Qual a diferença do Ar-condicionado inverter e dual inverter?

Perguntado por: uramires5 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

Os fabricantes informam que o Inverter tem um funcionamento até 60% mais econômico que um ar-condicionado comum, enquanto o Dual Inverter pode ultrapassar os 70% de economia energética, devido a amplitude da sua faixa operacional junto a uma rotação de menor frequência, que gasta menos energia.

O melhor ar-condicionado Split da nossa lista é o LG Dual Inverter Voice Artcool UV Nano. Ele é o modelo mais mais moderno da LG e tem como diferencial a filtragem em quatro etapas, com destaque para a tecnologia UV Nano.

A principal diferença entre ar-condicionado split hi wall e split inverter é que o primeiro tem um compressor que liga e desliga durante o funcionamento, oscilando de acordo com a regulagem de temperatura e as condições do ambiente.

Cálculo de gasto energético
É importante lembrar que um ar-condicionado 12000 BTUs, por sua potência, vai gerar um consumo maior de energia — cerca de 25 KWh/mês por hora ligado.

O que é um ar condicionado split inverter?

  • LG Dual Split Inverter Voice. ...
  • Midea Air Split HW Inverter. ...
  • LG Voice Split Inverter 12000 BTUS. ...
  • Gree Eco Garden. ...
  • Springer Midea Xtreme. ...
  • Ar Condicionado Inverter LG Dual Voice.

Conforme o INMETRO, com base em uma hora de uso por dia, durante todos os dias no mês, o consumo do Dual Inverter da LG de 12.000 BTUs é de 22,8 kWh/mês. Ou seja, se usarmos ele em sua potencia máxima por 1 HORA por 30 dias, gastaremos 22,8 kWh, o que em um custo de R$0,92/kWh que temos aqui em São Paulo dá R$20,97.

Economia de energia
Por isso o ar-condicionado Inverter é ótimo, com a sua capacidade de modificar a velocidade do motor compressor, ele nunca desliga completamente e se mantém numa velocidade mais baixa conforme a temperatura do ambiente, então não consome tanta energia na hora de ligar, por exemplo.

Ou seja, o aparelho de 9.000 BTUs consome menos energia por mês do que o de 12.000 BTUs.

Por isso, antes da compra, utilize esse cálculo: 600 BTUS por metro quadrado para um local com até duas pessoas, e mais 600 BTUS por pessoa ou equipamento que emita calor.

Considerando a forma que o ar-condicionado split convencional funciona, ligando e desligando o aparelho, ele acaba gerando mais ruídos. Já o inverter, justamente pela constância em manter a temperatura, é mais silencioso e ideal para quem se incomoda com o barulho.

Qual a diferença entre ar-condicionado split convencional e inverter? As principais diferenças entre o ar-condicionado split e o inverter são em relação à operação do aparelho e ao ruído. Além de ser mais silencioso, o tipo inverter economiza até 60% do consumo de energia.

Para saber quantos BTUs o ar-condicionado precisa ter, você precisa somar 600 BTUs para cada metro quadrado do ambiente, mais 600 para cada pessoa que estiver na área, mais 600 para cada aparelho que irradiar calor (geladeira, televisão, freezer, fogão etc.)

Qual a diferença entre o ar-condicionado 110V ou 220V? A diferença está na tensão elétrica do equipamento, mas o consumo de energia é o mesmo. Mas atenção, como a tensão 110V é mais fraca que o 220V, ao ligar um ar-condicionado 110V em uma tomada no 220V, você corre um grande risco de queimar ou danificar o aparelho.

Essa informação é encontrada tranquilamente na descrição dos modelos pesquisados. Essa é uma dúvida que muitos têm na hora de comprar um ar-condicionado. E é fácil de ser respondida, pois a informação vem escrita na caixa, no manual e, em alguns modelos, no próprio ar-condicionado.

Todos os modelos contam com a exclusiva tecnologia LG DUAL Inverter™. O principal diferencial da tecnologia LG DUAL Inverter™ está no compressor que possui rotor duplo em todas as capacidades.