Qual a diferença do Bactrim original para o genérico?

Perguntado por: lsantana . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.6 / 5 17 votos

A fórmula do genérico é a mesma do remédio original, com o mesmo princípio ativo, concentração e ação no organismo. A diferença é que não pode ter marca - a embalagem deve apresentar apenas o princípio ativo que está na fórmula, como Paracetamol ou Ácido acetilsalicílico, por exemplo.

Qual o nome genérico de Bactrim? O nome genérico de Bactrim é Sulfametoxazol + Trimetoprima.

Os médicos que não costumam receitar, ainda que minoria, não o fazem por quatro principais razões: o paciente não concorda em tomar genéricos, o paciente prefere o medicamento de marca, os de marca são mais fáceis de encontrar e por não ser política da unidade de saúde onde trabalha receitar esse tipo de remédio.

A fórmula do genérico é a mesma do remédio original, com o mesmo princípio ativo, concentração e ação no organismo. A diferença é que não pode ter marca - a embalagem deve apresentar apenas o princípio ativo que está na fórmula, como Paracetamol ou Ácido acetilsalicílico, por exemplo.

Têm a mesma qualidade que os remédios originais
Apesar de ser um termo bastante presente no dia a dia da população, poucas pessoas realmente sabem o que são esses remédios. Os genéricos são medicamentos com o mesmo princípio ativo (ou fármaco), dose e forma farmacêutica que os originais — ou seja, os de referência.

O genéricos contêm o mesmo princípio ativo na mesma dose e forma farmacêutica que as versões com marca (originais). Também apresentam eficácia e segurança equivalentes --tudo comprovado cientificamente junto ao órgão regulador, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

A desvantagem, entretanto, é que, na maioria das vezes, essas drogas estão entre as mais caras disponíveis, e podem não estar ao alcance financeiro de parte da população.

Quando a patente do remédio expira, ele se torna referência para outros laboratórios que podem "copiar" a mesma fórmula, pulando as etapas de alto custo de fabricação e testes de um novo produto. É por isso que os medicamentos genéricos são mais baratos do que os similares e os de referência.

Bactrim® comprimido apresenta formato cilíndrico, biconvexo e cor branca a quase branca. Bactrim® F comprimido apresenta formato oblongo, biconvexo e cor branca a quase branca. Antes de usar, observe o aspecto do medicamento.

Este medicamento é efetivo contra infecções dermatológicas, respiratórias, gastrintestinais, do trato urinário, renais e genitais - tanto para homens, quanto para mulheres. Bactrim F é capaz de matar as bactérias que causam as infecções e combater a sua multiplicação desde a primeira dose.

Apresentações do Bactrim

  • Bactrim® 400 mg + 80 mg. Embalagem com 20 comprimidos. Via oral. ...
  • Bactrim® F 800 mg + 160 mg. Embalagem com 10 comprimidos. Via oral. ...
  • Bactrim® suspensão (5 mL) de 200 mg + 40 mg. Frasco com 50 ou 100 mL. Via oral. ...
  • Bactrim® F suspensão (5 mL) de 400 mg + 80 mg. Em frasco com 100 mL. Via oral.

Top Saúde 2021
Pela primeira vez, a pesquisa Folha Top of Mind aponta três marcas empatadas na liderança da categoria: Medley (5%), EMS (3%) e Neo Química (2%). A igualdade, dentro da margem de erro do estudo, persiste mesmo quando aplicado o critério de awareness, em que Medley alcança 6%, EMS, 4%, e Neo Química, 3%.

16 de fevereiro de 2023 – A EMS, maior laboratório farmacêutico no Brasil, mantém pelo 10º ano seguido a liderança no mercado de genéricos, categoria de medicamentos que passou a ser aprovada no país com a implementação da Lei dos Medicamentos Genéricos (Lei 9.787), em fevereiro de 1999.

Os remédios genéricos têm o mesmo princípio ativo de um medicamento de referência, ou seja, são capazes de cumprir as mesmas funções e alcançar os mesmos objetivos dos produtos de marca. O diferencial é que eles trazem a substância ativa e não agregam, no preço, os custos de marketing das grandes corporações.

Medicamento genérico – é idêntico ao de referência e vai funcionar da mesma forma, entretanto, não tem um nome comercial, uma marca. Medicamento similar - tem o mesmo princípio ativo de um remédio de referência, porém, com um nome comercial, ou seja, uma marca.

O remédio genérico apresenta o mesmo efeito do remédio de marca? Sim. Os medicamentos genéricos têm o mesmo efeito e a mesma eficácia terapêutica do remédio de marca. Essa é dúvida mais comum entre as pessoas, principalmente quando se deparam com a diferença no preço dos produtos.