Qual a diferença do fluido dexron 2 do 3?

Perguntado por: ldorneles . Última atualização: 19 de maio de 2023
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Dexron II - Fórmula GM aprimorada com melhor controle de viscosidade e inibidores de oxidação adicionais. Pode ser usado no lugar de Dexron. Dexron IIE - fluido GM para transmissões eletrônicas. Dexron III - Substituiu o Dexron IIE e adiciona melhor controle de oxidação e corrosão nas automáticas eletrônicas da GM.

Fluido para direção hidráulica de caminhões, ônibus, automóveis e utilitários. Lubrificante mineral com alta estabilidade térmica, desgastes e proteção de selos.

1- DEXRON VI
O Dexron VI é uma fórmula nova que atende uma grande parcela dos veículos. Por ser um fluido sintético, oferece melhor desempenho e alta resistência ao calor, frio, oxidação e atrito. Inclusive, uma das suas propriedades marcantes é que ele possui modificadores de atrito.

Essas variantes são compatíveis com as especificações anteriores, o que significa que Mercon V sempre poderá ser usado em um carro que usa Mercon III, mas a relação inversa não é verdadeira, ou seja, especificações Dexron VI não podem ser substituídas por Dexron III e assim por diante.

A sigla ATF que significa Automatic Transmission Fluid (Fluído de transmissão Automática), identifica os óleos recomendados para uso nas transmissões automáticas e direções hidráulicas.

Só é recomendado fazer a mistura com um óleo que tenha as mesmas especificações. Adicionar um produto com aditivos diferentes, como um lubrificante sintético com um mineral, pode causar sérios problemas ao veículo.

O fluido novo de transmissão (ATF) é usualmente transparente, e relativamente sem cheiro ou com um cheiro levemente característico.

Fernanda Silva: geralmente, os óleos utilizados em direção hidráulica são os mesmos da transmissão automática. Os mais presentes nesse tipo de aplicação são os óleos ATF Tipo TASA e os óleos ATF Tipo Dexron II.

Óleo lubrificante para transmissões automáticas e sistemas hidráulicos de direção. Atende a classificação ATF Tipo A. Sufixo A – (Dexron III) , atende especificação Allison C3.

LUBRAX ATF TDX é recomendado para lubrificação de transmissões automáticas, conversores de tor- que, caixas de transferência, direções hidráulicas, sistemas hidráulicos industriais e caixas de engre- nagens que requeiram lubrificantes dos níveis Ford MERCON, Allison C-4, GM DEXRON® II, II-D,III-G ou III-H.

Um lubrificante 5W30, por exemplo, tem viscosidade SAE 5W em baixas temperaturas e SAE 30 em temperatura de trabalho.

LUBRAX ATF TA atende à especificação GM Tipo A Sufixo A e é qualificado pela MERCEDES-BENZ, segundo a norma MB 236.2, para uso em caixas de mudanças manuais e direções hidráulicas ZF e TRW.

Existe uma regra para saber quando trocar o óleo do câmbio automático? O ideal mesmo é seguir o que consta no manual do carro, já que, para complementar o óleo do câmbio automático ou mesmo substituir o fluido, é preciso seguir o que indica o fabricante.

Barulhos
Outro provável sintoma de baixo nível de óleo do câmbio. Transmissão automática foi projetada para trabalhar de forma silenciosa. Ruídos que pareçam peças arranhando ou que remetam a algum componente metálico solto enquanto o carro está em movimento podem ser sinal de que algo não vai bem no conjunto.