Qual a diferença do Annita original para o Annita genérico?

Perguntado por: oalmada . Última atualização: 8 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 13 votos

A fórmula do genérico é a mesma do remédio original, com o mesmo princípio ativo, concentração e ação no organismo. A diferença é que não pode ter marca - a embalagem deve apresentar apenas o princípio ativo que está na fórmula, como Paracetamol ou Ácido acetilsalicílico, por exemplo.

Medicamento Similar: com nomes e marcas diferentes do original, os similares são mais baratos e têm o mesmo princípio ativo e as mesmas indicações e modos de uso. Medicamento Genérico: não possui nome comercial, mas sim o mesmo princípio ativo do medicamento de referência, além de ser administrado da mesma forma.

No Brasil, o medicamento genérico é muito barato – isso porque esses fármacos são produzidos após o período de proteção de patente dos originais, não precisando investir em pesquisas e estudos, já que estes foram feitos anteriormente pela indústria que obteve a patente primeiramente.

Os médicos que não costumam receitar, ainda que minoria, não o fazem por quatro principais razões: o paciente não concorda em tomar genéricos, o paciente prefere o medicamento de marca, os de marca são mais fáceis de encontrar e por não ser política da unidade de saúde onde trabalha receitar esse tipo de remédio.

Afinal, remédio genérico é confiável? A resposta para essa questão é sim, os medicamentos genéricos são tão confiáveis quantos os de referência. Até porque ambos os tipos precisam passar por rigorosos testes de qualidade antes de terem sua comercialização autorizada pela Anvisa.

A nitazoxanida é a substância ativa do medicamento ANNITA®. A nitazoxanida é um anti- helmíntico antiparasitário, de amplo espectro. Trata-se de um composto nitrotiazolídico com atividade no tratamento de infecções intestinais causadas por protozoários e helmintos.

Além da Annita, que a marca de referência, a nitazoxanida já pode ser encontrada sob a forma de medicamento genérico ou através dos seguintes outros nomes comerciais: Azox.

Nitazoxanida age contra protozoários por meio da inibição de uma enzima indispensável à vida do parasita. O mesmo parece ocorrer em relação aos vermes, embora outros mecanismos, ainda não totalmente esclarecidos, possam estar envolvidos.

De acordo com a Anvisa, os medicamentos similares têm por característica manter os mesmos princípios ativos, na mesma concentração, mesma dose e mesma forma farmacêutica do que aqueles medicamentos de referência ou os genéricos. A diferença está no fato de que esses medicamentos possuem marca e nome fantasia.

A marca da Sanofi atinge seus melhores índices na pesquisa Datafolha entre os mais ricos (12%) e os mais instruídos (10%). Já a Neo Química, laboratório de genéricos e similares da Hypera Pharma, volta ao topo do ranking e tem presença forte no território esportivo.

Medicamento genérico – é idêntico ao de referência e vai funcionar da mesma forma, entretanto, não tem um nome comercial, uma marca. Medicamento similar - tem o mesmo princípio ativo de um remédio de referência, porém, com um nome comercial, ou seja, uma marca.

O genéricos contêm o mesmo princípio ativo na mesma dose e forma farmacêutica que as versões com marca (originais). Também apresentam eficácia e segurança equivalentes --tudo comprovado cientificamente junto ao órgão regulador, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Caso a prescrição contenha somente o principio ativo e sua concentração, o farmacêutico pode dispensar o medicamento genérico da composição prescrita, de qualquer fabricante, ou o medicamento de referência. Porém, o medicamento similar não pode ser dispensado.

Os medicamentos genéricos são uma cópia idêntica dos medicamentos de marca, pois têm a mesma composição química. Portanto, é possível tomar o remédio genérico no lugar do de marca e vice-versa, com toda segurança.

Mas a mesma pesquisa mostrou a desconfiança dos médicos em relação aos genéricos. 23% acreditam que os genéricos apresentam mais efeitos colaterais. 30% dizem que eles não são tão eficazes como os de marca. E 45% dos médicos afirmam que o processo de avaliação da qualidade dos genéricos é menos exigente.

Saiba por que os medicamentos genéricos são importantes: Estimulam a concorrência, reduzindo os preços de medicamentos de referência. Aumentam do acesso da população a medicamentos seguros e eficazes. Promovem atualização contínua nos testes de bioequivalência.

A desvantagem, entretanto, é que, na maioria das vezes, essas drogas estão entre as mais caras disponíveis, e podem não estar ao alcance financeiro de parte da população.

Isso acontece porque esses fabricantes não inovaram na molécula terapêutica, não precisaram desenvolver testes, pesquisas e ensaios clínicos que são muito mais caros. Por isso, o preço final ao consumidor é até 30% menor.

Novartis

A Novartis foi eleita a mais confiável e a de melhor qualidade; e a Eurofarma chamou a atenção pelo custo-benefício e pela proximidade.

Helmintíases – Annita® é um anti-helmíntico efetivo contra nematódeos, cestódeos e trematódeos, indicado no tratamento de Enterobius vermiculares, Ascaris lumbricoides, Strongyloides stercolaris, Ancilostomíase, Trichuris trichiura, Taenia sp, Hymenolepis nana.

Larissa de Macedo Machado

Para comemorar o aniversário de Anitta, o Portal UAI reuniu 30 curiosidades que nem todo mundo sabe sobre a poderosa. 1 - O verdadeiro nome da Anitta é Larissa de Macedo Machado. O nome artístico foi inspirado na série Presença de Anitta, da TV Globo, exibida em agosto de 2001. Na época, ela tinha só 8 anos.