Qual a diferença do ultrassom de 1 e 3 Mhz?

Perguntado por: lperalta . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 16 votos

O comprimento de onda de 1MHz atinge uma profundidade aproximada de 5cm e o comprimento de onda de 3MHz atinge uma profundidade no tecido de, aproximadamente, 1 a 2 cm. O equipamento deve ser usado somente sob prescrição e supervisão de um profissional licenciado.

De modo geral, utiliza-se o ultrassom de 1 MHz para aquecer tecidos e estruturas que se localizam a uma profundidade igual ou maior a 2,5 cm. Estima-se que as ondas sonoras a 1 MHz se propagam a uma velocidade de 1540 m/s em tecidos moles e 400 m/s em osso compacto.

Frequência de 3 MHz: Indicada para produzir lipólise (quebra de gorduras), aplicação direta em pós-operatórios de cirurgias plásticas e fonoforese, ou seja, a introdução de radicais/substâncias químicas nos tecidos através do ultrassom.

Aumento da permeabilidade da membrana, vasodilatação, efeito tixotrópico; Aumento da elasticidade do colágeno e atividade fibroblástica; Efeito cicatrizante e regenerativo.

As ondas sonoras emitidas pelo ultrassom 3mhz causam vibrações nos tecidos aumentando assim, a circulação do local e alterando a permeabilidade da membrana das células de gordura fazendo com que sejam reabsorvidas e depois eliminadas pelo corpo. O ultrassom 3mhz provoca três efeitos, o mecânico, o térmico e o químico.

Segundo Bioset (2001), o ultra som é indicado para tratamentos estéticos o modo contínuo onde abrangem só tecidos superficiais com frequência de 3 Mhz, para proporcionar Page 7 7 alterações circulatórias e mecânicas do tecido, proporcionando então alteração da pressão e a micro massagem.

Frequência do ultrassom terapêutico
Quanto às frequências de onda do equipamento pode ser regulado de acordo com a necessidade do paciente, varia de 0,5 a 5 MHZ, sendo que as mais utilizadas são de 1 MHZ e 3 MHZ (ABNT, 1998).

no tratamento de celulite fibrótica, em função da diminuição de vascularização e produção excessiva de tecido, o ultrassom deve ser parametrizado em modo contínuo. Dessa forma, o recurso promove a síntese-lise, remodelando a fibra de colágeno.

Ultrassom de 3 MHz: usado para tratamentos corporais e faciais; Ultrassom de 5 MHz: destinado apenas para tratamento facial; Ultrassom Microfocalizado: que pode ser utilizado para tratamentos faciais e corporais, mas é usado principalmente para tratamentos faciais.

Durante o primeiro trimestre, seu ultrassom pode mostrar a freqüência cardíaca do seu bebê, do cordão umbilical e da placenta. Este ultrassom também dirá se você tem um bebê ou múltiplos. Já no segundo trimestre, o ultrassom pode mostrar detalhes do rosto, cabeça fetal, coração, coluna, membros e abdome.

Frequências altas de 3 e 4 MHz são de acelerada absorção, específicas para tratamento de tecidos superficiais; e frequências baixas de 1 MHz penetram mais facilmente e são empregadas para tratamento de tecidos mais profundos.

Porém a frequência que é mais comumente utilizada para tratamentos estéticos é o de 3MHz por atingir tecidos mais superficiais e não alcançar estruturas como o músculo.

Quantas sessões de ultrassom são necessárias? Cerca de cinco a dez, duas vezes por semana. Duração da sessão fica entre 30 a 50 min.

Ultrassom microfocado para papada
A tecnologia pode ser utilizada para tratar a flacidez do rosto em regiões como testa, ao redor dos olhos, maçãs do rosto, em volta da boca, linha da mandíbula, papada e pescoço.

Ultrassom na estética corporal
O ultrassom microfocado é um tratamento que foi desenvolvido com o intuito de proporcionar efeito de lifting facial de forma não-invasiva e não-cirúrgica. Essa tecnologia utiliza o calor para promover a melhora da flacidez.

A frequência de um som é definida pelo número de oscilações que ele gera no meio por onde se propaga a cada segundo. A frequência é medida em Hz. Sons cuja frequência é superior a 20 mil Hz são inaudíveis pelos seres humanos e, por isso, são chamados de ultrassons.

Como funciona o Ultrassom de Alta Potência
Enquanto o ultrassom estimula a quebra das células de gordura (lipólise), a corrente elétrica potencializa essa ação e também estimula a ação dos vasos linfáticos, promovendo a eliminação da gordura através da urina.

Continuar lendo O que quer dizer MHz?