Qual a diferença do câmbio automático para o Tiptronic?

Perguntado por: mfelix . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

tiptronic é uma forma de você conseguir controlar a mudança das marchas através de sua intervenção direta. Nesse caso, ao invés da transmissão mudar as marchas, você é quem decide quando você quer que a marcha entre.

Troca a cada 240 mil km.

Qual a quantidade de marchas do câmbio automático sequencial tiptronic. Dependendo do modelo, é possível encontrar sistemas de até 8 marchas, o que antigamente quando o tipo de sistema sequencial tiptronic permitia apenas 4. Esse sistema também atua em conjunto com o motor, freios, ABS, entre outros.

Não é só a Volkswagen que gosta de destacar seu câmbio automático Tiptronic. Por muitos anos, Peugeot e Citroën tratavam seu câmbio automático de quatro marchas (sim, o famoso AL4) como “Tiptronic System Porsche” – o nome da empresa alemã funcionava como um aval de qualidade para a tecnologia.

Já falando em suas desvantagens, o câmbio CVT por ser um item um pouco mais complexo, o seu valor de manutenção é mais alto que os concorrentes por necessitar uma mão de obra especializada.

Para muitas pessoas o câmbio Tiptronic é sinônimo de problemas, porém com a atenção especial na hora da revisão ele não é um bicho de 7 cabeças. Assim como diversos fluídos, o óleo de câmbio está propenso a contaminações, comprometendo o bom funcionamento do sistema hidráulico.

O câmbio automatizado funciona com os mesmos componentes do tradicional câmbio manual, como a embreagem e a caixa de marchas. A diferença é que, nesse sistema, existem sensores que analisam o funcionamento do motor e enviam sinais para os atuadores, responsáveis por fazer as mudanças de marchas automaticamente.

O Jetta começou a ser vendido no Brasil oficialmente em sua quarta geração, importado do México com o nome Bora e era equipado com o conhecido motor 2.0 de 8v. Na sua sexta geração, ele chegou exclusivamente com câmbio tiptronic e motor de aspiração natural com cinco cilindros 2.5, que gerava 170 cv.

Em geral, os veículos de câmbio automático podem rodar até 150.000 km, se tiverem a manutenção e cuidados preventivos em dia. Do contrário, seu carro pode apresentar problema no câmbio automático antes dos 50.000 km.

Se você quer saber quanto custa a manutenção de um câmbio automático, saiba que o custo varia muito de modelo para modelo. Porém, o custo de reparo completo do cambio automático é de no mínimo R $5,000. O custo mais alto vai depender de peças adicionais ou de reparos mais especializados.

Apesar da popularidade, câmbios automáticos não são simples. Eles podem ser de vários tipos: convencional com conversor de torque e engrenagens planetárias, automatizado, CVT (polias continuamente variáveis) ou de dupla embreagem.

Enquanto a transmissão CVT é a mais ideal para a economia de combustível, a automatizada de dupla embreagem costuma ser superior no quesito desempenho, justamente pelas rápidas trocas de marcha. Como o CVT é um bom câmbio, basta o consumidor decidir se gosta ou não de seu funcionamento.

Em novembro de 2013 anunciou-se um recall de mais de 1,6 milhão de unidades que contavam com este câmbio entre eles, carros das marcas: Skoda, Seat, Audi e Volksawgen. O objetivo era a troca do óleo sintético, que vinha de fábrica, por um óleo mineral.

"Ao deixar o câmbio na posição '2' ou '3', ele não passa dessas marchas, mantendo o motor 'cheio' e reforçando o efeito do freio-motor, ajudando a controlar o veículo na descida". Alguns veículos trazem, ainda, a função "L". "A marcha reduzida também é útil para manter marchas mais curtas e os giros mais altos.

O câmbio I-Motion é o câmbio automatizado utilizado nos veículos da Volkswagen. Ele consiste em uma caixa manual de 5 velocidades com embreagem robotizada, o que dispensa o uso do pedal da esquerda.

Talvez por isso, em 2013 a Volkswagen teve que chamar os proprietários de veículos com câmbio DSG para um recall. Nesse ano, o problema era apresentado no óleo sintético errado que provocava um grave curto-circuito em todo o dispositivo do câmbio.