Qual a diferença do balanço patrimonial e DRE?

Perguntado por: igonzaga . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 18 votos

O DRE atua como um complemento ao Balanço Patrimonial – e é aí que começam as diferenças. Para avaliar se a empresa está gerando lucro ou prejuízo, o DRE apresenta uma relação das receitas e despesas da empresa em determinado período. Ao ser elaborado, o DRE precisa obedecer ao princípio do Regime de Competência.

O DRE é estruturado pelas contas de resultado (vendas e despesas), e o Balanço tem como prioridade as contas patrimoniais (contas futuras e bens). Essas diferenças podem gerar resultados divergentes. Podendo haver lucro positivo no DRE e lucro acumulado negativo no Balanço.

Como fazer balanço patrimonial?

  1. Determine o período de análise do balanço patrimonial. ...
  2. Determine os valores de ativos da empresa. ...
  3. Determine os valores de passivos da empresa. ...
  4. Faça o levantamento do valor de patrimônio líquido. ...
  5. Monte o balanço patrimonial.

O Demonstrativo de Resultado do Exercício serve para revelar o lucro líquido e o Balanço Patrimonial exibe a situação patrimonial e o patrimônio líquido resultante do resultado expressado na DRE.

O Balanço Patrimonial é composto por três principais informações de uma empresa: os ativos; os passivos; o patrimônio líquido.

O que uma DRE deve conter
Segundo o artigo 187 da lei, a Demonstração do Resultado do Exercício deve conter: A receita bruta das vendas e serviços, as deduções das vendas, os abatimentos e os impostos. A receita líquida das vendas e serviços, o custo das mercadorias e serviços vendidos e o lucro bruto.

Demonstração do Resultado do Exercício, também conhecida como DRE, é um documento contábil de demonstração cujo objetivo é detalhar a formação do resultado líquido de um exercício pela confrontação das receitas, custos e despesas de uma empresa, apuradas segundo o princípio contábil do regime de competência (receitas e ...

É importante que você saiba que as receitas por juros de pagamento em atraso ou até mesmo os rendimentos de investimento não entram aqui.

Patrimônio Líquido no balanço patrimonial
O Patrimônio Líquido é a conta que registra os recursos diretamente investidos pelos sócios, além das reservas de capital realizadas. Além disso, é no Patrimônio Líquido que são contabilizados os resultados líquidos (lucro ou prejuízo) da empresa durante o exercício.

Quais são os passos para elaborar uma DRE?

  1. Montar sua estrutura. Em primeiro lugar, é preciso montar a estrutura da DRE. ...
  2. Calcular a Receita Líquida. ...
  3. Descobrir o Resultado Bruto. ...
  4. Obter o Resultado Antes do IR e CSLL. ...
  5. Conhecer o Lucro Líquido. ...
  6. Conseguir o Resultado do Exercício.

O Balanço Patrimonial é composto por três grandes grupos: Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido (PL).

Em contabilidade, diz-se que o ativo é o conjunto de bens, créditos e direitos que compõem o patrimônio de uma pessoa ou empresa. Já o passivo representa as dívidas e obrigações dessa mesma pessoa (física ou jurídica).

Todas as empresas de capital aberto na bolsa são obrigadas a divulgar seu balanço patrimonial. Então, os acionistas e demais interessados conseguem se basear em seus dados na hora de tomar decisões.

O Demonstrativo do Resultado de Exercício (DRE) é uma declaração obrigatória para todas as empresas e deve ser assinada por um contador certificado.

A DRE é a Demonstração do Resultado do Exercício, um documento com importância tanto contábil quanto gerencial. Com a DRE, é possível ter uma visão sintetizada e estruturada dos principais indicadores financeiros do negócio, entendendo de maneira transparente os resultados: se houve lucro ou prejuízo e os seus porquês.

Para se chegar a esse valor é preciso pegar a receita da empresa menos as despesas variáveis. Assim chegamos ao valor que corresponde a tudo o que a empresa faturou após pagar suas despesas fixas e variáveis: lucro líquido = receitas – despesas variáveis – despesas fixas.

Onde será classificada a conta de encargos de depreciação na DRE? A conta de encargos de depreciação será classificada na DRE como uma despesa operacional. Já a conta de depreciação acumulada entrará no Balanço, no grupo do ativo permanente sub-grupo Imobilizado, com o sinal ( – ).

Na DRE os valores de Estoque não aparecem. É um demonstrativo gerado com base nas contas de resultado e não contas do ATIVO/PASSIVO.

O CMV (Custo de Mercadorias Vendidas) é um indicador financeiro que calcula os gastos para produzir (no caso da indústria) ou armazenar (na realidade do comércio) um determinado item até que ele seja negociado com o cliente.