Qual a diferença do jaleco masculino para o feminino?

Perguntado por: nsalazar8 . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.7 / 5 2 votos

A principal diferença entre os jalecos femininos e os masculinos está nos bolsos. O jaleco masculino tradicionalmente conta com três bolsos, um no peito e outros dois inferiores. Já os modelos para mulheres podem ter apenas dois bolsos inferiores.

O jaleco deverá ter três bolsos frontais, dois na altura do quadril e um na altura do peito esquerdo, onde será bordado o nome do aluno e, abaixo dele, o nome do curso.

De acordo com a Resolução nº 2.069/2014, que tem como objetivo principal tornar mais clara à população a formação acadêmica dos profissionais que atuam na área da Saúde, os graduados em Medicina — e somente eles — deverão grafar no jaleco, antes do seu nome, o termo “médico” em letras maiúsculas.

O cinto deu lugar a uma faixa na parte de trás, que deveria cumprir sua função de ajuste. No entanto, sua utilidade acabou ficando restrita à estética da peça, sendo usada hoje em dia para pendurar o jaleco ao ombro depois da aula ou do serviço (ou para puxar o aluno que quer fugir da aula, rsrs).

O jaleco branco é considerado o uniforme dos profissionais da enfermagem e cuidadores, uma vez que é visto pelos colegas como um símbolo de respeito e está diretamente ligado à ideia de higiene e limpeza no ambiente clínico e hospitalar.

Apesar do jaleco branco ser campeão na preferência dos profissionais, em muitas profissões relacionadas a área de saúde e estética é permitido usar jalecos em cores além do branco.

Os jalecos devem ser abotoados completamente para proteger sua roupa e corpo de respingos de reagentes, sangue ou outros fluidos corporais.

Então, prefira transportar o jaleco limpo dentro de um porta-jalecos ou em um saco com fechamento do tipo ziplock.

Enquanto o nome não couber, deve-se seguir abreviando a penúltima palavra, sempre deixando sua primeira letra. O último sobrenome e o primeiro nome nunca devem ser abreviados.

Observação: Como padrão institucional, recomenda-se bordar o símbolo do curso e o nome do aluno no bolso esquerdo do jaleco e o símbolo da instituição na manga direita do referido EPI.

3) Definir se você quer o seu jaleco com botões ou com zíper. Essa é uma escolha que deve ser pensada tanto por estética, quanto por funcionalidade.

Tem sim. De acordo com a Resolução nº 2.069/2014, que tem como objetivo principal tornar mais clara à população a formação acadêmica dos profissionais que atuam na área da Saúde, os graduados em Medicina — e somente eles — deverão grafar no jaleco, antes do seu nome, o termo "médico" em letras maiúsculas.

É costume designar por doutor os bacharéis, especialmente os bacharéis em Direito e em Medicina. Nos demais casos, o tratamento Senhor confere a desejada formalidade às comunicações. Portanto, recomenda-se chamar de doutor apenas quem tem doutorado.

Algodão. Os jalecos fabricados em algodão são mais adequados para profissionais de laboratórios, e ambientes em que o fogo é utilizado, porque apresenta uma menor probabilidade de que ocorra a propagação das chamas.

A dica aqui é dar preferência aos que são mais fluídos e que caem naturalmente. Assim, eles não causam volume sob o jaleco. Entre as opções estão malhas, algodão sem elastano, seda, entre outros. Evite peças muito estruturadas ou com pregas e babados.