Qual a diferença do papel 75g e 90g?

Perguntado por: hvasconcelos . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 10 votos

75g: O tipo de papel mais comum, é recomendado para uso interno ou notas fiscais, avaliações, pedidos e outros documentos simples. 90g: Gramatura mais recomendada para papel timbrado, teses, propostas comerciais, contratos, e outras situações onde há uma maior preocupação com a apresentação.

A gramatura é o peso que cada folha de papel possui, a medição para saber qual a gramatura exata é feita através da fórmula g/m². Ou seja, um papel duplex couchê 90 pesa o equivalente a 90 gramas.

A gramatura de papel diz respeito à quantidade de massa de papel por metro quadrado. Ou seja, a gramatura representa a densidade do papel. Quanto mais pesado for um papel, maior a sua gramatura.

Gramaturas de 30g a 63g
São as gramaturas mais finas de papéis, utilizadas amplamente por indústrias e fábricas. Os papéis de 35g a 55g são utilizados, normalmente, em jornais e bobinas de máquina de cartão. Já as gramaturas até 63g se encaixam em produtos como embalagens e etiquetas adesivas.

Para identificar a gramatura de papel, utiliza-se uma balança de precisão, que indica o peso do papel por metro quadrado e dessa forma, classifica-se sua gramatura. As especificações foram padronizadas pela norma ISO 536, e quanto maior for a numeração da gramatura, mais grosso será o papel.

Papel Revista
Com isso, esse papel se torna mais fino e fácil de ser manuseado, facilitando a passagem de páginas dos leitores enquanto leem ou observam as figuras de uma revista.

Papel Offset em pacotes de 250 folhas com 240 g/m², também conhecido como papel 80 kgs.

Papel Offset A4 de 56gr à 240gr - Lavoro Papel Offset.

75g: O tipo de papel mais comum, é recomendado para uso interno ou notas fiscais, avaliações, pedidos e outros documentos simples. 90g: Gramatura mais recomendada para papel timbrado, teses, propostas comerciais, contratos, e outras situações onde há uma maior preocupação com a apresentação.

A gramatura do papel é uma das mais importantes decisões na impressão de um material gráfico, a gramatura nada mais é do que o peso do papel, já que a medição é feita a partir de gramas através da formula g/m².

A gramatura do papel corresponde a massa (celulose+cargas+aditivos) que é determinada em uma área expressa em m² (peso em gramas por metro quadrado. Ex: 90 gramas por metro quadrado, 90gr/m²). Já a espessura corresponde a distância entre as duas faces do papel. Esta característica é expressa na unidade µm (Micras).

Para fazer as caixas, usamos um papel de gramatura mais alta. O mais usado é papel paraná ou o cinza. Se quiser fazer uma caixa grande, por exemplo, o ideal é que usar um papel de uma gramatura maior que 30. O material é muito barato e você pode encontrá-lo em papelarias.

150g

No caso da cartolina escolar, geralmente, encontra-se com 150g/m² ou 180g/m². O pacote de cartolina Spiral, por exemplo, é composto por 10 folhas de cores mistas (amarela, azul, branca, rosa e verde) com gramatura de 150g/m².

Como o papel duplex é mais grosso, use primordialmente para fazer caixas, sacolas e embalagens em geral. Gramaturas: De 250 a 350 g/m².

Quanto mais grosso é o tecido, maior é a gramatura dele. Geralmente a gramatura de um tecido é expressa em metros quadrados. Ou seja, é um cálculo para saber exatamente quantas gramas por metro quadrado tem aquele tecido específico. Quanto mais gramas, maior é a espessura do tecido.

Gramatura não é espessura
Já a espessura, é apenas a distância entre os dois lados de uma folha. Logo, como cada papel pode ser feito de diversos tipos de celulose, cargas, aditivos e métodos de compactação de fibras diferentes, folhas de variadas empresas e com a mesma gramatura podem apresentar espessuras diferentes.

Se a impressão for editorial, ou seja, para livros e apostilas, recomenda-se papéis fabricados com coloração levemente amarelada e com opacidade alta. Isso ajuda a evitar o cansaço visual e transparência de uma figura ou texto no verso da folha.

90g/m²

Quanto menor a gramatura, mais frágil e “transparente” serão as folhas do seu caderno. O ideal é que procure por uma gramatura entre 56 e 90g/m² se pretende usá-lo como caderno escolar ou memorando, e uma gramatura superior a 90g/m² se pretende usá-lo para desenhos.