Qual a diferença do profissional liberal e autônomo?

Perguntado por: dbarreto . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.5 / 5 18 votos

O autônomo não; O profissional liberal pode escolher ter ou não vínculo empregatício. O autônomo não possui; O autônomo não é regulado por órgãos ou conselhos, já o profissional liberal sim.

O trabalho formal, ou assalariado, ainda é reconhecido pela maioria da população como o desejado, mas há outras atividades econômicas ganhando força. Os profissionais liberais conquistaram visibilidade com o incremento da educação e a formalização das profissões.

Para ser um profissional liberal é preciso exercer uma atividade legalizada e regulamentada, respondendo a um conselho regional, atendendo às exigências legais e cumprindo com todos os compromissos relativos a impostos e contribuições.

MEI pode ser profissional liberal, mas não é um autônomo.

O conceito de profissãoliberal” O termo não é bom, mas tem sido tradicionalmente utilizado. O senso comum indica que tais profissionais seriam aqueles que trabalham por conta própria, sendo patrões de si mesmo. Seriam médicos, advogados, engenheiros, etc.

Desta forma, AUTÔNOMO é todo aquele que exerce sua atividade profissional sem vínculo empregatício, por conta própria e com assunção de seus próprios riscos. A prestação de serviços é de forma eventual e não habitual. Exemplo: um contabilista, que mantém escritório próprio, e atende a diversos clientes.

Os profissionais autônomos podem ser pessoas que exercem atividades econômicas com ou sem fins lucrativos por conta própria. Basicamente, é todo e qualquer trabalho em que a pessoa exerce sem manter um vínculo empregatício, ou seja, assumindo todos os riscos pelo seu serviço.

O que significa ser profissional liberal
Ter a formação acadêmica ou técnica exigida para o exercício de sua profissão. Se vincular à instituição reguladora de sua atividade profissional, por exemplo, o CRM (Conselho Regional de Medicina) ou a OAB (Ordem dos Advogados Brasileiros).

Trabalhador autônomo é a pessoa física que exerce atividade econômica por conta própria. É o prestador de serviços a outra pessoa que não tem vínculo empregatício, mas pode ter um contrato. Trabalhador informal não tem vínculo, nem carteira assinada ou qualquer tipo de contrato.

Sendo assim, o MEI acaba sendo mais vantajoso para profissionais que são autônomos, como fotógrafos, cabeleireiros, publicitários, escritores, professores, empreendedores digitais, entre outros.

Profissional liberal é a pessoa física que em caráter autônomo exerce sua atividade de prestação de serviços. Empresário é o sócio de uma empresa, que reveste-se da qualidade de pessoa jurídica para explorar também a mesma atividade de serviços.

Enquanto o MEI contribui mensalmente com R$ 55 referente ao INSS, o profissional autônomo paga, no mínimo, 11% sobre o salário mínimo vigente — considerando a quantia determinada para 2021, temos um recolhimento de R$ 121 todos os meses, ou seja, ele paga mais pelo mesmo benefício.

Autônomo pode ser MEI, legalizar o seu negócio e ter o seu próprio CNPJ. Para isso, basta atender às regras dessa natureza jurídica, como verificar se a atividade econômica exercida está entre as permitidas.

Se você está procurando quais documentos comprovam renda para profissionais autônomos, liberais ou freelancers, saiba que existem quatro formas possíveis, listadas logo abaixo.

  1. Extrato bancário. ...
  2. Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) ...
  3. DASN-SIMEI. ...
  4. Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos (Decore)