Qual a diferença de violão para canhoto?

Perguntado por: oourique . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.2 / 5 8 votos

A grande diferença entre os violões de destro e de canhoto é que um é a inversão do outro. As cordas e o braço do violão são no sentido contrário, ou seja, são espelhados. Assim, a constante é que ambos tocam o ritmo com a mão dominante, a que possui mais força, o que faz muita diferença na execução.

Alguns canhotos aprendem a fazer os acordes em um violão para destros. Essa técnica chama-se "Cotten picking" em homenagem a cantora e compositora americana Elizabeth Cotten, que desenvolveu a habilidade de tocar em violão para destros, na afinação padrão, mantendo-o de cabeça para baixo.

Canhoto formou-se, de facto, de canho, palavra de origem obscura e que significa «que é mais hábil com a mão esquerda do que com a direita», o mesmo que esquerdino, canhestro.

Canhoto, ou também chamado de esquerdinho, é aquele que com mais frequência usa os membros do lado esquerdo do que o direito do corpo.

VANTAGENS DE SER CANHOTO
Isso acontece porque, por comparação aos destros, que utilizam maioritariamente os recursos do hemisfério direito, os canhotos servem-se dos dois hemisférios cerebrais. Essa vantagem torna-os mais imaginativos e permite um melhor raciocínio no que toca ao processamento da informação.

Canhotos têm uma maior especialização do hemisfério direito enquanto os destros apresentam essa característica no hemisfério esquerdo. No seu lado de preferência, a pessoa terá habilidades mais desenvolvidas como força, precisão, velocidade e coordenação dos movimentos.

O que sabemos é que apenas cerca de 10% da população mundial é canhota — e que não há uma divisão igual entre os sexos. Cerca de 12% dos homens são canhotos, em comparação com 8% das mulheres. Algumas pessoas ficam bastante entusiasmadas com a proporção 90:10 e se perguntam por que não somos todos destros.

Como tocar violão sendo canhoto

  1. Tocar da mesma forma que o destro. Isso é, ignorar o fato de que você é canhoto e tocar do mesmo jeito que as pessoas que têm mais facilidade com a mão direita. ...
  2. Tocar o violão invertido. Essa é opção de Edgar Scadurra (Ira). ...
  3. Inverter o violão e as cordas. ...
  4. Tocar como canhoto mesmo.

Mão esquerda
As cordas devem ser premidas com os dedos bem curvos, excepto quando se fizerem posições com BARRA(pestana), nas quais o dedo indicador premirá as cordas na posição vertical. As unhas devem estar cortadas para os dedos premirem as cordas sem dificuldade.

Esse é só um jeito diferente de escrever o nome das notas. Nesse padrão, a afinação Mi, Si, Sol, Ré, Lá e Mi do violão vai ser escrito como E, B, G, D, A, E.

Significado de Violonista
substantivo masculino e feminino Pessoa que toca violão: o violonista fará um recital esta semana. Quem toca violão profissionalmente ou teve estudos formais sobre essa arte: violonista de orquestra. adjetivo Diz-se dessa pessoa ou do que se relaciona com ela: músico violonista.

Parece algo simples, mas confundir as direções pode ser um indicativo de lateralidade cruzada, uma característica relacionada a áreas como a percepção de espaço, a aprendizagem e a atenção. “Não é uma doença, mas é um fator de risco para algumas patologias”, ressalta o neuropediatra Christian Muller.

O polegar se mexe livremente para tocar as cordas. Já os dedos anelar, dedo médio, dedo indicador, sempre que possível, devem se manter na posição natural. Com os ombros relaxados e tendo o auxílio do braço e antebraço, que ficam apoiados no corpo do violão, para levar a mão direita ao longo da corda.

Por conta disso, famosos canhotos é que não faltam. Personalidades como Fátima Bernardes, Claudia Raia e Justin Bieber escrevem com a mão esquerda.

Podemos dizer que uma pessoa canhota é aquela que tem a dominância ou preferência corporal esquerda. Portanto, prioriza a utilização do seu pé, olho, mão e ouvido esquerdo para realizar qualquer atividade. Isso é definido pela lateralidade cerebral.

Essa dominância, chamada de lateralidade, é cruzada, ou seja, “em um canhoto, a dominância do hemisfério cerebral é do lado direito; nas pessoas destras, ela vem do lado esquerdo”. A lateralidade é um fator já determinado no nascimento e não pode ser escolhido ou influenciado.

Isso por que alguns estudos mostram que os canhotos são mais criativos e poderiam ter uma ligeira vantagem nos esportes, jogos e uma série de atividades que envolvam estímulos, lançamentos simultâneos ou até mesmo rápidas sucessões. Já os destros, sofrem menos com dislexia e gagueira, por exemplo.

Os canhotos são mais inteligentes do que os destros (pelo menos na matemática) Um novo estudo sugere que as pessoas que escrevem preferencialmente com a mão esquerda são melhores a matemática do que as que usam a mão direita, especialmente na resolução de problemas.