Qual a diferença do benefício 31 e 91?

Perguntado por: ngodinho2 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 6 votos

Os segurados, em especial, os empregados, deverão ficar atentos para isso. Então, a espécie 31 significa que trata-se de doença comum. Já a espécie 91 significa que ocorreu um acidente de trabalho ou doença profissional. De acordo com a CLT, o afastamento do trabalho a partir do dia 16, suspende o contrato de trabalho.

O auxílio-doença pode ser concedido por um período de até 120 dias, prorrogável por mais 120 dias ou quantas vezes o segurado permanecer incapacitado para o trabalho. Após, caso o segurado ainda esteja incapaz permanentemente de trabalhar, ele pode ser encaminhado para a Aposentadoria por invalidez.

Essa consulta pode ser feita através do site ou aplicativo Meu INSS, ou pelo número do INSS 135. Assim, no mesmo dia da perícia, você já deve saber se teve um resultado positivo, ou negativo, e qual benefício por incapacidade o perito médico te concedeu.

Auxilio-doença previdenciário (Espécie-31): É pago pelo INSS ao trabalhador que devido a algum problema de saúde não tenha condições de trabalho, nesse caso, entende o INSS que o problema de saúde não tem ligação alguma com o local de trabalho.

Então, a espécie 31 significa que trata-se de doença comum. Já a espécie 91 significa que ocorreu um acidente de trabalho ou doença profissional. De acordo com a CLT, o afastamento do trabalho a partir do dia 16, suspende o contrato de trabalho.

aplica-se a alíquota de 91% (por exigência da lei); esse valor é limitado à média dos 12 últimos salários de contribuição; o valor desta conta é a Renda Mensal Inicial (RMI) – o valor inicial do auxílio-doença.

Nesse caso do exemplo o salário de benefício será de 91% de R$ 4.600,00, que nesse caso é R$ 4.186,00. Mas atenção, não será este o valor da renda mensal inicial do benefício de auxílio-doença, ainda temos a segunda etapa deste cálculo.

O valor do Auxílio-doença corresponde a 91% do salário de benefício, ou seja, uma média simples dos salários de contribuição ou do salário dos últimos 12 meses de contribuição, o que for menor.

A aposentadoria por invalidez 32 é definitiva? Hoje ela é conhecida como aposentadoria por incapacidade permanente e pode ter dois códigos no INSS: 32 e 92.

Este parecer pode sugerir a concessão da aposentadoria por invalidez caso fique comprovada a incapacidade total e permanente para o trabalho.

Isso gerará um requerimento chamado “Prorrogação de Manutenção” (PMAN). Em situações em que o exame não puder ser agendado em até 30 dias, até duas prorrogações automáticas poderão ser realizadas sem a necessidade de perícia médica.

A vantagem da aposentadoria por invalidez é que se trata de um benefício de longo prazo e a avaliação do segurado é feita a cada dois anos. Enquanto que o auxílio-doença é dado em razão de períodos mais curtos, dependendo da incapacidade.

12 meses

Quais são os requisitos necessários para que a conversão do benefício aconteça? Para que o beneficiário do auxílio-doença consiga converter o provento em aposentadoria por invalidez é necessário cumprir os seguintes critérios: Período de 12 meses de carência, salvo os casos de dispensa (art. 26, II e art.

O benefício de aposentadoria por invalidez pode ser concedido já na primeira perícia e não precisa, necessariamente, que o segurado esteja recebendo o auxílio-doença.

A aposentadoria invalidez ou aposentadoria por incapacidade permanente 32, indica que a origem do problema não foi especificamente, acidente do trabalho ou doença ocupacional. Nesse caso, significa que a doença que incapacitou o segurado de exercer as suas atividades laborais não tem previsão de melhora.

Não. O auxílio-doença é um benefício pago aos trabalhadores incapacitados ao trabalho devido a uma doença ou acidente, e possui um prazo para deixar de ser pago. Assim, não pode ser utilizado para contratar empréstimo consignado.

· B91: auxilio doença acidentario. · B92: aposentadoria por invalidez acidentaria. · B93: pensão por morte acidentaria.

Pelo site (gov.br/meuinss), aposentados, pensionistas e segurados podem conferir suas informações previdenciárias, consultar extratos e históricos dos benefícios e ainda realizar agendamentos e solicitações. O avanço dessa digitalização também alterou o acesso antigo.

Este benefício é identificado pelo código B91 internamente no INSS. Ele é devido para quem ficou afastado do trabalho por mais de 15 dias, em decorrência de acidente ou doença relacionada ao trabalho. Pela análise fria da Lei, quem recebeu auxílio doença comum (identificado pelo código B31) não possui esse direito.

d) Auxílio-doença acidentário (código B91): será devido ao segurado que ficar incapacitado para o seu trabalho ou para a sua atividade habitual por mais de 15 (quinze) dias consecutivos. (Art. 59 da Lei 8.213/1991).