Qual a diferença do sangue da menstruação e de gravidez?

Perguntado por: aibrahim . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 20 votos

Enquanto, na menstruação, o sangue costuma ser mais intenso, avermelhado e com coágulos, o sangue na gravidez vem em menor quantidade, dura menos tempo e tem a coloração mais marrom. Na gestação, esse sangue, quando saudável, é chamado de nidação.

Sintomas da Nidação
A mulher pode sentir pequenas pontadas e leves dores abdominais, muito semelhantes às cólicas menstruais. Outro sintoma comum é o sangramento, que não chega à intensidade do fluxo de uma menstruação e geralmente é amarronzado ou rosado. Além disso, ele não dura mais do que três dias.

Em certos períodos da gravidez, o sangramento pode ser normal. Por exemplo, o sangramento até o terceiro mês de gestação (12 semanas), de coloração rosado ou marrom em pequena quantidade, este indica que está acontecendo a implantação da placenta no útero.

A menstruação marrom ou rosa também é conhecida como menstruação falsa, já que ela pode confundir muitas mulheres que ainda não sabem que estão grávidas e acham que se trata de uma menstruação comum. Importante: se apresentar sangramento em uma fase mais avançada da gestação procure um médico.

Logo no início da gestação, a mulher pode sentir cólicas muito semelhantes às da TPM e da menstruação. Porém, elas ocorrem mais abaixo do estômago ou próximas da lombar. No caso da gravidez, essas dores podem ser mais frequentes e persistirem por várias semanas, até mesmo depois do atraso menstrual.

Chamamos de nidação o processo de implantação do óvulo fecundado no endométrio, tecido que reveste a parte interna do útero. Esse processo pode causar um pequeno sangramento, o corrimento marrom, que é um indicador de gravidez e possui determinadas diferenças com a menstruação e o escape.

Sangramento vaginal fora do período menstrual podem ocorrer por vários motivos: desde uma simples troca de anticoncepcional, passando por lesões no colo do útero, até razões mais sérias, como um câncer.

No entanto, se o sangramento for muito leve (caso você só veja um pouco no papel higiênico) provavelmente pode ser considerado como sangramento de escape.

Sangramento com suspeita de gravidez
O sangue mais viscoso e amarronzado também pode ser de implantação. Esse sangramento acontece pelo excesso de muco hormonal na cérvix da mulher, como acontece no início da menstruação por causa do estrogênio.

Entre os sintomas de gravidez que a pseudociese pode produzir estão:

  • Aumento do volume abdominal.
  • Enjoos matinais.
  • Ausência de menstruação.
  • Aumento dos seios.
  • Produção de leite.
  • Sentir movimentos fetais.
  • Ganho de peso.

Os sintomas da fecundação são os da gestação, sendo os mais comuns:

  • Sensação de cólica abdominal leve entre o 6º ou 7º dia após o período fértil;
  • Surgimento de corrimento rosado após 10 a 12 dias do período fértil;
  • Cansaço e sonolência excessiva;
  • Seios inchados e doloridos.

É possível estar grávida e ter menstruado normalmente? De uma maneira muito simples a reposta é não. Depois que a mulher engravida no seu período fértil ela não menstrua mais. Em algumas situações a mulher pode ter sangramentos na gestação que são confundidos com a menstruação.

As cólicas na gestação geralmente são causadas pela distensão uterina e também dos ligamentos que sustentam o útero na parte interna do abdômen. Com o crescimento do feto, estes ligamentos se distendem para acompanhar o desenvolvimento do bebê.

Antes da menstruação: Corrimento branco pastoso antes da menstruação é natural, contando que não esteja acompanhado de mau cheiro, ardor ou coceira. Depois da ovulação: O corrimento branco pastoso depois da ovulação, representa o período fértil, por facilitar a chegada de espermatozóides no óvulo.

Muitas mulheres têm dor pélvica no início da gravidez. Dor pélvica diz respeito à dor na parte mais baixa do tronco, na área abaixo do abdômen e entre os ossos do quadril (bacia). A dor pode ser aguda ou do tipo cólica (como as cólicas menstruais) e pode ficar indo e voltando.

Para verificar a diferença entre sangramento vaginal e menstruação você deve observar o dia que o corre o sangramento, duração e o aspecto do fluxo. Se o seu ciclo for regular, a sua menstruação tem dias certos para vir, enquanto que o sangramento pode ocorrer em qualquer dia do ciclo menstrual.

Qual a cor do sangramento de escape? Na maioria dos casos, o sangramento de escape apresenta uma cor diferente do vermelho vivo período menstrual, podendo ser mais puxado para o marrom ou ainda num tom cor de rosa.

Existem vários fatores que podem provocar o sangramento vaginal anormal quando a mulher está na idade fértil, por exemplo: miomas, complicações na gravidez, alguns contraceptivos que podem causar sangramentos entre as menstruações, câncer do colo do útero, síndrome do ovário policístico, hipotireoidismo.

Pouca Menstruação é Sinal de Gravidez? Nem sempre, aliás, na grande maioria das vezes a pouca menstruação, ainda que com fluxo bem reduzido, é mesmo a menstruação e não gravidez. Por razões citadas acima, a mulher pode ter uma alteração no fluxo e, consequentemente, vir a pensar em gravidez.

Sim, por exemplo, no de urina. Por isso o ideal é fazê-lo fora do período menstrual. Mas, se for urgente, a urina pode ser colhida, adotando-se dois cuidados: assepsia na hora do exame e o uso de tampão vaginal, para o sangue menstrual não se misturar à urina.