapas de modelagem, a análise descritiva, como seu próprio nome diz, visa apenas a fazer uma descrição minuciosa da base de dados em questão.