Qual a diferença do alho brasileiro para o chinês?

Perguntado por: aalvim . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.5 / 5 19 votos

"O sabor (do alimento oriental), normalmente, é mais leve e adocicado, e tem menos bulbilhos (dentes de alho). Já o bulbo brasileiro é mais grossinho, com um sabor mais forte e ácido", esclarece Eva Andrade, nutricionista e mestranda da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte).

Contribui para a prevenção de doenças como a hipertensão arterial e a diabetes. Diminui o risco de ataques cardíacos. Ajuda a eliminar células cancerígenas. Ajuda a manter os níveis de colesterol bom na corrente sanguínea.

Já quanto ao alho chinês, Corsini diz que a principal característica do produto é a pigmentação mais castanha, lembrando a cor marrom.

O alimento que contém a túnica, aquela membrana que envolve o dente do alho, branca ou levemente violeta, é importado da China. Por isso, inclusive, ele é popularmente conhecido como "white" ou "super white". Agora, se a túnica for arroxeada, foi produzido aqui mesmo.

alho negro

O alho negro é incrivelmente saboroso, diferenciado e tem mais vantagens que o comum. Este ingrediente da família da cebola tem uma longa história na civilização e grande atenção tem se dado a ele ao longo dos tempos devido ao seu sabor.

Isso porque a grande concentração de uma substância chamada alicina torna o alho roxo o 'melhor do mundo'”, explica.

As cultivares de alho nobre mais plantadas e com melhores características comerciais são Ito, Caçador, Quitéria, Jonas e Chonan.

Já o alho que tem a túnica arroxeada é nacional, mas como a natureza pode nos surpreender, a coloração da membrana pode variar e o alho brasileiro também é encontrado com a túnica branca. A diferença — quase que imperceptível está nas pequenas faixas roxas ou rosas que surgem pela túnica do alimento nacional.

Só pelo sabor é que não deve ser. Os chineses consomem alho cru para equilibrar o sabor forte da carne de porco.

INGREDIENTES: Alho desidratado em pó. Pode ser utilizados em sopas, caldos, molhos, patês, saladas e para preparo de carnes, tais como linguiças frescais.

A chamada alicina é um composto organossulfurado encontrado em maiores quantidades no alho roxo no comparativo com a versão branca.

O alho negro é obtido a partir de um processo de fermentação, em que o bulbo, em cabeças ou debulhado, é submetido a condições de temperatura e umidade controladas. Neste processo, o alimento passa pela reação de Maillard, em que seus açúcares sobressaem e sua coloração se escurece.

Ao escolher, certifique se não estão machucados e que estejam bem firmes. Se a cabeça de alho estiver mole e escura em algumas partes, significa que não está novo. #Dica 02 – Como armazenar alho? Para o alho durar mais tempo, o ideal é que retire a casca somente quando for usar.

Como o Brasil produz apenas 30% do alho consumido aqui, a maioria do nosso alho vem da China e da Argentina e devido à pandemia, essas importações ainda não chegaram, com isso, faz com que o preço do alho fique mais alto", diz.

A China é o principal produtor de alho mundial e também lidera o consumo per capita: 14,3 kg/pessoa. Em seguida, os países que lideram o consumo per capita são: Coréia do Sul (6,2 kg/pessoa), Bangladesh (2,6 kg/pessoa), Rússia (2,2 kg/pessoa), Indonésia (1,8 kg/pessoa), Brasil (1,5 kg/pessoa) e Índia (1,1 kg/pessoa).

R$ 3,73 un.

Compre o alho com a cabeça completa, sem machucados e com a casca inteira. Quanto mais firmes, mais frescos. Evite qualquer externo sinal de broto. Quando for usar, se encontrar aquele talinho verde no dente de alho, retire antes de picar.

4 – PIQUE-OS BEM PARA UM SABOR MAIS FORTE – FATIE-OS PARA UM SABOR MAIS AMENO. Quanto mais você cortar o alho cru, picando-o finamente ou triturando-o, mais liberará os compostos sulfúricos e óleos essenciais que lhe dão o sabor picante familiar ou pungência.

Quem quer um sabor muito fraco do ingrediente deve usar um dente inteiro na receita depois de descascar. Para um sabor leve, use o alho esmagado. Basta apertar o ingrediente com a ajuda de uma faca. O sabor médio é garantido quando você usa o alho fatiado.

Os dois alhos tem sabores e texturas bem distintas; enquanto o alho roxo tem odor mais forte e sabor também, sendo mais picante, o alho branco é mais suave e é o que mais usamos no dia a dia para temperar as nossas comidas e preparar assado.

O consumo frequente de alho também ajuda a diminuir o colesterol, regular a pressão sanguínea, combater fungos e bactérias no organismo e proteger o coração. Uma alimentação balanceada potencializa esses resultados, fazendo todos os alimentos trabalharem em conjunto para o bem do nosso metabolismo.