Qual a diferença do acento do vovô e da vovó?

Perguntado por: rsilva3 . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.8 / 5 17 votos

As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas, são formas carinhosas de nomear a avó e o avô, também comumente chamados de vó e vô. Vovó, com acento agudo, indica uma pessoa do sexo feminino. Vovô, com acento circunflexo, indica uma pessoa do sexo masculino.

Resumo sobre acento agudo
O acento agudo [ ´ ] é usado em uma vogal tônica aberta; já o circunflexo [ ^ ], em uma vogal tônica fechada. Atualmente, o acento grave [ ` ] é usado apenas para indicar a ocorrência de crase.

Significado de Vovó
substantivo feminino Mãe do pai ou da mãe de alguém; avó: a vovó vem para o jantar?[Por Extensão] Mulher idosa, que está na terceira idade: essa vovó é festeira! [Gramática] Linguagem afetiva e carinhosa usada para designar essa avó.

Use tem, sem acento, na terceira pessoa do singular do presente do indicativo. Use têm, com acento circunflexo, na terceira pessoa do plural do presente do indicativo. Esse mesmo fato ocorre também com o verbo “vir”: Eles vêm da casa da avó.

O acento diferencial é uma alternativa para evitar algumas confusões. Você conhece esse recurso? Eles são usados para diferenciar duas palavras iguais com significados diferentes. A partir dos acentos diferenciais, nós conseguimos identificar qual é o sentido do termo usado.

O plural é mais óbvio: «avós». Como vemos, por caminhos diferentes, o plural de «avó» ficou igual ao plural de «avô». A distinção de género faz-se apenas no artigo. Abriu-se assim espaço para que, a dado momento deste percurso, tenha surgido a forma plural «avôs», para designar apenas os avós do sexo masculino.

Pai do pai ou da mãe (ex.: avô materno; avô paterno; um dos avôs nasceu nos Açores). Feminino: avó. Plural: avôs.

Houve mudança no acento gráfico dessas palavras devido à mudança na sonoridade das vogais "o" e "e". vovó - acento agudo, porque o "o" tem som aberto; vovô - acento circunflexo, porque o "o" tem som fechado.

São eles:

  1. Acento agudo. O acento agudo possui a função de indicar as vogais tônicas. ...
  2. Acento circunflexo. O acento circunflexo é utilizado nas vogais “a”, “e” e “o”. ...
  3. Til. O til é um acento que usamos para indicar a nasalidade nas vogais. ...
  4. Acento grave. Esse acento é também conhecido como crase.

Tipo de sinal gráfico. O acento circunflexo é representado graficamente pelo "chapeuzinho" [^]. Esse acento é empregado sobre as vogais a / e / o, mostrado que trata-se de uma sílaba tônica e que a vogal deve ser falada de forma fechada, como em: essência e nômade.

O Til (~) é um sinal gráfico e não um acento. Ele serve para indicar a nasalidade e, na língua portuguesa, apenas pode acompanhar as vogais a e o.

Vovó, você que sempre foi duplamente mãe, amiga e companheira, só posso te desejar tudo que me proporcionou em dobro! Te amo. Você é o meu maior exemplo de paz, afeto e carinho. Te amo!

nome masculino
Feminino: vovó. Origem etimológica:redução de avô, com redobro. Feminino: vovó. Confrontar: vovós.

vovó | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

Regras gerais de acentuação gráfica

  • Monossílabos tônicos: são palavras formadas por uma única sílaba. ...
  • Oxítonas: são as palavras cuja sílaba tônica é a última. ...
  • Paroxítonas: são as palavras cuja sílaba tônica é a penúltima. ...
  • Proparoxítonas: são as palavras cuja sílaba tônica é a antepenúltima.

Portal UFLA
Já a forma VÊM, com acento circunflexo, também é do verbo VIR, só que da 3ª pessoa do plural. Observe: “Querido, papai e mamãe VÊM almoçar com a gente domingo!” Por outro lado, VEEM, com dois es, não é do verbo VIR, mas do verbo VER, e se refere à 3ª pessoa do plural do presente do indicativo.

Voo tem acento? Não, a forma correta de se escrever é voo, sem acento. De acordo com a nova ortografia, não devemos acentuar as palavras terminadas nas vogais dobradas “eem” ou “oo”.

Elas são: pôr (verbo) e por (preposição) dá (verbo dar) e da (preposição) pôde (verbo no passado) e pode (verbo no presente)

Entretanto, duas palavras continuarão recebendo o acento diferencial. São elas: Pôr, (verbo), que mantém o acento circunflexo para que não haja confusão com a preposição por e Pôde (verbo conjugado no passado) que também mantém o acento para que não tenha confusão com pode (o mesmo verbo no presente).