Qual a diferença do pneu 195 60 15 para 195 65 15?

Perguntado por: esilveira . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 14 votos

Os pneus 195/60R15, são 5% mais altos que os 195/55R15, o que na prática representa um pneu com um perfil maior. Para manter o máximo desempenho do seu veículo, o ideal é sempre preservar as medidas originais de fábrica.

Trocar, pode, com uma vantagem: o pneu mais alto deixa o carro mais macio, porque ele absorve menos as irregularidades do piso. Mas com duas inconveniências: Em primeiro lugar: quanto mais alto o carro, menos estabilidade.

Neste caso, este pneu tem a largura de 195 mm, ou 19 centímetros e meio. 65 - Perfil.

Ao reduzir o perfil, endurecemos os flancos do pneu assim como endurecemos a suspensão de maneira geral e perdemos o conforto de condução. Além disso, um perfil mais baixo é mais crítico em buracos, perdendo a capacidade de absorvê-los.

MICHELIN

Atualmente os melhores pneus para consumo de combustível na cidade são: PNEU MICHELIN LATITUDE TOUR HP. MICHELIN PRIMACY 3. CONTINENTAL POWERCONTACT.

Indice de carga e velocidade
O pneu 195/65R15 91H tem as seguintes características: os três primeiros dígitos 195 correspondem à largura do pneu, calculada em milímetros. O segundo número composto pelos dois dígitos 65 corresponde à razão entre a altura da parede lateral e a largura do pneu.

Por exemplo, quando um pneu é maior, automaticamente se torna mais pesado e o motor precisa trabalhar mais. Desse jeito, entende-se que há mais queima de combustível. Por outro lado, um carro com pneu menor gera menos gasto. O tamanho e o peso são condições que interferem diretamente nesse consumo.

Roda maior é igual a menor aceleração e mais consumo
E existe uma relação para explicar esse efeito: rodas maiores proporcionam menor aceleração e maior velocidade máxima; as menores favorecem a aceleração, mas reduzem a velocidade máxima.

Os carros com pneus mais largos são mais confortáveis para dirigir do que os automóveis com pneus mais estreitos. Afinal, os pneus mais largos geram uma maior estabilidade na condução. Isso faz com que o rolamento seja mais suave com menos trepidações. A condução fica mais confortável e gostosa dessa forma.

A resposta para a pergunta que é título do artigo de hoje é sim, isso se o tamanho em questão for a altura, e não a largura do pneu. O tamanho dele pode interferir positivamente ou negativamente na velocidade, economia de combustível e outras coisas.

Afinal, é ou não é proibido o aumento dos aros além do original? De acordo com os itens I e II do artigo 8 que consta da resolução 292 do Denatran é proibido tanto aumentar quanto diminuir o diâmetro externo do conjunto roda/pneu. Esse mesmo conjunto também não pode ultrapassar os limites externos dos para-lamas.

Largura & altura
Por exemplo, o pneu da nossa imagem é um 195/60 R15, ou seja, tem 195 milímetros de largura de banda de rodagem; a altura, ou perfil, da parte lateral tem 60% da largura do pneu, ou seja, 60% dos 195 mm, isto é, 126,75mm. 195 = largura. 60 = altura ou perfil, como esse código também é conhecido.

Sim! O uso de diferentes modelos de pneus podem alterar a estabilidade do veículo. O fato é que cada modelo de pneu é feito em um molde específico. Ou seja, cada pneu tem uma banda de rodagem diferente.

Não recomendamos realizar aleatoreamente a troca do pneu de diferente diâmetro externo, pois pode comprometer a segurança e ocasionar divergência entre a velocidade real e a do odômetro, além de comprometer o desempenho do pneu e componentes da suspensão do veículo.

Carros não podem rodar com pneus de tamanhos diferentes, salvo em algumas exceções. As dimensões dos pneus devem seguir as recomendações da montadora. Em quase todos os modelos as fábricas permitem uma variação de tamanho, tanto no diâmetro do aro quanto na espessura.

Continuar lendo Qual é a multa de 195?