Qual a diferença entre a babosa é a aloe vera?

Perguntado por: lbittencourt . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.9 / 5 6 votos

Para começar, já vamos esclarecer essa dúvida: babosa e Aloe Vera é a mesma coisa? Sim! Babosa, Caraguatá, Aloe Vera - pode chamar do jeito que preferir, todos esse nomes se referem a essa mesma planta medicinal, que tem origem africana e pertence à família das Liliáceas - plantas semelhantes aos cactos.

Muita gente parece não acreditar, mas não existem tipos de babosa venenosos. Pelo contrário, o uso correto do vegetal ajuda na cura de diferentes problemas de saúde, como o colesterol, e também em questões estéticas, como já mencionamos. No entanto, antes de consumir, é preciso consultar um médico!

Já uma alternativa viável para saber se é medicinal ou não, e não especificamente a espécie que pertence, é cortar a folha e deixar ela durante a noite apoiada em um papel toalha. Se de manhã a área do corte ficar vermelha, ela é medicinal. Veja na foto abaixo.

Ao mesmo tempo que a substância ajuda a reduzir a inflamação, ela também acelera a cicatrização da pele. Machucados, queimaduras e até mesmo picadas de insetos podem se beneficiar da sua ação de recuperação da derme.

Então, o ideal, para não correr nenhum risco indesejado, é usar a babosa pura. Você pode abrir a folha da babosa, com cuidado para não se espetar, retirar o gel com a ajuda de uma colher e passar direto no rosto.

Ele recomenda que, depois de colhidas, as folhas de babosa sejam lavadas e deixadas para secar na posição vertical, de um dia para o outro, justamente para "escorrer" essa substância tóxica amarela.

Contudo, fique de olho na textura, no aspecto e no cheiro. Se alguma coisa estiver “estranha”, descarte. Para conservar por ainda mais tempo a sua babosa, você pode congelar a folha inteira (também dentro de um saquinho). Desse modo, ela pode durar meses.

Efeitos colaterais e contraindicações
O consumo prolongado do suco de babosa pode causar prisão de ventre, porque o intestino pode ficar dependente da ação laxante do suco. Este suco não é recomendado para idosos e mulheres grávidas ou que estejam amamentando.

babosa-verde, Aloe saponaria (Aiton) Haw.

"Quando você vai abrir a babosa, primeiro sai o líquido amarelo. Ele é rico em aloína, mas problema é que ela pode causar efeitos laxativos e pode causar intoxicação gastrointestinal.”

Antes de aprender como usar a babosa no cabelo, é importante saber que existem mais de 300 tipos diferentes de babosa e que a mais indicada para fins cosméticos é a aloe vera. Mas relaxa, você não precisa se preocupar, pois esse é o tipo mais comum da planta e, por isso, o mais fácil de ser encontrado também!

Muitas pessoas ainda têm dúvida sobre qual é a “babosa verdadeira”, dentre as várias espécies cultivadas no Brasil. Aloe vera é relativamente fácil de ser identificada: as plantas têm as folhas mais gordinhas e macias que as outras espécies e possuem inflorescência de cor amarelo claro.

O ideal é consumir a espécie Arborescens miller, pois não possuí aloina, mas se não encontrar, é possível consumir também a Barbadensis miller, removendo completamente a toxina dela. Confira: Após higienizar a folha de Babosa, tire a casca com cuidado e retire o líquido amarelo liberado pela mesma.

Quando descascar, raspe esse gel com uma colher de sorvete (é a maneira mais fácil) ou uma colher normal. Coloque esse gel em um recipiente tampado e limpo e coloque na geladeira. Conservando na geladeira, ela pode durar até meses, e seus nutrientes permanecem intactos.

Contraindicações: a ingestão de Aloe vera é contraindicada para crianças, mulheres grávidas e durante a amamentação, pessoas que tenham inflamação no útero e no ovário, hemorroidas, fissuras anais, varizes, pedra na bexiga, cistite, disenterias, nefrite, apendicite e prostatite.

Por conta própria ou por meio de cosméticos, você pode usar babosa no rosto todos os dias sem problema. É por isso que a nossa prateleira de produtos é repleta de opções para todas as etapas da skincare, desde itens para limpeza até máscaras de hidratação.