Qual a diferença entre 6000K e 6500K?

Perguntado por: amesquita . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 15 votos

Elas são diferenciadas pela temperatura da cor da luz que emitem, medidas em Kelvin (K). A lâmpada fria possui a temperatura entre 6000K e 6500K e emite uma nuance mais azulada. Já a lâmpada quente emite um tom mais amarelo de luz e a sua temperatura está entre 3000K e 3500K.

Na indústria é aconselhável a temperatura 6000K (Luz Branca). Apesar de poder ser utilizada em todos as aplicações e estar cada vez mais na moda, a temperatura 4000K (Luz Neutra) é a mais adequada para comércio ou escritórios.

Indicada para cozinhas, instalações sanitárias, lavanderias, escritórios, home offices, além dos demais ambientes para atividades com níveis moderados de atenção.

Por exemplo: um kit xenon 8000K (2550 lumens) iluminará menos que um de 6000K (2800 lumens). A diferença não é tão visível a olho nu, porém, em qualquer tonalidade, o kit xenon iluminará cerca de 3 vezes mais que uma lâmpada halógena comum.

A lâmpada fria possui a temperatura entre 6000K e 6500K e emite uma nuance mais azulada. Já a lâmpada quente emite um tom mais amarelo de luz e a sua temperatura está entre 3000K e 3500K. Entre essas duas tonalidades que são mais populares existe a lâmpada neutra, que é levemente amarela e está entre 4000K a 4500K.

"As lâmpadas halógenas são de 20% a 60 % mais eficientes que as incandescentes, com uma vida útil por volta de 5.000 horas", diz o engenheiro eletricista. Fluorescente: Com uma eficiência 80% maior que a da lâmpada incandescente, essa opção é uma escolha certa para quem quer economizar.

Faróis comuns emitem 3.200 K (amarelada), a Resolução CONTRAN 384/2011 define o uso de lâmpadas para faróis que emitem luz amarela (de 2800 K a 3200 K) ou luz branca até 4200 K.

Quanto mais alta a TEMPERATURA de cor, mais clara é a tonalidade de COR da luz. Ex: 2700k ela irradia cor amarela; 4000k irradia cor neutra; 6500k, irradia cor branca.

É importante lembrar também que a luz branca fria tem muito mais intensidade (ou, vamos dizer, claridade) do que as outras e por isso é muito usada quando precisamos de uma boa visibilidade para a leitura ou para o foco em alguma atividade, mas é sempre bom ter cuidado, porque o excesso pode causar desconforto.

Segundo especialistas, não há diferenças no que diz respeito à eficiência energética no uso de iluminação quente ou fria. Isso dependerá muito mais do modelo de lâmpada em si do que do tom.

Ambientes técnicos e de trabalho
Para ambientes que exigem maior atenção, como cozinhas, áreas de serviço, escritórios e home offices, é recomendado o uso da luz branca fria. Afinal, é a mais indicada para que os usuários do espaço se mantenham alertas durante o desempenho de suas tarefas.

Se a luz ambiente não for possível opte por luzes amarelas, elas são as que menos cansam os nossos olhos por se assemelharem à luz do sol. Preferencialmente, é muito bom que a luz venha de lado para não dar reflexo na tela, como acontece em varandas, sacadas e quintais.

Crescemos escutando que a luz branca economiza e a luz amarela consome mais energia; a luz branca ilumina muito mais e a amarela esquenta. Isso é um mito. Isso acontecia porque antigamente a gente tinha dois tipos de lâmpadas, a fluorescente (fria) e a incandescente (quente), que realmente existia diferença de consumo.

A luz branca por trazer mais concentração é indicada para iluminação de cozinha, home office, áreas de estudo e trabalho. Já a luz amarela é recomendada para quartos, sala e varanda.

Lâmpadas de LED são melhores do que as de xênon? Verdade. O consumo de energia de lâmpadas de LED é menor do que as de xenon. Além disso, em geral elas possuem melhor performance com mais luz, duram mais e têm temperatura de cor maior, com luzes mais brancas.

Lâmpada Led Bulbo 40w 6500k é uma lâmpada com excelente eficiência luminosa de 90lm/W, fluxo luminoso de 1800 lúmens, e indicada para ambientes internos.