Qual a diferença do queijo prato ou mussarela?

Perguntado por: oribeiro . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.2 / 5 16 votos

Qual a diferença entre o queijo prato e mussarela? Isso depende muito das condições de fabricação de cada queijo. O mussarela tende a ser um pouco menos gorduroso, mas no geral, ambos possuem um teor parecido de nutrientes importantes.

O queijo prato é comumente comercializado em formato retangular, apresentando uma crosta lisa, fina e textura fechada ou aberta (com pequenas olhaduras regulares lisas, brilhantes e bem formadas). Sua cor é de um amarelo-palha, tem sabor suave e consistência macia, resultado da massa semi-cozida e lavada.

O Queijo Prato Frimesa é o melhor do Brasil. Esse foi o resultado do 41º Concurso Nacional de Produtos Lácteos, realizado em 16 de Julho em Juiz de Fora – MG. O evento é promovido pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG).

Além disso, o queijo mussarela possui maiores quantidades de selênio e vitamina D. Mas, ambos são ótimas fontes de proteínas e cálcio, e um teor de gordura bem parecido. Por isso, quando se pensa em uma dieta nutricionalmente equilibrada, a escolha entre esses dois queijos faz pouca diferença.

De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Queijo – ABIQ, a preferência pelo queijo mussarela deve-se pela facilidade com que o alimento derrete quando exposto ao calor.

Na gastrite alimentos gordurosos podem piorar os sintomas clínicos. Prefira queijos com menor teor de gordura, como o cottage e a ricota.

A diretora do NYU Food Lab acredita que queijos mais duros como parmesão, pecorino ou gouda também estão entre as opções mais saudáveis, quando consumidos com moderação.

MOZZANA FS

A MOZZANA FS pode ser utilizada em substituição ao queijo mussarela tradicional, para várias aplicações, como cobertura ou recheio, tais como pizza, pastéis, salgados e produtos de panificação, em acordo com o resultado desejado.

Queijo Mascarpone

Queijo similar
Queijo Mascarpone Vitallate ou Finabel.

O queijo mussarela apesar de ter vitamina B12 e cálcio, também pode se tornar vilão se for consumido em excesso. “Ele possui quantidades significativas de sódio e gorduras saturadas, sendo que uma porção de 30 g de mussarela tem 20% do consumo diário de gordura indicada pela Organização Mundial da Saúde.

Mas o parmesão é o que tem mais gorduras dentre os pesquisados pelo instituto, com 19,42 g, seguido pela muçarela com 17,21 g, o queijo prato lanche com 17,11 g e o coalho com 16,03 g.

Prato: alto teor de sódio
“Possui maior teor de gordura e colesterol quando comparado à mussarela, ao cottage e à ricota. Possui alto teor de sódio. Seu consumo deve ser moderado”, diz Pâmela.

cottage

Com 98 calorias em cada 100 gramas, o cottage é o queijo mais magro, seguido da ricota (140kcal) e do queijo minas frescal light (160 kcal).

Queijos de búfala

Queijos de búfala e 5.
Ela, por natureza, é uma molécula menor e menos inflamatória”, explica a nutricionista. Esses tipos de queijo possuem diferentes tipos de apresentação, podendo ser comprados de corte, em pote ou até em pasta. A diferença, porém, é que o queijo de cabra é menos calórico que o de búfala.

Geralmente, quanto mais esbranquiçado menos gordurosos eles são. "Os queijos brancos sãos as melhores opções, como o cottage, queijo minas, ricota, por conter menos corantes, serem ricos em proteínas (como todos os tipos de queijos) e pobre em gorduras", explica a profissional.

Pequenas porções diárias fornecem a quantidade ideal de cálcio e fósforo. Os queijos podem servir como lanches, acompanhamentos ou até como pratos principais. Além de saboroso, o queijo é uma excelente fonte de diversos nutrientes essenciais às funções do organismo e por isso deve ser consumido todos os dias.

Segundo os nutricionistas, o ideal é comer os queijos amarelos só uma vez por semana e apenas 30 gramas. "Uma fatia de queijo muçarela, que a gente bota no sanduíche, já passa de 20 gramas, então, se você botar duas fatias, você já está passando até da cota”. A mesma quantidade vale para os queijos brancos.

parmesão

Considerado um dos melhores queijos do mundo (e muito usado na culinária brasileira), o parmesão é ótimo para incrementar pratos com massas - quando ralado em cima da macarronada, por exemplo, fica uma delícia! Também originário da Itália, esse queijo tem uma textura mais arenosa e um sabor sem igual.

Quando a borda do queijo está esbranquiçada significa que há nele mofo ou levedura. Para isso, basta lavá-la e enxugá-la. Não é recomendado comer a casca do queijo, por exemplo, a do parmesão. O queijo pode mudar de cor quando fica fora da geladeira, porque ao ser exposto ao oxigênio, ele oxida.

queijo prato

O queijo prato contém valores nutricionais parecidos com o da mussarela. Ou seja, contém uma boa quantidade de proteína, mas contém uma maior quantidade de gordura.

Por exemplo, o queijo cottage, que é conhecido como um dos mais leves, pode ajudar a aumentar a frequência da movimentação intestinal. Outros dois tipos de queijo que provavelmente não estimularão a prisão de ventre são o queijo de soja e o queijo de cabra.