Qual a diferença do milho de pipoca para o milho de canjica?

Perguntado por: avarela . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.1 / 5 20 votos

A diferença entre a pipoca comum e a pipoca de canjica é que a pipoca comum é feita a partir da subespécie de milho Zea mays everta, e a pipoca de canjica -famosa pelo saquinho rosa – é da subespécie Zea mays indurata. Outra diferença entre a pipoca comum e a pipoca de canjica é o processo de produção.

A mágica acontece quando a canjica entra em contato com o ar atmosférico. A diferença da pressão externa e a pressão interna (dentro do canhão) proporciona a expansão da canjica beneficiada que se torna de fato a pipoca.

Em uma panela leve ao fogo o óleo e deixe aquecer. Em seguida acrescente o milho e misture bem. Tampe até estourar as pipocas e reserve.

Coloque sua pipoca murcha em um recipiente que possa ir ao forno. Leve o recipiente com a pipoca murcha para o forno já desligado e deixe por 20 minutos. Pronto! Sua pipoca está crocante novamente!

Remova as palhas, lave bem o milho, corte as espigas ao meio e coloque-as na panela de pressão com água o suficiente para cobrir. Adicione uma colher sopa de sal e um fio de óleo. Feche a panela e quando começar a pegar pressão conte 20 minutos e desligue. Verifique se os grãos estão cozidos.

piruá

O grão que não estoura ao ser feita a pipoca é chamado de piruá, ou mururu. O milho cultivado para a produção de pipoca é de uma variedade especial, com espigas menores que as do milho tradicional (doce), devendo ser comercializado com teor de umidade em torno de 12 a 13%.

O Milho de Pipoca Mushroom é conhecido dessa forma por ter um formato arredondado quando estoura, parecido como um cogumelo! Esse milho também é o mais indicado para fazer pipocas doces, pipocas gourmet e pipocas estilo Chicago.

5. Qual o melhor milho para fazer Canjica? É mais comum se utilizar o milho amarelo para fazermos a Canjica, porém nada impede que você prepare-a com o milho branco, a única diferença estará no nome do prato (Mungunzá, como é conhecido no Nordeste brasileiro).

É preciso ainda ter atenção com as versões industrializadas para micro-ondas e com a pipoca vendida no cinema. Elas devem ser evitadas, pois contêm conservante e sódio em excesso, além de serem extremamente calóricas. A pipoca feita em casa pode ser saborosa e é a versão mais saudável.

Milho Branco
O branco é uma das variedades possíveis de se encontrar no Brasil. Nesse sentido, utiliza-se principalmente na produção de canjica, grãos e silagem. É o branco que dá origem ao fubá branco, ingrediente principal do angu branco – prato típico do interior de Minas Gerais.

A canjica deve ficar de molho em água filtrada na geladeira, com dois dedos de água acima dos grãos, entre 2 e 6 horas antes de cozinhar. Se ela não ficar de molho, mesmo que cozinhe bastante, o miolinho ainda vai ficar duro.

É a pipoca tipo mushroom, chamada também de bola ou cogumelo e é considerada a ideal para fazer pipoca doce. A preferência é porque a calda de açúcar tem mais superfície para aderir, formando uma bolinha crocante e o formato também evita que a pipoca quebre.

Confira 7 benefícios que a canjica pode trazer para a sua saúde:

  1. Rica em ácido fólico. A canjica é rica em ácido fólico. ...
  2. Fonte de carboidratos. ...
  3. Rica em fibras, regulando o intestino e diabetes. ...
  4. Rica em vitaminas do complexo B. ...
  5. Fonte de proteínas. ...
  6. Previne doenças cardiovasculares como o colesterol. ...
  7. Ajuda a emagrecer.

Na maior parte do Brasil, o milho branco e o amarelo são igualmente chamados de canjica. Já no Nordeste, há o mungunzá. O mungunzá é a preparação com milho branco, e a chamada canjica é amarela, bem semelhante ao curau, que é um termo pouco utilizado pelos nordestinos.

No caso da pipoca, há 07 principais tipos de milhos, geralmente conhecidos como:

  • Mushroom;
  • Butterfly;
  • Milho vermelho;
  • Milho azul;
  • Milho branco;
  • Milho doce;
  • Milho colorido.

Encher um terço de uma jarra de pipoca com piruás. Adicionar uma colher de sopa de água. Tampe a jarra e dê uma boa sacudida até que o milho absorva toda a umidade. Guarde a jarra em um local fresco e abrigado do sol.

O segredo da pipoca é o corante vermelho para dar a cor, o leite de coco dá aquele aroma e sabor que só pipoca comprada tem e a água dá brilho.