Qual a diferença entre a amoxicilina e azitromicina?

Perguntado por: afigueiredo . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.3 / 5 13 votos

Uma metanálise de catorze estudos randomizados que compararam azitromicina e amoxicilina mostrou que a azitromicina apresenta eficácia comparável à da amoxicilina, esta última com ou sem o ácido clavulânico, mas com menor incidência de eventos adversos.

CONCLUSÕES: Em adultos com sinusite aguda, um curso de 3 dias de Azitromicina foi tão eficaz e bem tolerada como um curso de 10 dias de ácido clavulânico/amoxicilina. Um regime de dose significativamente mais simples e mais rápido efeito clínico foram as vantagens de Azitromicina.

Uma metanálise de catorze estudos randomizados que compararam azitromicina e amoxicilina mostrou que a azitromicina apresenta eficácia comparável à da amoxicilina, esta última com ou sem o ácido clavulânico, mas com menor incidência de eventos adversos.

PARA QUE SERVE AZITROMICINA? Infecções do trato respiratório inferior (brônquios e pulmões) e superior (nariz, faringe, laringe e traqueia), incluindo sinusite (infecção nos seios da face), faringite (inflamação da faringe) ou amigdalite (inflamação das amígdalas);

Não existe problema no uso associado de azitromicina com amoxicilina, sendo inclusive um tratamento utilizado em infecções como a pneumonia.

Quanto tempo demora a fazer efeito? A amoxicilina é absorvida rapidamente pelo organismo e os efeitos máximos apresentam-se após 1 a 2 horas a seguir à administração. Em todo o caso, é comum demorar cerca até 24 a 72 horas, de dosagem regular, para que os sintomas de infecção comecem a desaparecer.

Conheça os nomes dos 5 antibióticos mais usados para o tratamento de infecções.

  • Azitromicina. Age impedindo que as bactérias cresçam e se reproduzam, além disso ajuda em sua resultando na sua eliminação. ...
  • Cefalexina. Age destruindo as bactérias que causam a infecção. ...
  • Ciprofloxacino. ...
  • Tetraciclina.

Em um estudo com 640 crianças, 120 das quais com cultura positiva para Streptococcus pyogenes, a resistência à penicilina, eritromicina, claritromicina e azitromicina foi, respectivamente, de 0%, 0%, 1% e 12,5% [4]. A amoxicilina utilizada uma, duas ou três vezes ao dia demonstrou eficácia equivalente.

O medicamento deve ser tomado apenas uma vez por dia. Nos tratamentos com mais de um dia de duração, deve-se procurar tomar o antibiótico mais ou menos na mesma hora sempre. Se houver esquecimento, tome o comprimido assim que possível; se já estiver próximo da próxima dose, não é preciso tomar dois comprimidos.

A partir de quando a azitromicina começa fazer efeito? Todo antibiótico tem seu início de ação nas primeiras 24 horas de seu uso. Agora se está tendo febre ou outro sintoma após três dias do início do uso, procure profissional que o prescreveu para uma reavaliação.

Não. Os antibióticos não funcionam contra vírus, eles funcionam apenas em infecções bacterianas. O Covid-19 é causado por um vírus, portanto os antibióticos não funcionam. Antibióticos não devem ser usados como um meio de prevenção ou tratamento de Covid-19.

Estou com sinusite alérgica, devo tomar azitromicina? A azitromicina é um antibiótico, sua única função é matar as bactérias. A rinite alérgica não é uma doença causada por bactérias, logo a azitromicina não deve ser utilizada. Lembrando que só deve-se fazer uso de antibióticos se prescrito por um médico.

COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA? Azitromicina di-hidratada é um antibiótico que age impedindo que as bactérias sensíveis à azitromicina produzam proteínas, que são a base do seu crescimento e reprodução. Seu pico de ação é após 2 a 3 horas da administração por via oral de azitromicina di-hidratada.

A dose recomendada de Azitromicina Di-Hidratada IV é de 500 mg, em dose única diária, por via intravenosa, durante 1 ou 2 dias. A substituição do tratamento intravenoso para o tratamento oral deve ser estabelecida a critério médico, de acordo com a resposta clínica.