Qual a diferença do camarão rosa e do cinza?

Perguntado por: ualvim . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 5 votos

Camarão cinza: é da mesma espécie do camarão rosa, mas com tonalidade mais opaca e menos carne. Este é o tipo de camarão mais cultivado no mundo, inclusive no Nordeste do Brasil. Muito indicado para petisco.

O camarão cinza é da mesma família do camarão rosa! Ideal para aperitivos, se faz presente tanto no Bobó como no Camarão na Moranga e pode ser servido à moda paulista, frito e empanado com casca. Cinza refere-se a cor do camarão cru. Uma vez cozido, ele adquire a cor vermelha.

camarões pequenos têm sabor mais intenso - são indicados para caldos, massas, molhos e risotos; camarões grandes têm o sabor mais leve - devem ser servidos sozinhos e, em alguns casos, servidos inteiros e com casca.

Diferenças entre o Camarão Rosa e o Camarão Cinza:
- O camarão-rosa é um dos camarões mais consumidos no país. - Seu diferencial maior é seu sabor levemente adocicado. - Sua carne é farta.

O camarão-branco pescado no Maranhão se tornou conhecido por ser uma das espécies mais saborosas entre as existentes na costa brasileira. A carne dele possui textura firme, e o sabor é suave e adocicado.

1kg - R$ 280,00.

Aí ele assume sua cor original avermelhada. É bom lembrar que qualquer alteração de calor acaba mudando a coloração. Na feira, quando o camarão está mais avermelhado, ele pode ter sofrido alterações de temperatura.

O melhor e o mais caro camarão do mundo está no Nordeste brasileiro. É um tipo de camarão criado em cativeiro, no Ceará, em fazendas do Baixo Acaraú, na região da Costa Negra, no litoral Oeste do estado. No local estão reunidos 33 associados, sendo 32 fazendas de criação de camarão e uma indústria de beneficiamento.

Litopenaeus Vannamei

O Camarão Cinza Sem Casca Morota tem como nome científico Litopenaeus Vannamei ou simplesmente Vannamei. Normalmente é criado em cativeiro, mas também pode ser encontrado em águas do Nordeste do Brasil.

Aparência: na hora de comprar o camarão fresco, o ideal é que cabeça e cauda estejam presas ao corpo (se estiverem soltas, é sinal que o camarão está velho). A casca deve estar firme e brilhante, sem manchas amareladas ou escuras. O cheiro deve ser suave de mar.

Os camarões de água doce possuem um sabor mais leve e adocicado, já os de água salgada apresentam um sabor mais marcante. Camarão sete barbas – essa espécie é facilmente encontrada em todo o Brasil. Seu tamanho é pequeno, mas o sabor é intenso, podendo ser frito ou usado como recheios ou em molhos.

Coloque o camarão em uma panela de tamanho tal que ele não ocupe mais que a sua metade. Não coloque água. Ligue o fogo alto e de vez em quando revire os camarões para que todos cozinhem igualmente. Se você for experiente na cozinha, pode fazer isso apenas mexendo com a panela, sem o uso de uma colher.

Espécie de camarão de menor tamanho e mais saborosa, com carne macia. Indicação de consumo: Ideal em molhos, recheios, risoto, na moranga ou bolinhos.

Pesquisas mais atuais dizem que os peixes captam melhor as tonalidades fluorescentes de rosa, laranja e verde-limão. Estas cores são mais perceptíveis, chama mais a atenção. Estas iscas reluzem mais na água.

Para avaliar o camarão fresco ou congelado, você deve estar atento à curvatura do corpo, o qual não deve deixar escapar facilmente e o cefalotórax. No camarão vannamei cultivado, deverá aparecer a coloração dos músculos, se mantendo de forma consistente, com os olhos bem pretos e a carapaça aderente ao corpo.

Baixo em calorias
Já um camarão de tamanho 'jumbo' tem cerca de 14 calorias e uma colher de chá de molho tem cinco calorias, ou seja, três camarões 'jumbo', cada um com uma colher de molho como aperitivo, contém cerca de 60 calorias (menos vinte calorias do que duas mini empadas ou duas mini quiches).

Camarão rosa: é carnudo e pode chegar a 18 cm.