Qual a diferença do Prudente para o insensato?

Perguntado por: acoutinho8 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 17 votos

Jesus demonstra que a diferença entre os dois construtores está em como lançam os alicerces de suas casas. O construtor prudente lança o alicerce de sua casa sobre a rocha, enquanto o construtor insensato lança-o sobre a areia.

Que tem o hábito de se precaver, se preparar de maneira antecipada; precavido: o sujeito prudente está sempre preparado para as dificuldades. Etimologia (origem da palavra prudente).

Para que sejamos prudentes, precisamos nos aplicar na arte evangélica do discernimento, que é dom do Espírito Santo, pois é Ele que nos ajuda a distinguir o que parece ser a vontade de Deus, mas não é; o que parece ser de Deus, mas não é d'Ele; o que parece ser bom, tem aparência de bom, mas, no fundo, não é bom.

Característica de quem demonstra sensatez, de quem age com paciência; ponderação, calma.

43 sinônimos de insensato para 3 sentidos da palavra insensato: Que não é sensato e prudente: 1 imprudente, desajuizado, leviano, desarrazoado, desassisado, descuidado, desmiolado, espeloteado, estouvado, imponderado, impulsivo, inadvertido, inconsequente, insipiente, irresponsável.

Observe que o rico insensato acreditava que teria muitos anos para aproveitar suas riquezas, mas sua vida foi exigida naquela mesma noite. Ela é importante por nos conscientizar de que devemos aproveitar cada momento e dar prioridade às coisas eternas, buscando a Deus acima de tudo.

Em Hebraico, a palavra "enêl"[1] é utilizada para o insensato, mas que significa "falta de sabedoria".

Significado de Insensata
Que se comporta com insensatez, falta de razão, de juízo; louca. substantivo feminino Quem age sem bom senso ou expressa falta de sensatez.

A prudência é a capacidade do ser humano de medir as possíveis consequências dos atos e agir com responsabilidade. A prudência implica agir de maneira justa e cautelosa, respeitando a vida e a liberdade dos outros. Por exemplo: olhar para os dois lados ao atravessar a rua. A prudência está sempre orientada à ação.

Em suma, agir com prudência compreende tanto ações relacionadas a falas quanto a movimentos, a fim de não causar danos a outras pessoas e também a você mesmo. Ou seja, é uma sensatez que faz com que a pessoa busque evitar situações que gerem perigo, inconveniências, etc.

Se você for só simples, ou seja, ingênuo como uma pomba, sofrerá danos. Em suas anotações de fé, o Bispo Edir Macedo esclarece que o prudente “se esquiva de qualquer situação que possa trazer sofrimento e trágicas consequências para a vida e para a alma”. Isso é vivido em situações do cotidiano.

Quem é prudente expressa prudência com precaução e sensatez; e é cauteloso. É alguém que se livra do perigo; que demonstra cautela; é ajuizado. Quem tem o hábito de se precaver; que se prepara de maneira antecipada é precavido. O sujeito prudente está sempre preparado para as dificuldades.

Benefícios da Prudência
Pessoas prudentes são mais assertivas em suas decisões, pois analisam as situações antes de tomá-las. O indivíduo prudente consegue focar em seus objetivos de longo prazo de forma coesa e tem mais paciência para esperar o momento certo de alcançá-los.

A pessoa prudente vê o perigo e se esconde,Mas os inexperientes vão em frente e sofrem as consequências.

A Prudência é considerada a virtude par excellence porque somente através de seu exercício é que o seres humanos podem refletir e escolher. Eis que a virtude da Prudência é a de um Saber da práxis, da ação com a qual os homens se acostumam e incorporam, se habitual e constituem sua moral.

PROVÉRBIOS 22:3 BPT09DC
O homem prudente vê o perigo e evita-o; os insensatos seguem em frente e sofrem os danos.

O azeite na Bíblia significa a presença de Deus.
O transbordar do azeite remete especificamente ao Espírito Santo. No Antigo Testamento o azeite era utilizado na unção de reis e sacerdotes.

Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa
1 Qualidade de insensato; falta de bom senso: “Isto é que me parece uma insensatez, uma estupidez.

1 descuidado, desacautelado, incauto, imponderado, irrefletido, irresponsável, desajuizado, improvidente, inconsiderado, insensato, estouvado, precipitado, precipitoso, impulsivo, arrebatado, temerário, audacioso, leviano, desatento, desleixado, negligente, insipiente, estúrdio.