Qual a diferença do índio e do Bugre?

Perguntado por: rdrumond . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.8 / 5 15 votos

A palavra bugre é uma das mais antigas palavras relacionadas a um índio. No dicionário, remete ao tempo de chegada dos europeus ao Brasil, um tempo em que indígenas nem sequer eram considerados humanos, por serem pagãos, “sem alma”.

O termo bugre originou-se num movimento herético, na Europa, durante a Idade Média, representando uma força contrária aos preceitos ditados pela ortodoxia da Igreja. Surgiu no século IX, na Bulgária, tendo sido batizado como bogolismo inspirado no nome do padre Bogomil, considerado fundador da seita herética.

Os bugreiros, como ficaram conhecidos os indivíduos especializados em atacar e dizimar aldeias inteiras, eram contratados pelos governos imperiais das províncias do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Por vezes, somente meninas indígenas eram “poupadas” e escravizadas.

Como saber se você é descendente de índio? De acordo com a resolução aprovada, os critérios definidos para heteroidentificação são: a) Vínculo histórico e tradicional de ocupação ou habitação entre a etnia e algum ponto do território soberano brasileiro; b) Consciência íntima declarada sobre ser índio (autodeclaração);

Bugre é uma denominação pejorativa dada a indígenas por serem considerados não cristãos pelos europeus. A origem da palavra, no português brasileiro, vem do francês bougre que, de acordo com o Dicionário Houaiss, possui o primeiro registro no ano de 1172, significando "herético".

“O bugre é aquele que é infiel moral e é também, quando o colonizador chega aqui, para ele, um infiel do mundo do trabalho.” Guisard fez um longo trabalho de campo na cidade de Cáceres, em Mato Grosso, onde há uma considerável população indígena.

As duas palavras existem na língua portuguesa e estão certas. Devemos privilegiar o uso da palavra buggy para referir uma espécie de veículo e a palavra bugre para referir uma espécie de índio.

O caboclo apelidado Bugre residia em Palhoça, na saída para a fazenda do senhor Gico Santos, hoje dos herdeiros do senhor Jordão Martins Teixeira. Os primeiros moradores da região, que futuramente seria o município de Bugre, foram desmatando as florestas e construindo suas moradias feitas de taipas barreadas.

Para designar o indivíduo, prefira o termo indígena a índio. Indígena significa "originário, aquele que está ali antes dos outros" e valoriza a diversidade de cada povo.

Dado esse conceito, o sentido da palavra Bugre vai se “transformando” em algo mais xucro e devasso, pois era o oposto do que era pregado no cristianismo, portanto a palavra era considerada, devassa, pederasta e infiel, representando a parte mais baixa da sociedade da Europa na idade média.

Buggy – o que é? Leve, o Buggy basicamente constitui-se de um chassi tubular de aço com carroceria em fibra de vidro, bem como suspensão robusta e a confiável mecânica Volkswagen. Os motores variam do boxer a ar até os quatro em linha refrigerados a água, sempre na traseira.

Francisco Cavalcante

Em 1970, com toda experiência adquirida, Francisco Cavalcante fundou a BUGRE®, lançando seu primeiro modelo, o BUGRE I. Nos anos subsequentes foram criados os modelos BUGRE SS (1971) e o BUGRE II (1972). O BUGRE SS saia da linha tradicional dos buggies: um pequeno conversível com ar de carro esportivo.

Francisco Cavalcante

Fazemos um trabalho altamente artesanal — conta Cavalcante. Foi seu pai, Francisco Cavalcante, quem fundou a empresa há 46 anos. O auge da marca ocorreu no início dos anos 1980, quando eram produzidos 60 carros por mês.

Pedro Torquato Leite Rocha

Somente em 1.878, chegaram os primeiros povoadores da área onde se plantariam os fundamentos da atual cidade de Barra do Bugres. Naquele ano se instalou Pedro Torquato Leite Rocha, procedente de Cuiabá acompanhado de familiares.

Hoje é possível realizar um teste de ancestralidade facilmente, onde diversos laboratórios já oferecem este exame a seus clientes. A coleta do material a ser analisado é bem simples, basta um pequeno furo no dedo ou a coleta utilizando um swab na parte interna da bochecha.

Muitos falam Bugre e não Buggy ou Bugue!