Qual é a diferença de cúrcuma e açafrão?

Perguntado por: apereira . Última atualização: 12 de janeiro de 2023
4.7 / 5 13 votos

O açafrão e a cúrcuma têm propriedades semelhantes, sendo bastante utilizados por seus efeitos antioxidantes. Em relação ao sabor, ambas as especiarias são muito parecidas, mas enquanto o açafrão tem um sabor mais delicado, a cúrcuma é mais terrosa.

Como identificar se a cúrcuma é pura: adicione uma colher de sopa de cúrcuma em 100ml de água e leve ao fogo. Se ela diluir totalmente, é verdadeira; se engrossar ou ficar grudando na colher, significa que pode ter sido adicionado amido ou outra substância.

Benefícios do açafrão-da-terra. A cúrcuma pode ser utilizada para a melhora na função digestiva, alívio de gases, melhora da imunidade, efeitos anti-inflamatório e cicatrizante. As cores vibrantes dos alimentos são comumente associadas à presença de antioxidantes.

Alimentos que devem ser evitados pelo hipertenso
Para diminuir o consumo deste tempero, aposte em algumas outras opções, por exemplo: manjericão, orégano, sal marinho, cominho, açafrão e outras ervas e temperos naturais. Assim como o sal, o problema destes alimentos é a alta taxa de sódio em sua composição.

Além disso, pessoas que apresentam sensibilidade ou alergia à curcumina, obstrução de ductos biliares, distúrbios hemorrágicos ou que usam medicamentos que alteram o processo de coagulação não devem fazer uso da cúrcuma. Como também pode induzir ao aborto, a cúrcuma não deve ser utilizada por grávidas.

A cúrcuma tem ação antioxidante e anti-inflamatória que ajuda no controle da hipertensão.

O verdadeiro açafrão é uma iguaria extraída do pistilo da flor da espécie Crocus Sativus Linnaeus. Diferente do açafrão-da-Terra, uma planta da família do gengibre, ele é falsificado no mundo todo, pois seu processo de cultivo - que dura o período de um ou dois meses anualmente - o faz custar caro.

Diariamente, pegue uma colher de sopa de açafrão em pó e misture em um copo de leite morno. Você pode optar por cápsulas de açafrão, após consultar o seu médico. As cebolas são ricas em componentes que podem combater a inflamação nas articulações.

Refluxo gastroesofágico, diarreia, dor abdominal, distensão abdominal, dor de cabeça, vermelhidão, mal-estar e tonturas, desordens do paladar e reações de hipersensibilidade.

Então, quanto açafrão você precisa tomar para aproveitar os benefícios do açafrão e da curcumina? Se você está procurando tomar açafrão como um estimulante geral da saúde e acessar seus efeitos antiinflamatórios e antioxidantes, é recomendado tomar 250 a 500 miligramas de cucumina por dia.

Inicialmente ele virou moda pela suposta capacidade de ajudar no emagrecimento e com a pandemia ganhou destaque pelo reforço ao sistema imunológico. Para fazer o seu, basta misturar o suco de um limão e uma colher de chá de cúrcuma fresca ralada ou em pó e beber em seguida.

Para obter esses benefícios é preciso consumir com regularidade a laranja, ao menos 1 laranja crua por dia ou 150ml do suco natural. Outras frutas muito boas para a saúde do fígado são a tangerina, kiwi, acerola, abacaxi e limão.

3-Pode combater o câncer
O açafrão é rico em antioxidantes, que ajudam a neutralizar os radicais livres, cujos danos têm sido associados a doenças crônicas, como o câncer.

Sim, a poderosa substância também pode prevenir o diabetes em desenvolvimento. Um estudo, feito com pré-diabéticos, incluiu o extrato de curcumina na dieta por nove meses.

Além de beneficiar diretamente a saúde física, o chá de cúrcuma age também como um relaxante natural. Por isso, é excelente para a saúde mental. Assim, recomenda-se seu consumo antes de dormir ou logo pela manhã.

Além disso, crianças, gestantes e pessoas com cardiopatias, enxaqueca e úlcera devem evitar, pois o gengibre pode levar ao aumento da pressão arterial, hipoglicemia, insônia ou taquicardia.

Estudos mostram que mulheres com libido reduzida e homens com disfunção erétil induzida pelo uso do prozac beneficiam-se com o uso de açafrão. O uso de 15 mg de açafrão por 4 semanas restaura a função sexual em grande parte dos indivíduos (Modabbernia et al., 2012; Kashani et al., 2013).

Açafrão (cúrcuma): O açafrão pode ajudar a reduzir o risco de doenças do coração. Del Piero explica que isso acontece devido à sua potente ação antioxidante, que combate o excesso de radicais livres, causadores do chamado estresse oxidativo (que, por sua vez, está associado às doenças cardiovasculares).

Pesquisas comprovam que uma dose diária segura é de até 12 gramas. Os especialistas que ouvimos, no entanto, recomendam a quantidade máxima de 5 gramas, o mesmo que uma colher de chá. É o suficiente para os pratos encherem os olhos e, de quebra, fazerem jus à fama do ingrediente.