Qual a diferença e semelhança entre epicurismo e estoicismo?

Perguntado por: evarela . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 4 votos

A diferença fundamental entre ambas é que enquanto os Epicuristas buscavam serem felizes tendo a maior quantidade possível de bons prazeres durante a vida, os estoicos buscam o mesmo objetivo fugindo das dores e dos infortúnios, aceitando com total indiferença todas as desgraças humanas que por ventura acontecessem.

De modo geral, Epicuro não atribuía grande importância nem a vida política nem à social. Considerava o Estado como uma mera conveniência e aconselhava o homem bem avisado a que não participasse da vida pública. Diversamente do Cinismo, não propunha ao homem o abandono da civilização e o retorno à natureza.

Enquanto a concepção de realização dos estoicos reside apenas na capacidade da virtude de proporcionar contentamento, a noção epicurista de felicidade está enraizada na obtenção de bens externos, que vencem a fome e trazem a satisfação de alimento, abrigo e companhia.

O estoicismo propunha que os homens vivessem em harmonia com a natureza - o que, para eles, significava viver em harmonia consigo próprios, com a humanidade e com o universo. Para os estóicos, o universo era governado pela razão, ou logos, um princípio divino que permeava tudo.

O estoicismo defende a ideia de que o universo decorre temporalmente por ciclos que se repetem quando os astros regressam às suas posições primordiais; cada ciclo é chamado grande ano. A autossuficiência é o objetivo supremo do estoicismo, que assume como lema o adágio ascético sustine et abstine, suporta e renuncia.

Epicurismo é uma Escola Filosófica criada por Epicuro de Samos em meados do século IV a.C., no período pós-socrático, que afirma que, para atingir um estado de plena liberdade, tranquilidade e libertação do medo, o indivíduo deve manter-se em busca de prazeres moderados.

Os desejos exacerbados, por exemplo, o desejo de riqueza, são fontes de perturbações constantes, dificultando o encontro do que realmente gera a felicidade. O que leva as pessoas a viverem uma vida infeliz seria a má compreensão de suas verdadeiras necessidades e má interpretação sobre os prazeres.

A palavra estoico, em seu uso moderno, se refere a uma pessoa que é indiferente ao prazer e à alegria, assim como à tristeza ou à dor.

Por exemplo, Kant caracterizou-as como antitéticas na Crítica da Razão Prática: o epicurismo susten- taria que a vida feliz, prazerosa, é o supremo bem e que a virtude seria apenas um meio para atingi-la; o estoicismo, ao contrário, sustentaria que a virtude é o bem supremo e que a felicidade seria apenas a consciência ...

Enquanto o cinismo nega todo e qualquer tipo de luxo e opulência, o estoicismo acredita que tais coisas são indiferentes.

O epicurismo é uma corrente filosófica surgida na Grécia Antiga no século IV a.C. Segundo o pensamento pregado por seus adeptos, o estado individual de plenitude - em que o sujeito tem total liberdade, tranquilidade e está livre dos medos - está diretamente ligado com a busca pelos prazeres moderados.

Mas o que é o prazer? Epicuro faz a distinção em três tipo: naturais necessários, naturais não necessários e não naturais não necessários.

O verdadeiro prazer, o supremo bem é a serenidade e a tranquilidade do corpo e da alma. É da percepção de que a plenitude das carências já é prazer de fato que se apresenta o caminho para a boa vida, e é este o hedonismo eudemonista de Epicuro.

Ao contrário, o estoicismo opõe-se ao epicurismo: surgiu mais tarde e o contradiz.

O Estoicismo é uma escola de filosofia prática que ensina como viver uma boa vida ao focar naquilo que é possível controlar. As ideias Estoicas ajudam a reduzir a ansiedade, o estresse e a lidar com a insegurança e outros sentimentos negativos.

Fora as partes já mencionadas em At 17, pouco a Bíblia fala diretamente acerca do estoicismo. Contudo, era uma filosofia pervasiva no mundo do Novo Testamento. Os fariseus praticamente assimilaram, traduziram e adaptaram o estoicismo para sua doutrina. Sua concepção de Torá passa a ser congruente com Logos e Physis.