Qual a diferença do cimento cp2 para o cp3?

Perguntado por: ecunha . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 13 votos

Diferentemente do CP II, o cimento CP III é um tipo de cimento que contém adição de 35% a 70% de escória em sua composição, e o resultado disto é que lhe confere maior impermeabilidade e durabilidade, resistência a sulfatos e à expansão além, é claro, de baixo calor de hidratação.

Qual cimento é mais forte? O cimento mais forte é do tipo CP V – Alta Resistência Inicial. Esse tipo de cimento não conta com nenhum tipo de aditivo em sua composição, mas o tipo de clínquer adicionado a ele é diferenciado e está presente em sua formulação em maior quantidade.

Gostaria de saber se é possível misturar duas marcas diferentes de cimento para fazer concreto projetado, sendo que ambos são do mesmo tipo (como por exemplo cimento CP II-Z-32)? De acordo com as normas brasileiras, não se deve misturar cimentos de marcas diferentes, embora de mesmo tipo.

CP III: Cimento de Alto Forno
Dada as suas características de resistência aos mais diversos ambientes, este cimento é altamente recomendável para obras com grande agressividade – barragens, pontes, esgotos, fundação para máquinas, afluentes de esgoto, ou ainda obras mais simples e genéricas.

Para as fundações, o indicado é o cimento portland de alto-forno (CP III). Menos poroso e mais durável, pode ficar exposto a esgoto e chuva ácida. No caso de uso em concreto com agregados reativos, peças de grandes volumes e obras em ambientes agressivos, o melhor é o cimento portland pozolânico (CP IV).

Diferentemente do CP II, o cimento CP III é um tipo de cimento que contém adição de 35% a 70% de escória em sua composição, e o resultado disto é que lhe confere maior impermeabilidade e durabilidade, resistência a sulfatos e à expansão além, é claro, de baixo calor de hidratação.

CPV: O último dos tipos de cimento mais conhecidos de cimento é considerado de alta resistência inicial, ou seja, ele é capaz de acelerar o tempo de secagem inicial. Dentre todos os tipos de cimentos, este é o mais recomendado para desforma rápida.

Quando o assunto são estruturas, a melhor opção é o cimento Obras Estruturais, da Votorantim Cimentos. Ele é ultrarresistente e, por isso, indicado para fazer fundações, pilares, vigas e lajes. E o melhor de tudo: é 20% mais resistente, quando comparado com o cimento Todas as Obras.

Cimento CP II – E
Sua utilização na construção é em lajes, pilares e pisos, porém ele também é recomendado para construções sujeitas a maresia e meios agressivos, com isso, em casas no litoral é recomendado que utilize esse tipo de cimento também no reboco e demais partes.

CP I – Cimento Portland Comum
Como o próprio nome indica, esse tipo de cimento é o mais comum no setor da construção civil. Geralmente, é utilizado em obras gerais, que não possuam exigências específicas em relação ao tipo de cimento utilizado.

cimento Portland

Sem dúvidas, o cimento Portland é o mais utilizado em obras da construção civil e o preferido entre os profissionais. Isso porque apresenta excelentes características de resistência, durabilidade e trabalhabilidade, além de ser um produto muito versátil, podendo ser utilizado em diversas aplicações.

Tratam-se de cimentos que têm sua massa composta de escória de alto-forno, com resistência mínima de 32 MPa e 40 MPa para o cimento CP II, e de 40 MPa para o CP III. Além disso, o cimento CP III da CSN apresenta elevada resistência a sulfatos (RS).

O CP II-Z é um cimento que geralmente é utilizado em obras marítimas, industriais e subterrâneas por conter de 6% a 14% de pozolana garantindo uma maior impermeabilidade e durabilidade ao concreto produzido com este tipo de cimento.

considerado ecológico porque ele emite menos co2 e o que é importante para você saber. ele tem um baixo calor de hidratação quando você faz a concretagem.

Cimento Forte CP-III 40.