Qual a diferença do Xiaomi global para o indiano?

Perguntado por: amoura . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.4 / 5 7 votos

A versão indiana não é falsificada, é apenas uma versão que foi feita pra Índia mas adaptada para o Brasil. Porém, ela vem com um carregador incompatível com o padrão brasileiro e também não funciona o 4G em algumas cidades do Brasil. Cuidado ao comprar o Redmi Note 10.

Na verdade, a única pequena diferença está no suporte a bandas de rede. Felizmente, os celulares da Xiaomi com versão global aceitam as bandas 4G disponíveis no Brasil, que são 1, 3, 5, 7 e 28 — essa última não roda em todos os modelos.

A Xiaomi possui um site onde você pode consultar a autenticidade do seu aparelho e se é uma versão global ou chinesa. Para isso, entre no site oficial da Xiaomi e procure pela aba “Autenticação de produto”. Digite o código IMEI ou o número de série (S/N disponível na caixa) no espaço destinado e verifique.

A versão global costuma trazer todas as línguas e possui o português brasileiro como opção. Por sua vez, a edição internacional depende de quais idiomas foram inseridos pelo desenvolvedor na plataforma. Assim, não é difícil comprar um smartphone com a chamada “Shop ROM” e ter somente o português europeu.

Enquanto a versão Global possui basicamente todas as línguas disponíveis, pode ser que a internacional possua menos idiomas inseridos e o portugês brasileiro pode não estar na lista.

Já a versão global vem com os apps do Google pré-instalados. A versão global também deixa de lado os aplicativos chineses que vem pré-instalados na versão vendida na China. E vários desses não podem ser removidos, o que se tornaria um problema para usuários de outros países.

Um celular legítimo tem que ter nessa etiqueta os seguintes dados: número do IMEI, número de série, modelo, nome da operadora (ou BR caso seja desbloqueado), código de homologação da ANATEL e o CNPJ da fabricante. Já na caixa devem constar também o IMEI, Número de série, operadora e a frequência em que o celular opera.

Como dito anteriormente, você não terá nenhum prejuízo em termos de experiência caso opte pela versão chinesa. Terá os mesmo recursos e a língua portuguesa. Somado a isso, temos a diferença de preço, já que por se tratar de um lançamento mais recente, no mercado global o preço da Xiaomi Mi Band 7 é maior.

Uma das curiosidades engraçadas desta marca, é o seu nome. Xiaomi, em chinês, significa pequeno arroz (Xiao e mi).

tamanho da fábrica na China, na Índia são fabricados. 100 mil smartphones por dia. 100 mil smartphones por dia.

Versão Chinesa x Versão Global da Xiaomi
Já a versão global traz suporte a todas essas frequências, sendo amplamente compatível com as nossas redes de telefonia e dados. Outro detalhe é que o aparelho Global conta com uma certificação internacional, aceita pela Agência Nacional das Telecomunicações (Anatel).

A Xiaomi apresentou hoje (17) na Índia seu mais novo smartphone de entrada, o Redmi 10. Acontece que já existe um Redmi 10 sendo vendido no mercado global, que é muito diferente do modelo indiano.

NFC é uma tecnologia de comunicação sem fio presente em diversos smartphones. Seu funcionamento se difere do Bluetooth e Wi-Fi, entre outros quesitos, porque requer a aproximação de dois dispositivos.

Outra opção: Will My Phone Work? Você também pode checar no Will My Phone Work, que compara o modelo dos telefones com as bandas de rede usadas em cada país. Mas consulte com um pé atrás, já que nem sempre ele tem eficácia garantida: para a Porto Seguro Conecta, por exemplo, ele informa que não há rede 4G no país.

NFC vem de Near Field Communication, que em uma tradução aproximada quer dizer comunicação por campos próximos. Ou seja, ele só funciona de pertinho e passar em cada operação quantidades pequenas de informação. E sem problemas quanto a isso, porque ele foi criado para este tipo de troca, como pequenos pagamentos.

Muitos aparelhos da marca chinesa que ganham versões internacionais acabam chegando por aqui com as chamadas Shop ROMs, que basicamente são variantes da MIUI (a modificação da Xiaomi para o Android) traduzidas diretamente do idioma chinês de forma não oficial.

CyanogenMod é considerada a custom ROM mais popular do mundo, disponível para uma ampla gama de smartphones e tablets Android. Esta versão alternativa é altamente otimizada e projetada para oferecer a versão mais recente do Android, com maior desempenho e estabilidade.