Qual a diferença do agachamento livre para o frontal?

Perguntado por: gassis . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 9 votos

De forma simplista, agachamento frontal tem uma ênfase maior no quadríceps enquanto o agachamento livre, apesar de recrutar majoritariamente o quadríceps, ele recebe mais ajuda dos glúteos, posteriores e até da lombar.

Agachamento búlgaro
O agachamento búlgaro é uma variação mais avançada e perfeita para trabalhar bem o quadríceps e o glúteo. Ele, inclusive, é considerado um dos tipos de agachamento mais eficientes para ativar essas regiões.

Se o seu objetivo for ganhar massa nos quadríceps e no core, por exemplo, então os agachamentos frontal e livre com barra alta são os mais indicados. Agora, se o foco são só os glúteos, aí o agachamento afundo pode ser a melhor pedida. Quem tem problemas de coluna, no entanto, deve ficar atento.

leg-press

O leg-press é uma boa alternativa para o agachamento. Não significa que é melhor, nem que você deve fazer apenas um ou outro. O ponto é que, apesar do agachamento ser um dos melhores exercícios que existem, é um movimento complexo, que exige técnica impecável, experiência e um bom nível de desenvolvimento físico.

  • 1 – Agachamento búlgaro unilateral.
  • 2 – Agachamento zercher.
  • 3 – Fazer arremesso para agachamento frontal.
  • 4 – Agachamento pistol.
  • 5 – Agachamento hack com barra.
  • 6 – Agachamento goblet.

O agachamento búlgaro é também um bom exercício para fortalecer as pernas e favorecer a hipertrofia. Para fazer esse exercício, deve-se dar um passo grande à frente e apoiar o pé de trás em um banco ou cadeira, inclinar um pouco o corpo para frente e descer tentando encostar o joelho de trás no chão.

O correto é mantê-los alinhados ao quadril, com os pés alinhados a largura dos ombros. Postura durante o movimento: um erro bastante comum é, durante a execução do exercício, as pessoas não manterem a coluna de forma ereta e alinhada ao pescoço.

O glúteo está ótimo e objetiva evoluir o quadríceps? Escolha o front squat. Se o seu quadríceps já está legal e quer melhorar o glúteo, selecione o back squat. Há ainda a possibilidade de fazer os dois no caso de indecisão.

Bem, o agachamento livre é o exercício ideal para você! Isso porque, se você agachar corretamente, sua parte inferior do corpo ganhará mais força e resistência. Isso levará a um melhor desempenho em outras atividades físicas, esportes e algumas atividades diárias simples.

Como melhor agachamento para aumentar os glúteos estão o agachamento livre e o agachamento sumô. O primeiro é regra para quem deseja hipertrofiar os músculos, além disso, esse tipo de exercício é capaz de produzir hormônios anabólicos. Já o agachamento sumô trabalha, além dos glúteos, a parte interna das coxas.

Afundo. O exercício afundo é um dos tipos de agachamento mais populares. Ele consiste em um movimento chamado ântero posterior (de frente para trás), que também tem uma grande ação sobre os quadríceps, os glúteos e os músculos posteriores de coxa.

"O stiff é um exercício muito bom que trabalha grandes grupos musculares, como os isquiotibiais (posteriores de coxa), glúteo máximo e músculos paravertebrais, responsáveis pela estabilização da coluna", explica Lucas.

Tratando-se de hipertrofia muscular, o hack exercício pode ser considerado tão completo quanto o agachamento livre, e os seus ganhos são observados em proporções semelhantes. A forma mais comum de se posicionar é com as costas apoiadas e as pernas alinhadas com o seguimento da linha dos ombros.

De acordo com Bianca Pichirilli, educadora física da Vitat, todo agachamento é benéfico. Não existe um “melhor” que o outro. “O melhor sempre será o que você faz com uma qualidade de movimento, ou seja, com melhor amplitude. Em termos de recrutamento muscular, eles não apresentam diferença significativa.”

deltoide

Os principais músculos envolvidos durante o movimento da elevação frontal são os do deltoide, mais especificamente a porção anterior (frontal) do deltoide que realiza a ação de levantar os braços.

Basicamente, para realizar qualquer movimento do nosso corpo é preciso de mobilidade articular, flexibilidade e força muscular. Logo, hipomobilidade, encurtamento muscular e/ou tendíneo e fraqueza muscular, são condições físicas que poderão comprometer a execução correta do agachamento em certas amplitudes.

1# Agachamento com Barra. O agachamento com barra é um dos exercícios mais completos para as pernas, podendo substituir facilmente o leg press.

O Leg Press 45° é um equipamento de musculação para membros inferiores que possui plataforma ampla para variações do exercícios. Conta também com um pino extra de segurança e regulagem no encosto para cabeça para maior ergonomia.

agachamento

O agachamento, exercício que pode ser feito com ou sem a utilização de pesos, trabalha os glúteos, os músculos da parte posterior da coxa, quadríceps. É um movimento bastante completo para quem tem o objetivo de engrossar as pernas, além de deixar o bumbum durinho.

Para ganhar pernas, fortaleça o glúteo.
Principalmente os abdutores de coxa, que vão trabalhar o glúteo médio e mínimo e dão uma sensação de glúteo esparramado. Além da flexão de quadril como, por exemplo: quatro apoios ou elevação pélvica. Estes projetam o glúteo para trás", explica.

De acordo com o especialista, os principais exercícios para quem quer engrossar as pernas são os básicos, como agachamento livre, leg press, stiff e cadeira extensora. "Exercícios que tem grande ativação de fibras musculares, e perfeitos para quem quer tonificar as pernas de um modo completo", explica.