Qual a diferença do pepperoni e calabresa?

Perguntado por: iqueiroz . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 18 votos

Pepperoni foi criado pelos americanos, com inspiração nos salames americanos. Já a calabresa é uma linguiça defumada 100% brasileira, com pimenta calabresa.

Pepperoni é feito de uma mistura de carne de porco e carne bovina moída e misturada com especiarias e aromas. Sal e nitrato de sódio são então adicionados como agentes de cura, que impedem o crescimento de microorganismos indesejáveis. O nitrato dá ao pepperoni sua cor avermelhada.

A principal diferença é o tempo de preparo. Segundo a chef e especialista em embutidos Mônica Rangel, o salame é curado, ou seja, não é cru nem cozido. Ele fica no mínimo três meses sob uma temperatura de cerca de 18ºC até chegar ao ponto ideal. A linguiça não tem esse processo.

O uso de pepperoni para incrementar receitas como pizza é comum, no entanto, também é comum a sua comercialização e consumo em estado puro. Utiliza-se ao menos três tipos de carnes para a produção dessa carne processada, todas em abundância no Brasil.

O pepperoni se trata de um salame seco, onde passou por um processo de maturação e cura por secagem. São adicionados químicos que protegem o salame contra bactérias maléficas. Alguns artigos dizem que sim, pode ser comido cru. Para sua segurança, sempre procure por produtos com selos: C.I.F, MAPA, SISBI e selo ARTE.

carne suína

A linguiça calabresa é o produto obtido exclusivamente de carne suína, curado, adicionado de ingredientes, devendo ter o sabor picante característico da pimenta calabresa, submetida ou não ao processo de estufagem ou similar para desidratação e/ou cozimento, sendo o processo de defumação opcional.

O pepperoni é marcado pelo seu sabor picante. Feito de carne de porco, tem o toucinho como um dos seus ingredientes. Seu nome tem origem italiana, que significa pimentão, devido ao seu sabor característico. Esse ingrediente é um dos mais queridinhos como cobertura de pizza.

Hormel Foods quer a liderança. A Sadia obteve um total de 13,4% de citações espontâneas. O resultado é uma liderança sólida em relação aos concorrentes mais próximos, Ceratti (Hormel Foods) (5,5%) e Seara (4,2%). Também foram mencionadas com porcentagem relevante as marcas Perdigão, Aurora, Frimesa e Pamplona.

Carne suína, toucinho suíno, água (4,8%), carne mecanicamente separada de suíno, carne mecanicamente separada de frango, proteína de soja (Agrobacterium tumefaciens, Arabidopsis thaliana, Streptomycies viridochromogenes e Bacillus thuringiensis) (2,2%), sal, dextrose, açúcar, proteína de colágeno suína, pimenta ...

A calabresa Santa Clara não pode faltar nas melhores feijoadas, pães, tortas, pizzas e sopas.

Os alimentos embutidos são geralmente repletos de aditivos químicos para que possam ser conservados por um tempo mais longo. Por isso, eles são altamente processados e costumam conter também conservantes, emulsificantes, estabilizantes, ligantes e demais substâncias artificiais em sua composição.

peperoni {m.}

O tipo de salame mais pedido entre os oferecidos pela Seara é o salame italiano, o tipo mais tradicional, com cortes suínos nobres e especiarias. Outro tipo de salame oferecido é o milano, com cubinhos menores de gordura e sabor mais suave. Já o hamburguês tem pimentas visíveis e sabor mais apimentado.

Respondendo de uma forma simples, o salame pode ser consumido de ambas as formas. Assim, a iguaria é frequentemente consumido crua, após passar por um processo de cura adequado.