Qual a diferença do Funcional para o cross training?

Perguntado por: bgarcia . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.5 / 5 17 votos

O crossfit é um tipo de treino funcional, mas nem todo treino funcional pode ser chamado de crossfit. Nessa modalidade, os exercícios possuem intensidade alta e são marcados pela combinação de elementos do halterofilismo olímpico, ginástica e atividades cronometradas para a criação de treinos altamente competitivos.

O crossfit é conhecido por ser mais rápido na perda de peso, pois seus treinos focam em repetições intensas que realmente aceleram o processo e trazem resultados rápidos na queima de calorias e ganho de massa muscular.

O que é o Treinamento Funcional? O treinamento funcional é um modelo de treino focado em aperfeiçoar a capacidade motora comum. Isso significa que, seu principal objetivo é proporcionar maior resistência e eficiência para que o corpo possa suportar a rotina do dia a dia.

dinâmica, que busca em apenas 30 minutos elevar seu. ritmo ao nível máximo trazendo assim resultados. incríveis em cada aula.

Na verdade, nenhuma! O Cross Training é apenas o nome usado para o treinamento funcional em inglês. Ambas as modalidades têm como objetivo proporcionar evolução no condicionamento físico, flexibilidade, resistência, coordenação motora, queima calórica e fortalecimento muscular.

Apesar de não focar no emagrecimento, caso seu objetivo seja a perda de peso, é melhor optar pelo Crossfit. Suas repetições propiciam a queima de calorias mais rapidamente e o ganho de massa muscular também é mais rápido.

O que emagrece mais: Crossfit ou Musculação? Nesse ponto temos um empate, quando o assunto é emagrecimento as duas modalidades tem resultados similares desde que o volume e intensidade dos treinos sejam equivalentes.

Seguindo as orientações corretas, adaptando movimentos e pesos segundo suas limitações, qualquer um pode fazer Crossfit – inclusive idosos, sedentários e pessoas com deficiência física.

Os exercícios rápidos são mais eficientes no tipo de trabalho que buscamos ao combinar Treinamento Funcional e musculação. Quando realizados de forma rápida, exercícios funcionais promovem mais lesão muscular e levam a uma maior hipertrofia.

De forma geral, o exercício aeróbico a curto prazo é tido como o mais eficaz para a perda de peso, pois pelo mesmo período de tempo tem maior gasto calórico. Contudo, o exercício resistido (musculação), a médio e longo prazo, aumenta a taxa metabólica basal por conta do aumento e preservação da massa magra.

Os resultados do treinamento funcional são percebidos rapidamente – com 1 mês é possível notar mais disposição, força e perda de peso.

O treinamento funcional é muito mais completo para garantir o condicionamento físico para as atividade diárias, e pode sim ser substituto da musculação- afirmou. Já para o professor Cláudio Baiano, também especialista em treinamento funcional, o método garante força, mas não aumento de volume muscular.

O fato é que dependendo do nível de condicionamento físico, o indivíduo pode ter o gasto médio de 800 calorias em uma hora de funcional. Correndo durante o mesmo tempo, gasta-se cerca de 700 calorias.

  • Aumenta a força muscular;
  • Melhora o equilíbrio estático e dinâmico;
  • Desenvolve condicionamento, resistência e agilidade;
  • Desenvolve a percepção dos movimentos;
  • Acelera o metabolismo e queima gordura;
  • Correção da má postura e desequilíbrios musculares;

Objetivos definidos
Porém, o crossfit é focado no ganho muscular, ou seja, querendo ou não, os músculos vão crescer, enquanto a musculação é a melhor opção para quem deseja perder massa gorda e emagrecer, ganhando massa muscular gradativamente.

Diferenças da Funcional para Aeróbica
Os exercícios aeróbicos detêm um efeito grande sobre a queima de calorias. Suas atividades têm intensidade mais baixa que a da funcional, que trabalha justamente com foco no intensivo. Apesar de frequência mais baixa possuem maior duração, que acarreta na maior perda de gordura.

Caso seja emagrecimento, então provavelmente o crossfit irá te proporcionar um resultado mais rápido do que a musculação. Contudo, se você deseja trabalhar a hipertrofia muscular, então partiu para academia e invista na musculação.

As aulas de cross training são vistas como a prática de diversos esportes seguindo os princípios das modalidades: ginástica, atletismo e levantamento olímpico, porém com a mistura de treinamento em circuito, com mais ou menos intensidade.