Qual a diferença de vasinhos e varizes?

Perguntado por: ocarvalho . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.7 / 5 17 votos

A principal diferença é o tamanho. “Variz é a denominação das veias tortuosas e dilatadas. 'Vasinhos' são as varizes de pequeno calibre, sendo uma denominação popular das microvarizes”, explica o angiologista Ricardo Nobili.

“Existem vários fatores que podem piorar as varizes. Os mais comuns são: sedentarismo, tabagismo, consumo de álcool em excesso, obesidade, exercícios de alto impacto ou com grandes forças rotacionais e uso de hormônios”, informa o angiologista Jayme Ramos.

Sintomas provocados por varizes e vasinhos
Pode acometer todo o membro inferior, desde a coxa, joelho, perna, tornozelo até os pés. Entretanto, eles também podem causar sintomas, tais como dor localizada, queimação, formigamento e prurido (coceira)”, informa o angiologista Rodrigo Fukushima.

Descansar as pernas de maneira elevada com relação ao resto do corpo é outra medida que pode ser adotada por pacientes que desejam eliminar os vasinhos das pernas. É possível adotar essa posição posicionando uma almofada por debaixo das pernas, ou então utilizar um calço de 10 cm de altura na região do pé da cama.

Os vasinhos nas pernas são causados por diversos fatores. Eles podem ser indicação de uma doença venosa, mas isso é raro. Na maioria das vezes, é por questões estéticas que as pessoas procuram por tratamentos para vasinhos. Entretanto, um médico deve ser sempre consultado.

Vasinhos podem ter relação com aumento de casos de trombose, diz estudo. Sabe aquelas pequenas veias na região da coxa ou outras regiões da perna? São os conhecidos 'vasinhos', pequenas veias varicosas que, de acordo com um estudo chinês pode ser um dos fatores que aumentam o risco de trombose.

Em pessoas com predisposição, outros fatores podem contribuir, como idade, uso de anticoncepcional, terapia de reposição hormonal, trauma, obesidade e gestação. Os vasinhos, diferentemente das varizes, não causam sintomas como inchaço, sensação de peso e cansaço nas pernas e dor.

Os valores da aplicação de vasinhos podem variar muito em todo país e até mesmo na mesma localidade; Em média, o valor da escleroterapia de varizes varia entre R$200,00 a R$350,00 por sessão (janeiro de 2021);

Para tratar os vasinhos existem várias técnicas. As mais usadas atualmente no Brasil são a escleroterapia e o laser. Outras técnicas incluem a luz pulsada, a crioescleroterapia, a microcauterização e a radiofrequência.

Quais alimentos que ajudam na circulação sanguínea?

  • Laranja e outras frutas ricas em vitamina C. Frutas ricas em vitamina C e flavonoides possuem ação antioxidante, podendo auxiliar a reduzir o colesterol, um dos inimigos da boa circulação. ...
  • Gengibre. ...
  • Alho. ...
  • Cúrcuma. ...
  • Salmão, atum, sardinha. ...
  • Melão e melancia. ...
  • Uva.

Os melhores exercícios para quem tem varizes são aqueles em que se faz movimentos repetitivos com as pernas sem fazer muita força. Estes exercícios estimulam a circulação e ajudam o sangue a retornar ao coração. Modalidades esportivas em que se anda bastante tempo, como caminhada, corrida e golfe são as mais indicadas.

Uma raiz indicada para o tratamento das varizes é o ginkgo biloba, que ajuda no alívio da dor e proporciona maior resistência à circulação local. Plantas como hamamélis e aloe vera, além de possuírem uma ação antioxidante, também agem no combate ao bloqueio das veias.

O cirurgião Vascular é o médico indicado para definir a melhor opção de tratamento para o seu caso. Se você tem vasinhos, agende uma consulta com seu Cirurgião Vascular e faça seu tratamento!!!

Hirudoid diminui a inflamação, com o alívio da dor, redução do inchaço e da vermelhidão de áreas com varizes ou manchas roxas decorrentes de contusões (batidas, traumas) ou cirurgias ou em outras situações semelhantes. Hirudoid também alivia a sensação de peso nas pernas causada pelo inchaço.

Antistax
O Antistax é um medicamento prescrito para tratar sintomas de varizes e outros problemas relacionados às artérias. Ele atua através de uma ação anti-inflamatória que ajuda a proteger a parede das veias e a aumentar a sua permeabilidade.

Também chamado de “aplicações”, o tratamento para as telangiectasias é realizado por meio de um procedimento chamado escleroterapia. Este procedimento consiste na aplicação de uma injeção de medicamentos feita através de uma agulha bem fina, capaz de interromper o fluxo do sangue nos vasos.

Uma vez que é na musculação que temos os melhores exercícios físicos para desenvolver os músculos imprescindíveis para a boa circulação venosa das pernas, o resultado final dessa disputa é que musculação é bom sim para quem tem varizes e é indicada e estimulada pelos cirurgiões vasculares.

sensação de calor ao tocar na perna inchada; dilatação das veias, tornando-as mais visíveis sob a pele; dor ao toque na área afetada; pele mais dura que o normal na região.

vermelhidão ou aumento da temperatura na perna afetada; sensação de calor ou queimação na região; dor ao caminhar ou ao movimentar o membro acometido pela TVP. Em alguns casos, a dor aumenta ao levantar o pé em direção ao joelho.

As varizes nas pernas podem dar origem a problemas cardíacos e AVC? Dr. João Daniel: Não. Pacientes com varizes nas pernas não possuem necessariamente um risco aumentado de Acidentes Vascular Cerebral (AVC), nem de problemas cardíacos, como infartos.