Qual a diferença entre a ayahuasca e a jurema?

Perguntado por: esantos . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.6 / 5 17 votos

A ayahuasca resulta da longa fervura de duas plantas, o arbusto chacrona (Psychotria viridis) e o cipó mariri, ou jagube (Banisteriopsis caapi). Na juremahuasca, usa-se a jurema em lugar da chacrona como fonte de DMT (dimetiltriptamina), substância propriamente alteradora da consciência.

Na medicina veterinária popular, possui efeito cicatrizante, que serve para os animais domésticos e de grande porte. A Mimosa tenuiflora é uma espécie que possui diversas utilizações, sendo seus principais produtos a lenha e o carvão, o que afeta diretamente na exploração dos indivíduos.

A Jurema pode ser consumida através da ingestão da bebida ou do ato de fumar o cachimbo.

A Jurema gira em torno dos caboclos e dos mestres, que oferecem consolo e conselhos. A aspersão do consulente com fumaça de tabaco é rito frequente. Também característico é o consumo da jurema, bebida preparada com a raiz da árvore da jurema.

Banho de 7 ervas contém ervas: Colônia, abre caminho, alfazema, alecrim, arruda, manjericão e guiné.

Sobre a Jurema Sagrada
De acordo com o professor Parmênides, a Jurema Sagrada é de origem indígena e se mistura com partes do candomblé e do catolicismo popular. Ela surgiu no processo da colonização e inicialmente era conhecida como Catimbó.

A Umbanda tem pouco mais de 100 anos de existência no Brasil, a Jurema já estava aqui séculos antes. Esta é a primeira diferença", diz. Além disso, o sacerdote destaca que a Jurema se utiliza de elementos próprios que não são ligados às práticas umbandistas, como o cachimbo, o tronco da jurema, os mestres e encantados.

flores pequenas e brancas, aglomeradas em espigas de 4-8 cm de comprimento. fruto vagem seca, de 2,5-5 mm de comprimento, que se abre espontaneamente quando madura, dispersando 4-6 sementes. semente marrom, em forma de gota irregular, levemente achatada e brilhante, de aproximadamente 3 mm de diâmetro.

Essa planta segundo a literatura apresenta vários efeitos terapêuticos como ação antimicrobiana, antioxidante, anti-inflamatória, antiparasitária, antifúngica e cicatrizante. Os principais metabólitos ativos são flavonoides, taninos, saponinas, terpenos, fenóis e alcaloides.

A Jurema é um reconhecimento, a religião é a dos orixás. Já na Umbanda, as práticas da Jurema são entendidas como parte da religião.

Gosta de calor intenso, e por isso sua propagação em São Paulo (região Sul – Sudeste) é muito difícil, e mesmo que essa árvore cresça por aqui, perde parte das características de cor, aroma, etc. A vibração da árvore jurema, é associada aos Orixás Oxóssi, Obá e Oxalá.

O rapé de jurema branca atua mais fortemente no campo mental, acalmando os pensamentos e trazendo concentração. É utilizado pelos indígenas do Nordeste para proporcionar sonhos lúcidos e conexão com o mundo espiritual, atuando no campo mediúnico.

Jurema preta é popularmente utilizada para o tratamento de infecções, queimaduras e lesões.

Usado na medicina popular, o pó da casca de Jurema Preta é muito eficiente em tratamentos de queimaduras, acne, outros problemas da pele e esfoladelas causadas por pressão. Tem efeito antimicrobiano, analgésico, regenerador de células, febrífugo e adstringente peitoral.

Luiz Claudio Telles

Seu 'pai' é o empresário Luiz Claudio Telles, que pela primeira vez desde que assumiu o negócio da família em produção da bonecos, teve de criar uma ema.

Guia Cabocla Jurema - miçangas verde/amarela e cristal - Umbanda e Candomblé | Shopee Brasil.

Diante disso, percebe-se que na força da jurema é um banho de renovação do corpo e da alma dentro da ritualística dos encantados. O Banho na Força da Jurema foi elaborado especialmente para fortalecer a conexão com a ciência dos encantados que existe no ser humano.

Jurema, bebida ritual
Assim, valorizam-se as frutas tropicais, mas também o milho; e outros ingredientes naturais como o mel de abelha. Além disso, há as bebidas artesanais e, em destaque, a “jurema”, que é servida ritualmente para se celebrar os caboclos.

Mimosa tenuiflora

Mimosa tenuiflora (Willd.) Poir. Família: Fabaceae. Nome popular: jurema-preta, jurema, cárbon colorado (El Salvador) e tepescohuite (México) (Flora do Brasil 2020 em construção).

Para ser considerado um praticante da Jurema Sagrada, ou juremeiro, “você tem que passar por um dos rituais da Jurema, que é o batismo”, conta o mestre Lucas Souza.

Na cosmovisão juremeira os mestres e mestras espirituais são responsáveis por diferentes domínios da existência humana (saúde, amor, trabalho etc). E há os responsáveis por combater os inimigos.