Qual a diferença do Borderline para o psicopata?

Perguntado por: adantas . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.7 / 5 16 votos

Tanto o transtorno de personalidade borderline quanto o transtorno de personalidade antissocial (psicopatia) costumam apresentar diferentes graus de comprometimento de empatia. Porém o borderline apresenta empatia pelos outros, um pouco distorcida, mas apresenta. Por definição, o psicopata não possui empatia.

Muito difícil responder. Os desvios de atitude, que entram em conflito com os padrões sociais normais da vida, são Transtornos da Linhagem Sociopática (tanto o sociopata quanto o borderline podem ser encontrados dentro deste grupo).

DIFERENÇAS ENTRE BORDERLINE E OUTROS TRANSTORNOS
Por sua vez, pacientes com transtorno de personalidade antissocial são o oposto.

Os psicopatas são o tipo mais perigoso do transtorno de personalidade antissocial e compreendem 1% da população mundial.

As pessoas com psicopatia geralmente têm dificuldade de sentir empatia ou remorso, e podem ser manipuladoras e mentirosas. Esses pacientes tendem a ter comportamentos impulsivos e não planejam bem o futuro, além disso, podem ser agressivos e violentos. Eles também podem infringir as normas sociais e as leis.

TIPOS DE BORDERLINE:

  • Borderline Desencorajado. O paciente diagnosticado com o tipo Borderline Desencorajado é aquele que tem tendência ao isolamento e submissão. ...
  • Borderline Petulante. ...
  • Borderline Impulsivo. ...
  • Borderline Autodestrutivo.

O psicopata é um indivíduo arrogante, que se considera superior e despreza o mundo e os outros. Isso significa que o psicopata odeia quando alguém temporariamente o engana ou o derrota, ou usa sua própria grandiosidade e ego contra ele.

Por não serem bem compreendidas, e pelo fato do transtorno provocar mudanças bruscas no comportamento – em muitos casos, provocando a agressividade e o desequilíbrio emocional -, essas pessoas costumam enfrentar períodos de solidão intensos. Se isolam socialmente, o que pode acabar prejudicando até a vida profissional.

Raiva intensa e inapropriada ou dificuldade em controlá-la: a pessoa se irrita com muita facilidade, com reações desproporcionais ao estímulo, por isso é bem comum se envolver em agressões físicas com o parceiro amoroso, a mãe, o filho ou até um desconhecido.

Atitudes impulsivas, como a automutilação, ameaças suicidas, compulsões alimentares, vida sexual de risco, uso de drogas, gasto excessivo de dinheiro ou dirigir de forma imprudente também podem estar presentes.

Os atos autodestrutivos dos indivíduos com esse transtorno de personalidade não costumam ter como objetivo acabar com a vida. A pessoa com borderline age sem pensar e tende a alertar indivíduos próximos sobre as suas intenções, comportamento atípico de pessoas com ideação suicida.

Este sentimento pode desencadear conflitos conjugais recorrentes e provocar distúrbios no núcleo familiar. Sente muitas vezes raiva intensa e dificuldade em controlar a raiva. A instabilidade e desregulação emocional pode levar a súbitos e intensos estados de raiva.

Os problemas podem ser súbitos, como um ataque de pânico, alucinações assustadoras (“ouvir vozes”) e pensamentos de suicídio.

Ou seja, a pessoa tende a ter um padrão de relacionamentos intensos e bastante instáveis, indo da idealização e amor à desvalorização e ódio facilmente. Estes são alguns dos sintomas que uma pessoa com o Transtorno de Borderline pode enfrentar diariamente: Sentimento de vazio. Angústia de abandono.

A seguir, listamos os principais deles para ajudar na identificação do momento de procurar ajuda profissional.

  • Mudanças no humor e nos interesses. ...
  • Sentimentos extremos. ...
  • Instabilidade nos relacionamentos. ...
  • Medo de abandono. ...
  • Problemas de autoimagem. ...
  • Impulsividade. ...
  • Agressividade. ...
  • Dificuldades para confiar.

Despersonalização, o distúrbio que impede pessoas de sentir amor.

Entre os diferentes tipos da condição, podemos citar:

  • Borderline Impulsivo. Caracterizado por comportamentos impulsivos e autolesivos, como abuso de substâncias, automutilação, tentativas de suicídio e conduta sexual de risco.
  • Borderline Petulante. ...
  • Borderline Vazio: ...
  • Borderline Inseguro: