Qual a diferença do Intel Core para o Celeron?

Perguntado por: ghilario . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.1 / 5 11 votos

As CPUs Celeron e Pentium da Intel se diferem dos modelos mais poderosos da linha Core por apresentarem velocidades inferiores e menores avanços tecnológicos. Há modelos sem turbo, menos núcleos, pouca memória cache, nada de Hyper Threading e assim por diante.

Atualmente, a marca Intel Core é dedicada aos processadores domésticos ou corporativos da empresa que vão ser utilizados por um consumidor casual, um gamer, algum profissional de edição ou até mesmo em um computador de escritório.

Um computador com Celeron é para uso básico
Os atuais processadores Celeron podem ter 2 ou 4 núcleos e Clock médio abaixo dos 2 GHz, ou seja, são chips para desempenho pouco exigentes, como pacote Office, navegação na internet, usar e-mail, assistir vídeos.

A Intel anunciou hoje que a partir de 2023 os notebooks, com as marcas Intel Pentium e Intel Celeron serão substituídas por nomes como Processador Intel.

Processador Intel Core i9. Para quem busca alta performance, a série ideal é a i9, os modelos mais modernos de processador Intel. Essa série conta com ainda mais núcleos e threads, velocidades altíssimas e muita memória cache. Isso tudo significa desempenho avançado, mas também um preço mais elevado.

Um modelo próximo ao i3 9100F da concorrente AMD é o Ryzen 5 2600 e 2600X. Ambos são bons processadores, e como mencionado anteriormente, o modelo da AMD conta com mais núcleos e threads, porém o Intel Core i3 leva vantagem sem questionamentos.

A linha Ryzen 3 equivale a linha i3 da Intel. Um exemplo de equivalência é o processador Intel Core i3 9100F que equivale ao AMD Ryzen 3 3300X. Segundo o site UserBenchmark os dois têm desempenho semelhante. O i3 é 1% melhor no quesito FPS, enquanto o Ryzen 3 é 1% superior na velocidade efetiva da CPU.

O destaque em preço vai para o Core i3-10100F, modelo que aparece abaixo dos R$ 500 com uma certa frequência. Outro destaque é o Ryzen 5 4500, que é o mais caro do grupo, mas é o único com seis núcleos e 12 threads, tornando um forte competidor no quesito performance multithread.

Intel Core 13ª geração, codinome Raptor Lake
O aumento de desempenho é atribuído ao aumento do clock, que pode chegar até a 5.8 GHz de boost no 13900K. Além disso, as CPUs chegam com mais memória em L2 cache, entregando 2 MB de cache por núcleo de performance (P-cores) e 4 MB por bloco de eficiência (E-cores).

O processador pode ser considerado o cérebro do computador. É lá que os dados dos programas que você usa são transformados e também é o item responsável por ditar a velocidade de resposta de tudo o que quiser fazer ao utilizar a máquina.

Notebook: 5 opções com melhor custo-benefício em 2022

  • Notebook Galaxy Book Go Samsung.
  • Notebook IdeaPad Gaming 3i Lenovo.
  • Notebook Aspire Nitro 5 Acer.
  • Notebook Inspiron 15 3000 Dell.
  • Notebook VivoBook 1165g7 Asus.

O Intel Celeron G5925, por sua vez, é um modelo muito mais recente, lançado em 2020. Faz parte da 10ª geração de processadores Intel. Dos quatro que vamos falar nesta lista, ele é o com melhor custo-benefício e melhor performance.

Particularmente considero o i3 superior em vários aspectos por ser um processador mais moderno. Alguns dos pontos positivos do i3 em relação ao Core 2 Duo: - Maior memória cache que representa maior desempenho; - Menor (32nm contra 45nm) que significa maior performance, menor consumo e aquecimento reduzido.

Numa comparação direta com os demais produtos da Intel, os Pentium ficam abaixo dos Core i3 e acima dos Atom e Celeron. Entretanto, a margem de diferença entre um Pentium qualquer e um processador atual da Intel pode variar: um Pentium mais recente pode rivalizar com um Core i3 ou mesmo Core i5 de gerações anteriores.

Processadores Intel® Core™ i3. Esses processadores econômicos oferecem o desempenho de que você precisa para jogos, multitarefa e produtividade de todos os dias.

A marca tem 4 níveis:

  • Processadores Intel® Core™ i3, para desempenho em jogos de nível básico.
  • Processadores Intel® Core™ i5, para desempenho em jogos de nível médio.
  • Processadores Intel® Core™ i7, para desempenho em jogos de nível médio a alto.
  • Processadores Intel® Core™ i9, para o mais alto nível de desempenho em jogos.

Já o quad-core é aquele processador que possui quatro núcleos e trabalha com todos eles ao mesmo tempo, executando várias funções! Ele é uma versão mais potente do que o dual-core e melhora o desempenho na hora de usar vários apps ao mesmo tempo ou rodar jogos pesados com ainda mais velocidade.

Saiba quais são os 6 melhores processadores da Intel de 2022:

  • i9 Processador Intel Core 10850K LGA1200.
  • i3 Processador Intel Core 10100F.
  • i7 Processador Intel Core I7-9700K.
  • i5 Processador Intel Core 9400.
  • i7 Processador Intel Core 10700K 10° GERAÇÃO.
  • i5 Processador Intel Core 10600K Marvel´s Avengers.

No primeiro semestre de 2022, a Intel Core chegou até a 12ª geração. Logo, o processador em questão é apenas duas gerações abaixo da mais recente. Um i3 10ª geração é um modelo básico, destinado para tarefas comuns, porém, mais moderno que processadores i3 de nona ou oitava geração.

O Notebook i3 é um modelo básico de entrada, indicado para usos mais básicos pois não suportam muitos programas abertos simultaneamente. Já o Notebook i5 é mais veloz e potente, isso porque seus processadores possuem mais núcleos operacionais.