Qual a diferença do Preá para o rato?

Perguntado por: mzaganelli . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 18 votos

Diferente do que muitos pensam, não se trata de rato, mas sim do Preá, um roedor nativo da América do Sul, que mede cerca de 25 cm de comprimento, de pelagem cinzenta, corpo robusto, patas e orelhas curtas, incisivos brancos, sem cauda.

Confundidos erroneamente com ratos e popularmente conhecidos na Amazônia pelo nome de "Mucura", esses animais são na verdade uma espécie de gambá. Dependendo da região do país, os gambás também são chamados de Timbú, Saruê, Micurê, Sarigué.

Hábito de vida: Diurnas e noturnos. Características gerais: Pesam de 500 à 800g. Possuem cauda atrofiada e densa pelagem de tons castanho-escuro à cinza-claro à amarelado no dorso e no ventre tons branco-amarelados à alaranjado.

É originário das regiões Sudeste e Sul do Brasil, Paraguai, Colômbia e Argentina. Em algumas regiões do Brasil o Preá é criado e utilizado para alimentação.

O Cavia aperea é um roedor bastante comum na América do Sul. Conhecido popularmente como preá, ele mede cerca de 25 centímetros e é bem parecido com o porquinho-da-índia.

Valor. 1 R$30,00 /2 R$50,00 aceito pix. Imagens ilustrativa,pois alguns deles já foram vendidos!

chinchila

Bastante dócil e silenciosa, a chinchila é o roedor doméstico com maior expectativa de vida, podendo viver por até impressionantes 20 anos. Assim como os hamsters, as chinchilas têm hábitos noturnos e precisam de gaiolas espaçosas para que possam fazer exercícios e se manter saudáveis.

SubstantivoEditar

SingularPlural
Masculinopreápreás
Feminino

A ratazana comum é maior do que o rato negro, tem um corpo mais grosso, cauda mais curta do que a cabeça e o corpo juntos, cor mais clara debaixo da cauda, orelhas pequenas e peludas e nariz grosso. Já o rato negro tem corpo delgado, orelhas grandes, nariz pontiagudo, cauda mais longa que a cabeça e o corpo juntos.

5 – 7 anos

Hobbie-J tornou-se o rato mais inteligente do mundo depois que o seu gene NR2B, que controla a memória, foi fortalecido em laboratório, numa pesquisa feita no Medical College da Geórgia, nos Estados Unidos.

Hábitos: Espécie terrestre anda em pequenos grupos de 10 ou mais indivíduos. Não costumam caminhar a céu aberto, para evitar encontros com seus predadores, e são ágeis tanto na terra quanto na água, onde mergulham e nadam. Alimentação: Herbívoro, alimentando-se de capim.

Legumes e verduras
A primeira pode ser oferecida diariamente ao porquinho-da-índia. Já os legumes podem entrar para a dieta dia sim, dia não, ou seja, de três a quatro vezes por semana. Assim como deve ser feito com as frutas, legumes e verduras devem ser fornecidos frescos e bem lavados.

Um dos animais de estimação mais conhecidos em todo o mundo, o porquinho-da-índia, também chamado no Brasil de preá, cuí ou cobaia, tem como nome científico Cavia porcellus.

Assados no espeto e salgados, os ratos são tradicionalmente consumidos entre as refeições em localidades do centro do país.

Em Levítico 11, o Senhor fala a Moisés e Arão e estabelece quais animais podem ser comidos e quais não podem: “Você pode comer qualquer animal que tenha o casco fendido e que rumine. Há alguns que só ruminam ou só têm o casco fendido, mas não deves comê-los.

Segundo médicos ouvidos pelo portal, comer urubu não é recomendável. A ave é necrófaga – se alimenta de animais mortos – e possui bactérias de putrefação que podem provocar infecção alimentar e outros danos à saúde humana.

340 g