Qual a diferença entre a Base Nacional Comum Curricular e o currículo da escola?
A Base estabelece as aprendizagens essenciais a serem desenvolvidas pelos alunos em cada etapa da Educação Básica e o currículo define o conjunto de decisões que possibilitam materializar tais aprendizagens, tais como a contextualização dos conteúdos, as estratégias educacionais, a forma de organização dos componentes ...
O que é o currículo da escola?
O que é o currículo escolar? O currículo escolar é a base da prática pedagógica, que envolve os conteúdos que serão estudados, as atividades realizadas e as competências a serem desenvolvidas, com o objetivo da formação plena dos estudantes.
O que a BNCC afirma sobre o currículo escolar?
A BNCC não é currículo
A BNCC é o ponto de partida para a construção dos currículos, pois estabelece as aprendizagens essenciais que todos os estudantes têm o direito de desenvolver ao longo da Educação Básica.
Quais são as características da Base Nacional Comum Curricular?
A BNCC não possui um currículo fixo, mas se constitui teoricamente como uma ferramenta para orientar a elaboração de um currículo específico para cada unidade de ensino, considerando as características regionais, sociais e culturais.
Porque a BNCC não é um currículo?
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) não é um currículo, mas sim um orientador curricular. Sendo assim, cabe às redes de ensino elaborarem seus currículos a partir dos critérios definidos pela BNCC e também pelo Regime de Colaboração entre cidades e estados.
Quais são os dois grandes eixos do currículo escolar?
Se percorrermos historicamente a teoria curricular, podemos analisar o currículo escolar a partir de dois grandes eixos: as concepções tradicionais ou conservadoras e as concepções críticas. Com origem nos Estados Unidos, tanto as visões conservadoras como as críticas influenciaram sobremaneira o campo no Brasil.
Quais são os tipos de currículo escolar?
Currículo formal (prescrito) Currículo real (em ação), Currículo oculto (implícito)
Qual é a concepção de currículo?
A visão do currículo como um texto refere-se a tudo que se escreve sobre os elementos da prática pedagógica, bem como a tudo o que se faz para desenvolvê-los nas escolas e nas salas de aulas. Ou seja, nessa concepção, incluem-se tanto as intenções relativas ao processo pedagógico como as vivências que o materializam.
Quais são os três tipos de currículos?
Vamos entender como é a estrutura de cada um.
- Currículo cronológico. Este é o tipo de currículo mais comum, em que as informações são inseridas na ordem cronológica inversa, ou seja, das mais recentes para as mais antigas. ...
- Currículo temático (ou funcional) ...
- Currículo misto.
O que não pode faltar na construção do currículo escolar?
Entre os aspectos que precisam ser indagados e reformulados no currículo estão: o prestígio em relação às disciplinas; a formação integral do aluno, o que inclui o preparo para o exercício da cidadania; e qualificação para o trabalho.
Como se dá a construção do currículo na escola?
Um currículo construído na perspectiva da Educação Integral precisa dar respostas teóricas e práticas para o por que, o que, onde, quando e como ensinar e avaliar aprendizagens. Mas não só: estas precisam estar contextualizadas a um território, oferecendo oportunidades para que os alunos se desenvolvam integralmente.
Qual é o objetivo da base nacional comum curricular?
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.
Qual concepção de currículo que orienta a BNCC?
Portanto, a Base Nacional Comum Curricular pode ser considerada um documento que visa promover (em sua teoria) a igualdade no sistema de ensino educacional, contemplando a formação integral do indivíduo e também a edificação de uma sociedade mais democrática, inclusiva, justa, criativa e ativa.
Quem é o responsável pela BNCC?
Prevista na Constituição Federal, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e de acordo com o Plano Nacional de Educação (PNE) de 2014, a BNCC foi elaborada pelo MEC, em articulação e colaboração com os estados, o Distrito Federal e os municípios, e encaminhada ao CNE, que realizou cinco audiências públicas em ...
Qual a principal diferença entre a Base Nacional Comum Curricular e os Parâmetros Nacionais curriculares exemplifique e Justifique sua resposta?
14 - Qual a diferença entre a Base e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e as diretrizes curriculares (DCN) que existiam antes? A BNCC foi elaborada à luz do que diz os PCNs e as DCN. No entanto, a Base é mais específica, determinando com mais clareza os objetivos de aprendizagem de cada ano escolar.
Como citar a Base Nacional Comum Curricular BNCC?
Como colocar a BNCC nas referências bibliográficas
Em geral, uma citação na referência bibliográfica da BNCC ficaria da seguinte maneira: “BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular.