Qual a diferença entre a afasia e Alzheimer?

Perguntado por: emoraess . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.1 / 5 19 votos

"A afasia progressiva primária se assemelha muito à doença de Alzheimer, que também tem como suas primeiras manifestações as alterações de linguagem. A diferença é que não é tão desproporcional aos outros aspectos cognitivos - na APP, esses sintomas tendem a ser bem mais marcantes."

A afasia é um transtorno de linguagem que ocorre após uma lesão cerebral e acomete adultos e idosos. A causa mais comum é o AVC, mas também pode ser causada por tumores cerebrais, encefalites, traumatismos cranioencefálicos, entre outras.

Na fase avançada, a pessoa pode ter alucinações, dificuldade na fala e na alimentação. Além disso, pode não reconhecer mais os familiares e tornar-se totalmente dependente. Causas: Em geral, a doença de Alzheimer afeta pessoas com mais de 65 anos, mas existem pacientes com início por volta dos 50 anos.

Tipos de afasia
Dizer que tem cura ou que a pessoa volta a se comunicar como antes, isso vai depender muito de cada caso, da extensão dessa lesão e da gravidade do quadro.

Pessoas com essa forma de afasia podem falar com facilidade e com fluência, geralmente se expressam com frases longas e complexas que muitas vezes não fazem sentido no contexto da conversa, ou incluem palavras incompreensíveis, incorretas e desnecessárias.

A velocidade de progressão varia muito. As pessoas com Alzheimer vivem, em média, oito anos, mas algumas pessoas podem sobreviver por até 20 anos. O curso da doença depende, em parte, da idade da pessoa quando a doença foi diagnosticada e se a pessoa possui outros problemas de saúde.

No estágio final da doença, os sintomas demenciais são severos. Os indivíduos perdem a capacidade de responder ao seu ambiente, de manter uma conversa e, eventualmente, de controlar os movimentos.

Além disso, o quadro clínico pode se desenvolver ao longo dos anos. Receba, em primeira mão, as principais notícias da CNN Brasil no seu WhatsApp! Segundo a American Stroke Association, existem três tipos de afasia: de Wernicke (compreensiva), de Broca (expressiva) e global.

São feitos exames de diagnóstico por imagem, como a tomografia computadorizada (TC) ou a ressonância magnética (RM), para descobrir qual o tipo de lesão cerebral que causou a afasia.

O tratamento da afasia é feito pelo fonoaudiólogo.

Doença cardiovascular.
Portanto, fatores que causam doenças cardiovasculares também podem estar relacionados com um maior risco de desenvolvimento de Alzheimer e outras demências, incluindo fumar, obesidade, diabetes, alto colesterol e alta pressão sanguínea na meia-idade.

Sua pesquisa recente apresentada na Conferência Internacional da Associação de Alzheimer de 2023 destacou que o exame de sangue PrecitivityAD2 tem precisão muito alta (AUC 0,95-0,97) para identificar a patologia da doença de Alzheimer, principalmente usando biomarcadores do LCR como padrão de referência. Segundo Dr.

“Converse num ambiente tranquilo, dê mais tempo para a pessoa se expressar e compreender você. Mostre que se interessa pelo que a pessoa tem a dizer e que, apesar das dificuldades, é muito bom conversar. Use desenhos, gestos e imagens, se necessário, além de frases curtas e simples, abordando um tema de cada vez”.

Para as afasias, o tratamento envolve programas de reabilitação da linguagem, principalmente a partir da fonoterapia. A partir disso, o paciente pratica as habilidades linguísticas e diminuem as deficiências com outras formas de se comunicação. A participação da família pode ajudar na reabilitação.

Não existe tratamento específico
Não existem tratamentos à base de medicamentos que permitam reverter, abrandar ou curar a afasia progressiva primária.

Emissão de frases incompletas, sem sentido, trocas de palavras ou ainda a fala de palavras incompreensíveis estão entre os sintomas mais comuns. “Afasia não é uma doença, é um sintoma que se traduz como uma dificuldade de linguagem. Pode ser uma dificuldade na emissão da fala ou da compreensão.

Além disso, o quadro clínico pode se desenvolver ao longo dos anos. Receba, em primeira mão, as principais notícias da CNN Brasil no seu WhatsApp! Segundo a American Stroke Association, existem três tipos de afasia: de Wernicke (compreensiva), de Broca (expressiva) e global.

Tipos de afasia
A afasia é amplamente dividida em afasia de recepção e afasia de expressão. Afasia de recepção (sensorial, fluente ou de Wernicke): os pacientes são incapazes de compreender palavras ou de reconhecer símbolos auditivos, visuais ou táteis.

Atualmente, a única maneira confiável de diagnosticar a demência por doença de Alzheimer é realizar seguimento das pessoas com CCL e avaliar as mudanças cognitivas ao longo dos anos. A ressonância magnética (RM) pode detectar alterações nas estruturas cerebrais que indicam o início da doença de Alzheimer.

Problemas com a memória são mais frequentes nos casos da doença de Alzheimer. A melhor forma de diferenciar os sintomas da doença de Alzheimer do envelhecimento é prestar atenção na frequência dos esquecimentos e observar se eles atrapalham o dia a dia do idoso.