Qual a diferença do Pirosca para o pirarucu?

Perguntado por: irocha . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 15 votos

O peixe de água doce chamado Pirarucu é conhecido popularmente como Arapaima ou peixe pirosca. Arapaima gigas. Sua espécie é distribuída na Bacia Amazônica, na parte setentrional da América do Sul. O Pirarucu é um peixe que habita águas rasas dos rios e lagos.

Embora a maioria da população que consome um dos peixes mais caros e conhecidos do Amazonas não tenha ideia, havia, até então, quatro espécies oficialmente definidas cientificamente do pirarucu: Arapaima gigas, Arapaima arapaima; Arapaima mapae; e o Arapaima agassizii.

Aqui, vamos falar apenas do pirarucu, que recebeu esse nome da língua tupi (em que pira significa "peixe"; e urucum significa "vermelho"), pelo fato de as escamas de sua cauda adquirirem, na época da reprodução, um tom avermelhado.

Pirarucu O pirarucu

Pirarucu. O pirarucu não podia deixar de entrar na lista dos peixes de água doce mais queridos do momento. Conhecido como bacalhau da Amazônia, o peixe, que pode atingir até 3 metros de comprimento, tem sabor suave e tem conquistado o coração dos chefs, não só em território brasileiro, mas pelo mundo todo.

piranhas

Na natureza os predadores naturais são as piranhas, especialmente quando o Pirarucu ainda é novo e pequeno. Mas, na verdade o grande risco de extinção ocorre por causa da pesca. Os pescadores se aproveitam quando os pais estão com filhotes e ficam bem próximos da superfície para ajudá-los a respirar.

A partir de 15 cm, a tilápia dificilmente é consumida pelo pirarucu, podendo ficar dispo- nível ao piscicultor, para consumo.

No entanto, não há risco quando o consumo brasileiro é considerado. Em conclusão, o potencial risco para a saúde humana só excederia os benefícios se o pirarucu deste estudo for consumido diariamente, o que não é a realidade, mesmo para as comunidades ribeirinhas que consomem outras espécies de peixes.

Os valores do quilo do peixe variam entre R$ 7 e R$ 28.

O pirarucu

O pirarucu, o peixe enorme da região amazônica, é famoso por ser o maior do mundo, mas outras espécies que se aproximam em tamanho e peso.

Aqui no Brasil, também contamos com um representante de peso na categoria de maiores peixes do mundo. O peixe piraíba é nativo do Araguaia e do rio Amazonas, mede de 2,8 a 3 metros e pesa até 300 kg.

Tem por características um corpo cilíndrico e grande com cabeça extremamente pequena em relação ao corpo, possuí escamas grandes e uma curiosidade, uma bexiga natatória grande e modificada, que permita que o pirarucu realize respiração aérea suplementando a respiração branquial.

piraiba

Você sabia que os maiores peixes de água doce, do mundo, nadam em rios brasileiros? Um deles é o piraiba (que é um peixe de água doce sem escamas, ou seja, de couro); e, o, outro, o pirarucu (que é um peixe escamamdo, isto é, com escamas). Cada um deles pode pesar cerca de 200 quilos.

Natural da região da Amazônia, o pirarucu pescado por Izael em outubro de 2022 foi encontrado no trecho do rio Grande, próximo do distrito de São João do Marinheiro, em Cardoso (SP). "Depois desse de 113 quilos, peguei um de 90 quilos e outro de 50 quilos.

tilápia

Nesse mesmo estudo, foi identificado o crescimento também da aquicultura, que representou 46% da produção total e 52% dos peixes para consumo humano. Dentre os peixes mais consumidos, a tilápia é o segundo colocado, ficando atrás apenas do atum.