Qual a diferença entre a carne de boi e de vaca?

Perguntado por: dfernandes4 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 5 votos

A carne de bois e vacas são praticamente equivalentes, com a exceção de que os bois têm um pouco menos de gordura e mais músculo, quando criados em condições iguais.

Isso porque é o tecido conjuntivo que determina o grau de rigidez de um pedaço de carne crua. Quanto mais o músculo se move, maior a proporção desse tecido; quanto mais velho o animal, mais rígido ele se torna. A carne de porco, por exemplo, tende a ser mais macia que a de boi porque o porco é abatido mais jovem.

A costela de Vaca tem a gordura mais amarelada, devido a lactose gerada pelo animal. - Outra diferença clara, é na maciez da carne. A costela de boi é mais macia, pois o boi é abatido mais cedo do que a Vaca.

O boi gordo sempre vale mais do que a vaca. Além de “render” mais ao longo do processo industrial, diluindo custos fixos, a carne do boi gordo (em função de tamanho de peça e acabamento) consegue acessar mais facilmente os mercados mais exigentes.

Ambos os nomes se referem ao macho da vaca, no entanto, o touro corresponde a um animal que ainda tem capacidade reprodutiva. Enquanto isso, o boi é aquele que já foi castrado. Ou seja, um boi já pode ter sido um touro, e um touro pode vir a se tornar um boi.

A carne de bois e vacas são praticamente equivalentes, com a exceção de que os bois têm um pouco menos de gordura e mais músculo, quando criados em condições iguais.

Além da picanha, outros cortes bovinos são ideais para o preparo em churrasqueira, como a maminha, costela e alcatra. Um fator que influencia na qualidade da carne é a raça do animal. No quesito maciez e sabor, as carnes mais nobres, como as da raça britânica Red Angus, são campeãs.

Mesmo na observação à vista, sendo mais evidentes as linhas de textura muscular na carne do boi, tanto antes como depois de cozinhada. Também o sabor parece mais intenso e afirmativo, enquanto na vaca é mais harmonioso, a textura mais macia e o corte de aspecto mais marmoreado. Qual é melhor? São ambas maravilhosas!

Isso porque a cadeia de produção de carne bovina tem uma série de particularidades. Não é possível aumentar e diminuir a quantidade de bois no pasto tempestivamente, a depender do nível de demanda. O tempo de gestação das vacas é de cerca de 9 meses.

Carne bovina velha normalmente pode ter uma textura viscosa ou pegajosa, que é um sinal de que as bactérias começaram a multiplicar-se sobre a sua superfície. Se você verificar qualquer tipo de elemento estranho na carne ou se ele tem áreas pretas ou verdes, isso significa que algum microorganismo começou a crescer.

Sim, porque se alguma coisa se torna corriqueira, comum ou ordinária a gente pode dizer que se tornou carne-de-vaca.

O quarteto das melhores carnes bovinas são: filé mignon, contra filé, picanha e alcatra, no entanto, há outras carnes de ótima qualidade e mais em conta no açougue! Em sua maioria, localizadas na região traseira e dorsal do boi.

Filé-mignon

Filé-mignon: peça macia para grelha
O corte conhecido como o mais macio e tenro em carnes bovinas é retirado próximo ao contrafilé, e é uma parte mais nobre dessa área.

boi wagyu

A raça de boi wagyu veio do Japão e a sua carne é considerada a mais saborosa e mais cara do mundo. No Brasil, o quilo da picanha pode chegar a R$ 1.800.