Qual a diferença do cabo original e falso?

Perguntado por: ndinis . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.4 / 5 3 votos

Alguns detalhes visuais podem dedurar se um cabo Lightning, por exemplo, é falsificado. Os produtos originais possuem as pontas dos conectores bem acabadas, enquanto os cabos não certificados tendem a ter um acabamento mais irregular e, em alguns casos, variação no tamanho dos conectores.

Um cabo iPhone, principalmente o falso, pode sim causar sérios acidentes, como incêndios e explosões. Nos casos mais leves, podem ocorrer choques, causando até mesmo paradas cardíacas. Tecnicamente falando, o cabo genérico não são embutidos no sistema de segurança, o que não previne nenhum tipo de curtos-circuitos.

Consultar o histórico de peças e serviços do dispositivo – No iOS 15.2 e posterior, você pode acessar Ajustes > Geral > Sobre para ver o histórico de peças e serviços do iPhone. No iPhone XR, XS, XS Max e posterior, incluindo o iPhone SE (2ª geração), você pode ver se a bateria foi substituída.

Quais as vantagens de usar o carregador original?

  1. Carregamento mais rápido. Carregadores falsos têm pouca qualidade de acabamento, pontos de solda e trilhas de energia interligando os componentes dos circuitos. ...
  2. Maior durabilidade com o carregador original. ...
  3. Redução do risco de acidentes.

De acordo com a agência, todos os aparelhos de telecomunicações e acessórios essenciais para seu funcionamento, devem ser homologados pelo órgão regulador. Desse modo, dispositivos como celulares, tablets e carregadores precisam apresentar o selo da Anatel.

Cheque as informações da embalagem
Existem pequenos detalhes na caixa do carregador Apple que indica se você adquiriu um produto legítimo ou falsificado. Mais acima, você aprendeu que os modelos originais recebem a etiqueta MFi, local de fabricação, número de série e o logotipo da empresa.

Utilizar um carregador falso no pode prejudicar a vida útil da bateria do aparelho e até gerar acidentes graves, como o estufamento do módulo de bateria, superaquecimento e até curto circuito.

Muitos donos de iPhone reclamam da pequena durabilidade dos cabos dos carregadores que vêm junto com aparelho. Além do material frágil, o mau uso é outro fator que pode aumentar e potencializar os danos do cabo. Se enrolados de forma incorreta, eles podem ter seus fios internos quebrados, por exemplo.

Os modelos de iPhone agora incluem na caixa um novo cabo de USB-C para Lightning que oferece carregamento rápido e é compatível com os adaptadores de alimentação USB-C e as portas de computador que você talvez já tenha.

De acordo com a Samsung, ao usar um carregador que não seja original, além de dificultar o carregamento do aparelho, quando usados em longo prazo eles podem causar danos importantes à saúde da bateria.

Sim, você pode usar, sem medo, qualquer carregador padrão.

Especialistas consultados pela nossa reportagem confirmam que, desde que você utilize fontes originais, certificadas pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) ou pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), não há riscos em deixá-las sempre na tomada.

O que é iPhone de Vitrine? – Como o próprio nome sugere, esse produto geralmente fica na vitrine de lojas físicas ou em mesas para teste — o famoso mostruário. É normal que as lojas disponibilizem ao cliente um modelo para que ele possa mexer e testar características como câmera, design, ergonomia, tela e afins.

Como saber se a traseira do iPhone é original? Verifique número de série e IMEI A melhor maneira de garantir a autenticidade de um iPhone é verificando o número de série do aparelho e o IMEI (Internacional Mobile Equipment Identity), um código único composto por 12 caracteres que funciona como se fosse o CPF.

Verifique a corrente máxima que o cabo suporta para saber a velocidade. Quanto maior a corrente – é possível chegar até 3,0 A – maior a capacidade de carregamento. Mas vale pontuar que a velocidade depende de outros fatores também, como a fonte de alimentação, o carregador e o dispositivo conectado.

Na hora de escolher um carregador, o mais importante é verificar se o mesmo é compatível com a tecnologia Power Delivery, especificação da USB-IF (USB Implementers Forum, uma organização que define os padrões relacionados ao USB) ou então o Quick Charge, da Qualcomm.

Um carregador falso também pode ser prejudicial ao aparelho porque, ao contrário do original, ele não possui sensores que interrompem a carga quando o celular está 100% carregado.