Qual a diferença do óleo 15W40 para o 10w40?

Perguntado por: vjaques . Última atualização: 20 de maio de 2023
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No caso específico da comparação entre os óleos 15w40 e 10w40, o segundo é mais fluido em temperaturas frias que o primeiro, muito embora ambos funcionem da mesma forma em temperaturas mais elevadas.

Você deve usar 10W40 se o manual do proprietário disser que você precisa de um óleo espesso de alta viscosidade. Ou, para dirigir em uma temperatura quente, você pode usar 10W40 como seu óleo de motor ideal.

Por exemplo, se o indicado é um óleo 20W30, é permitido usar um óleo 15W40 (a viscosidade em temperatura ambiente é menor e a com o carro funcionando é maior). Já se o carro pede um óleo 5W40, não é permitido usar o 15W40. Pense sempre nessa regrinha básica e você não errará na escolha.

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  • Óleo de Motor 10W40 F1 Master SM Sintético Ipiranga.
  • Produto:
  • Óleo de Motor 10W40 F1 Master SM Sintético Ipiranga.
  • Aplicação: Citroën, Fiat, Nissan, Subaru, Peugeot, Renault, Volkswagen.
  • Especificação Técnica: • Marca: Ipiranga. • SAE 10W40, API SM.

O óleo 15w40 é recomendado para motores de alto desempenho, ou seja, perfeito para lubrificação de motores a quatro tempos. O desempenho é garantido para motores turbinados e aspirados a gasolina, GNV e etanol. Esse modelo de óleo é usado para garantir um melhor desempenho e mais proteção contra o desgaste do motor.

A letra “W” representa a palavra “Winter”, que significa inverno em inglês. Sendo assim, o primeiro número indica a viscosidade do óleo em baixas temperaturas, quando o motor ainda está em repouso. Já o segundo número aponta a viscosidade do óleo à 100 graus C°, quando o veículo já está em movimento.

o óleo mineral 15W40 deve ser trocado a cada 5.000 km; o óleo semissintético 10W40 deve ser trocado a cada 10.000 km; o óleo sintético 5W40 deve ser trocado a cada 15.000 km; o óleo sintético Longlife deve ser trocado entre os 20.000 e os 40.000 km.

Ou seja, tanto o fabricante do automóvel, quanto o do óleo recomendam trocar o óleo do motor a cada 10 mil quilômetros ou 12 meses, o que vencer primeiro.

o óleo semi-sintético 10W40 deve ser trocado a cada 10.000 kms; o óleo sintético 5W40 deve ser trocado a cada 15.000 kms; o óleo sintético Longlife deve ser trocado entre os 20.000 e os 40.000 kms, sempre dependendo e seguindo as indicações preconizadas pelo fabricante.

Roda até 120 mil quilômetros, quando respeitadas as condições de uso e as recomendações do fabricante do motor.

Uma das regrinhas divulgadas por aí, é que no caso do óleo sintético, ele deve ser substituído a cada 10 mil quilômetros.

Depende. Se o dono do carro reclamou baixa excessiva do nível de óleo ao verificar na vareta então colocar um outro um pouco mais viscoso pode ser a solução, mas existem muitos motores que vão além de 100 mil km ou 150 mil km, sem um excesso do consumo de óleo.

Shell Helix HX3 Alta Quilometragem 25W-60 é o lubrificante multiviscoso que oferece uma proteção confiável para motores antigos com alta quilometragem.

SAE 15W-40 diz respeito a um lubrificante multigraduado em que neste caso são mostrados dois conjuntos numéricos, separados por um travessão. O primeiro número é sucedido pela letra “W”, referente a “winter” (inverno, em inglês) e que indica o grau de viscosidade a temperaturas mais baixas.

Em 10W40, 10 é a viscosidade do óleo frio e 40 é a viscosidade do óleo quente (100 °C). Nesse caso, 5W40 é um óleo mais grosso do que o 10W40, mais pesado.

O óleo 5w30 é muito mais fino que o óleo 10w40 e, por outro lado, o óleo 10w40 é muito mais espesso que o óleo 5w30. A viscosidade de 5w30 em baixas temperaturas é 5, enquanto a viscosidade de 10w40 em baixas temperaturas é 10.

O preço médio de oleo 10w40 depende do que o produto oferece. Em média, um usuário conseguirá achar oleo 10w40 por valores entre R$ 32,90 e R$ 119,00.

Óleos básicos sintéticos possuem um altíssimo grau de pureza e associados a aditivos, que melhoram suas propriedades físicas e químicas, conseguem desempenhar melhor do que os óleos semissintéticos e minerais.

Podemos concluir que, se for comparado ao óleo mineral, o óleo sintético tem sua viscosidade mais constante com a variação da temperatura, ou seja, mesmo no frio intenso, não terá sua viscosidade tão elevada, assim como quando a temperatura estiver alta, sua viscosidade não cairá tanto.