Qual a diferença do Distrito Federal para os outros estados?

Perguntado por: rsantana . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

O Distrito Federal tem uma estrutura política diferente das demais unidades federativas do país. Há um governador e uma Câmara Legislativa com 24 deputados distritais, mas não há prefeito. O território é dividido em 31 regiões administrativas.

Nome de uma divisão administrativa que responde diretamente ao governo central em países que se constituem como federação. Geralmente, é nele que se localiza a capital.

É porque os estados têm constituições estaduais, enquanto leis orgânicas regem os municípios. Como o DF reúne competências de estado e município, não pode ser dividido. Por isso, Brasília e as outras 30 regiões administrativas são dependentes do GDF, Governo do Distrito Federal, como se fossem bairros.

Distrito Federal é o nome dado a uma das 27 regiões administrativas que compõem a República Federativa do Brasil, A peculiaridade deste que é o menor ente administrativo da União é a de servir de abrigo para a capital da Federação, a cidade de Brasília.

A Emenda Constitucional nº 1, de 17 de outubro de 1969, mantém a mesma linha da Constituição de 1967, entretanto, essa Emenda é mais generosa que a Carta emendada e concede ao Distrito Federal o status de Estado sui generis, pois o Presidente da República nomeará um governador e não mais um prefeito.

O Distrito Federal é uma unidade da federação e não um estado, mas também não faz parte de nenhum estado e não é um município. É o Distrito Federal, que abriga a sede do governo do país e, portanto, é uma entidade política e jurídica diferente.

Em 1947, o Estado de Goias fez doações de terras ao Governo Federal e em 1959, demembrou do seu território a área que então formaria o Distrito Federal. Dispõe sobre doação de terras ao Governo Federal. Amplia a área de terras a que se refere o Artigo 54 do Ato das Disposições Transitórias do Estado de Goiás.

1º MAIOR DISTRITO DE SÃO PAULO – SP – GRAJAÚ
Fica a 26 km da Praça da Sé, e 14 km de bairros como Santo Amaro e Jabaquara. Atualmente possui uma população de aproximadamente 445 mil habitantes, sendo o mais populoso da capital.

É bastante comum algumas pessoas utilizarem o gentílico de 'candango' para se referir a quem nasceu na cidade, mas o oficial mesmo é a expressão 'brasiliense'.

Características. O Distrito Federal é composto por 27 unidades federativas e possui área territorial de 5.779,999 km² . Além disso, fica localizado na região Centro-Oeste, dentro do estado de Goiás. A bandeira é composta pelas cores verde e amarelo e possui uma cruz no meio, denominada de Cruz de Brasília.

§ 1º Ao Distrito Federal são atribuídas as competências legislativas reservadas aos Estados e Municípios. § 2º A eleição do Governador e do Vice-Governador, observadas as regras do art. 77, e dos Deputados Distritais coincidirá com a dos Governadores e Deputados Estaduais, para mandato de igual duração.

A escolha da localização do Distrito Federal se deu em razão de questões políticas e geoestratégicas, como o fortalecimento da segurança nacional do país e o desenvolvimento do povoamento das regiões interioranas do Brasil. A construção de Brasília começou em 1956 e a sua inauguração data de 21 de abril de 1960.

O Poder Legislativo do Distrito Federal é exercido pela Câmara Legislativa, composta de Deputados Distritais, representantes do povo, eleitos e investidos na forma da legislação federal.

Assim, a divisão administrativa do Brasil divide o nosso país em 26 estados e 1 Distrito Federal.

Estados e Distrito Federal
Ele coordena e planeja o SUS em nível estadual, respeitando a normatização federal. Os gestores estaduais são responsáveis pela organização do atendimento à saúde em seu território.

Em 1990, ele abriu o próprio escritório e se destacou como advogado de várias categorias do serviço público. Ibaneis Rocha foi eleito governador do Distrito Federal em 2018, pelo MDB. E em 2022 foi reeleito, sendo o primeiro governador reeleito em primeiro turno da história do Distrito Federal.

Também conhecidas como regiões administrativas, ou satélites, são 33 localidades situadas ao redor de Brasília. De todas, uma das mais conhecida é Taguatinga.