Qual a diferença entre 190 e 181?

Perguntado por: rpires3 . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.6 / 5 13 votos

A população conta com dois telefones para o atendimento de ocorrências policiais, o 190, da Polícia Militar, e o 181, da Polícia Civil.

no atendimento a acidentes de trânsito com pessoas feridas ou com crimes de trânsito; quando houver atividade suspeita com pessoa ou veículo que possa estar envolvido em crime; em situações graves que necessitem de intervenção imediata da Polícia Militar.

O número 190 é utilizado, primordialmente, em situações nas quais um crime com potencial risco à vida, integridade física ou patrimônio ocorreu ou está em andamento. A ligação é recepcionada e, o mais breve possível, despachada para uma equipe da Polícia Militar que está nas proximidades da ocorrência.

Como funciona
Com a garantia do anonimato, o cidadão quando entra em contato com o Disque-Denúncia (181), é atendido por pessoas devidamente treinadas e capacitadas. Ao passar todas as informações sobre a denúncia ele recebe uma senha que o permite complementar a denúncia com novos dados.

A Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180 presta uma escuta e acolhida qualificada às mulheres em situação de violência. O serviço registra e encaminha denúncias de violência contra a mulher aos órgão competentes, bem como reclamações, sugestões ou elogios sobre o funcionamento dos serviços de atendimento.

Através deste site podem ser feitas as denúncias relacionadas abaixo. Outros crimes deverão ser denunciados através do telefone 181.

O Disque Direitos Humanos - Disque 100 é um serviço disseminação de informações sobre direitos de grupos vulneráveis e de denúncias de violações de direitos humanos.

É possível efetuar denúncia através do site da Secretaria de Segurança Pública no ícone WEB DENÚNCIA, ou através do telefone 181 Disque Denúncia, ou ainda, se dirigir à Delegacia de Polícia mais próxima para obter informações. Lembrando que em casos de emergência ligue para o 190 e acione a Polícia Militar..

O 190 quando vc liga aparece os dados do seu telefone, pois é um número de emergência e não de denuncias, então ele não é sigiloso, mas não é qualquer pessoa que poderá ter acesso ao seu número, pois a policia não sai distribuindo os números para qualquer pessoa. O 181 é totalmente sigiloso.

Por decisão da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o código 194 será atribuído à Polícia Federal em todo o País.

A Polícia Militar (PM) segue nas ruas fiscalizando, mas as pessoas também poderão denunciar, entretanto com muitas ligações para o número 190, o sistema está sobrecarregado e a alternativa é o aplicativo PMSC Cidadão.

Em caso de urgência, emergência, ou até mesmo agressão, deve-se ligar 190, pois em caso de flagrante, a polícia pode entrar e intervir imediatamente.

190: Deserção Especial. O Estado tem o dever-poder de punir as condutas que lesem bens jurídicos relevantes, notadamente as condutas lesivas que envolvem a relação dos militares com a Administração Pública Militar.

Publicada hoje no Diário Oficial do Executivo, a lei 6.883 autoriza o governo estadual a implantar o serviço de mensagens por telefone celular (SMS) como meio de comunicação com os telefones de emergência da Polícia Militar (190) e do Corpo de Bombeiros (193).

Para trabalhar ali, é necessário passar por testes e entrevistas. Nesse processo são eliminados os considerados de pavio curto. “De cada cinqüenta que tentam, apenas vinte costumam passar”, afirma a soldado Miralva de Souza Cruz, psicóloga do setor de recrutamento do Copom.

  1. POLÍCIA MILITAR. 190.
  2. BOMBEIROS. 193.
  3. POLÍCIA CIVIL. 197.
  4. DISQUE DENÚCIA. 181.

As denúncias podem ser feitas pelo telefone 156, pelo Portal SP156 ou nas Praças de Atendimento das Subprefeituras.