Qual a diferença do ar Inverter para o dual Inverter?

Perguntado por: ecamilo . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.9 / 5 6 votos

Os fabricantes informam que o Inverter tem um funcionamento até 60% mais econômico que um ar-condicionado comum, enquanto o Dual Inverter pode ultrapassar os 70% de economia energética, devido a amplitude da sua faixa operacional junto a uma rotação de menor frequência, que gasta menos energia.

O ar-condicionado dual inverter tem duas câmaras de compressão para produzir uma diferença de fase com 180 graus, no tempo de compressão mútua, fazendo uma menor quantidade de vibração, ruído reduzido e maior eficiência no funcionamento. É um dos equipamentos mais estáveis do mercado.

A tecnologia Dual Inverter surgiu para oferecer ainda mais economia de energia para o seu ar-condicionado. Basicamente esses modelos possuem dois compressores na sua estrutura e por isso possibilitam que o ambiente seja refrigerado de forma mais rápida e eficiente.

O melhor ar-condicionado Split da nossa lista é o LG Dual Inverter Voice Artcool UV Nano. Ele é o modelo mais mais moderno da LG e tem como diferencial a filtragem em quatro etapas, com destaque para a tecnologia UV Nano.

O modelo mais econômico da categoria é o ar-condicionado Samsung Digital Inverter Ultra. Para se ter uma ideia, sua economia é de até 73%, quando comparado ao convencional (On/Off). Também tem um sistema para climatizar o ambiente de modo até 43% mais rápido.

Ar-condicionado Split inverter
Atualmente, é o mais econômico encontrado no mercado. A tecnologia inverter mantém o condensador ligado direto, em ciclos menores, evitando os picos de energia para religar o aparelho.

22,8 kWh/mês

Conforme o INMETRO, com base em uma hora de uso por dia, durante todos os dias no mês, o consumo do Dual Inverter da LG de 12.000 BTUs é de 22,8 kWh/mês.

Economia de energia
Por isso o ar-condicionado Inverter é ótimo, com a sua capacidade de modificar a velocidade do motor compressor, ele nunca desliga completamente e se mantém numa velocidade mais baixa conforme a temperatura do ambiente, então não consome tanta energia na hora de ligar, por exemplo.

Para calcular o BTU usado na hora de refrigerar um cômodo, devemos pensar no tamanho do ambiente, já que são necessários entre 600 a 800 BTUs por m². Você pode usar a base de 600 BTUs quando o ambiente não tiver incidência de sol. Já os 800 BTUs devem ser considerados em locais onde há raios de luz diariamente.

Os modelos mais modernos podem economizar até 40%! Além de mais econômico, o ar condicionado Inverter permite atingir rapidamente a temperatura desejada. Tem ainda durabilidade superior aos aparelhos tradicionais, uma vez que tem menos desgaste das peças.

Se você está procurando um ar-condicionado mais em conta, será muito bem atendido pelo ar janela. Mas, se procura por um produto tecnológico, o split é o mais indicado, sendo o modelo inverter o mais econômico da categoria.

Como saber se o seu ar-condicionado é inverter
A aparência dos dois aparelhos é a mesma – tradicional ou inverter. Para saber identificar a tecnologia, é necessário prestar atenção no momento da compra: essa funcionalidade estará sinalizada nas descrições do equipamento.

Se traduzido para o português, split significa dividir ou separar. E o ar-condicionado split é dividido em duas partes: evaporadora e condensadora. Uma parte fica no ambiente externo e a outra na área interna.

Um ar-condicionado 9000 BTUs, de acordo com o simulador da concessionária de energia Enel, em funcionamento durante 8 horas por dia, durante um mês, consumirá 159,60 KWh.

Considerando a forma que o ar-condicionado split convencional funciona, ligando e desligando o aparelho, ele acaba gerando mais ruídos. Já o inverter, justamente pela constância em manter a temperatura, é mais silencioso e ideal para quem se incomoda com o barulho.