Qual a diferença do mal com l para o mau com u?

Perguntado por: lreis . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.6 / 5 15 votos

“Mau” é sempre um adjetivo usado para descrever algo ou alguém de forma negativa. “Mal”, por sua vez, pode ser um advérbio de modo, um substantivo ou uma conjunção. Como advérbio, a palavra indica que algo não foi bem feito. Na forma de substantivo, refere-se à doença, tristeza ou problemas.

Qual a diferença entre mal e mau? Mal é um advérbio, antônimo de bem. Mau é um adjetivo, antônimo de bom. Exemplo: Ele é um homem mau, só pratica o mal.

A palavra mal com “l” é antônima de bem. Portanto, para usá-la da forma correta basta lembrar qual termo é seu contrário. Exemplos: Estou me sentindo mal essa manhã.

Foi mal é a forma correta da expressão muito usada como pedido de desculpa. Essa expressão popular foi mal é sinônimo de: desculpa, perdão, sinto muito e lamento.

Menos mal é o contrário de “mais bem”. Por ser um advérbio, menos mal é invariável. Exemplos com menos mal: Ainda enjoei um pouco na viagem, mas passei menos mal do que das outras vezes.

Mau é sempre adjetivo, e significa “ruim”, “imperfeito”, que causa prejuízos. É antônimo de bom, faz o plural com maus e o feminino é má.

MAL exerce a função de conjunção quando pode ser substituído por “logo que”. Ex: Mal saí e já começaram a falar de mim. Como conjunção, a palavra também não possui flexão de número, ou seja, é invariável.

2. Mau exemplo. Algo que é tido como ruim. Um exemplo ruim que não deve ser imitado ou copiado.

Mau humor ou Mal humor? O correto é mau humor. A grafia mal humor está incorreta, assim como sua hífenização mal-humor. O mau com U é utilizado como contrário de bom.

Foi mal é a forma correta da expressão popularmente usada como um pedido de desculpa.

Mau é sempre adjetivo, e significa “ruim”, “imperfeito”, que causa prejuízos. É antônimo de bom, faz o plural com maus e o feminino é má. Ex: Aquele artista sempre fazia o papel de homem mau. Já mal, pode ser classificada como advérbio de modo, quando significa “incorretamente”, “erradamente”.

Para que os alunos consigam reconhecer a diferença de uso entre as palavras com L ou U, é importante destacar que o "U" é usado no final da palavra quando ele sozinho é tônico: baú, Jaú. O "L" é usado quando a sílaba final total é tônica: afinal, legal, moral.

Ele é um homem do mal, mas tudo pode mudar se quiser. Ela mal chegou e me disse que não queria ficar mais.

O que é Fazer mal:
Fazer-mal é uma locução verbal de uso popular que significa: desonrar, deflorar, desvirginar.

10 defeito, deficiência, deformidade, desvantagem, eiva, falha, fraco, fraqueza, imperfeição, inconveniência, mácula, mancha, pecado, problema, senão, vício. Maldade: 11 crueldade, maldade, malefício, malevolência, malfeito, malignidade, nocividade, perniciosidade, perversidade, ruindade.

O emprego correto se dá em: “Ele é bom médico” e “Ele é mau aluno”. Por outro lado, Mal e Bem podem exercer três funções distintas. Exercem a função de advérbios, modificam o estado do verbo, por exemplo: “Seu filho se comportou mal na escola” e “ele foi bem aceito no novo trabalho”.

1 - "Mal" pode ser um substantivo ou um advérbio. Como substantivo, quer dizer "aquilo que é nocivo, prejudicial" ou então "doença", "epidemia". Observe os exemplos: Sofre desse mal desde os oito anos de idade.

Você precisa saber o seguinte: mau é um adjetivo e mal é um advérbio. Isso significa que devemos escrever mau com "u" sempre que qualificar um substantivo: "mau pressentimento", "mau humor", "mau profissional", "lobo mau"...

Menos mal é o contrário de “mais bem”, por exemplo: Nenhum dos dois estavam bem, mas ela estava menos mal que ele, por isso, ele foi atendido primeiro. Menos mau é o contrário de “mais bom”, por exemplo: Este vilão é menos mau que o da novela anterior.